mar
28
qui
Webinar Escrita Científica @Curso Online
mar 28@12:30 – 13:30

Pesquisa e disseminação de informações são dois fatos intrinsecamente ligados. E sob esse contexto, o objetivo deste webinar, ministrado em espanhol, é fornecer ao pesquisador uma visão geral a partir dos procedimentos de aceitação de manuscritos por um editor. Nathalie Jacobs, de uma perspectiva muito prática, apresentará extensamente um conjunto de ferramentas e dicas que visam facilitar a publicação de artigos e livros. Em particular, ela vai se referir aos vários modos de publicação existentes atualmente na Springer.

PS.: Este webinar não faz parte do curso Super8.

abr
4
qui
SAGE Research Methods
abr 4@07:00 – 09:00

O SAGE Research Methods é uma coleção on-line de livros e outros materiais de texto completo que fornecem informações confiáveis e multimídia sobre como aplicar os métodos de pesquisa.

No SAGE METHODS você encontra:

  • Dicas para escrever uma questão de pesquisa válida até a escolha e aplicação de um método;
  • Informações sobre como projetar e conduzir um projeto de pesquisa;
  • Dicas sobre novos métodos de pesquisa;
  • Dicas para fazer uma revisão de literatura
  • Vídeos,  livros, obras de referência, estudos de casos, ferramenta de desenvolvimento de projeto de pesquisa e outros materiais para auxiliar o pesquisador a projetar e executar um projeto de pesquisa.

INSCRIÇÕES: clique aqui

Obs.: Este treinamento não faz parte do curso Super 8.

abr
18
qui
Introdução à pesquisa com Mendeley e Zotero – EAD
abr 18@18:00 – 20:00

Programa:

Critérios para avaliação dos resultados de pesquisa do Google Acadêmico;

Uso de operadores booleanos e outros recursos de pesquisa.

O que são gerenciadores de referências

Como os gerenciadores de referências podem auxiliar a pesquisa;

Introdução à criação da biblioteca em gerenciador;

Comparativo entre Zotero e Mendeley.

Instruções para entrar na sala de aula Virtual: 
1º) Acessar o link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/sala-de-aula-virtual-da-bibeng
2º) Clique na opção circulada em vermelho (Figura 1 anexa).
3º) Faça o login com seu usuário e senha do Portal do Aluno (Figura 2 anexa). Caso você seja um usuário externo (sem vínculo com a UFRGS), escolha a opção “Eu não possuo uma conta, quero entrar como convidado” e preencha com seu nome.
4º) Na tela seguinte (Figura 3 anexa), coloque a seguinte chave de acesso: AB12
5º) A seguir, será pedido que você ative o Flash Player. Tenha cuidado também com a atualização dele, verifique isto antes do dia do curso: https://helpx.adobe.com/br/flash-player/kb/flash-player-background-updates.html
6º) Será também solicitado que você permita o Flash Player; clique em “Permitir”.
6º) Na seta seguinte (Figura 4 anexa), escolha a opção “Somente ouvir”
Outras recomendações:
– Recomenda-se utilizar o navegador “Mozilla Firefox” ou “Google Chrome”
– Assim que você estiver dentro da sala de aula, passe seu NOME COMPLETO para as instrutoras via mensagem privada. Caso a exibição do seu nome na parte superior da tela, à esquerda, já esteja sendo exibido de forma completa, este passo não será necessário.
– Para compartilhamento de tela dos instrutores com a turma, será necessário o Java atualizado; você pode aprender mais aqui: https://www.java.com/pt_BR/download/help/version_manual.xml.
– Familiarize-se com os controles de áudio do seu computador, pode haver variação entre o som emitido pelo microfone dos instrutores e o som que chega até você; além disso, dê preferência para o uso de fones de ouvido.
– NÃO habilite sua câmera para evitar tráfego desnecessário de dados na rede.
– Existe um app para uso do Mconf em dispositivos móveis (procure Mconf no Google Play); porém, recomendamos instalar e testar o uso antes do dia da capacitação; não sabemos o grau de qualidade de transmissão via aplicativo.

 

maio
16
qui
Trabalho Acadêmico com Zotero – EAD
maio 16@09:00 – 12:00

Capacita o usuário para aplicação da norma NBR 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos (escopo, estrutura do trabalho acadêmico, apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento, indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos). Indica o uso de gerenciadores de referência para automatizar a normalização de citações e referências segundo as normas NBR 10520/202: Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Mendeley ou Zotero.

Instruções para entrar na sala de aula Virtual:
1º) Acessar o link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/sala-de-aula-virtual-da-bibeng
2º) Clique na opção circulada em vermelho (Figura 1 anexa).

3º) Faça o login com seu usuário e senha do Portal do Aluno (Figura 2 anexa). Caso você seja um usuário externo (sem vínculo com a UFRGS), escolha a opção “Eu não possuo uma conta, quero entrar como convidado” e preencha com seu nome.
4º) Na tela seguinte (Figura 3 anexa), coloque a seguinte chave de acesso: AB12

5º) A seguir, será pedido que você ative o Flash Player. Tenha cuidado também com a atualização dele, verifique isto antes do dia do curso: https://helpx.adobe.com/br/flash-player/kb/flash-player-background-updates.html
6º) Será também solicitado que você permita o Flash Player; clique em “Permitir”.
6º) Na seta seguinte (Figura 4 anexa), escolha a opção “Somente ouvir”

Outras recomendações:
– Recomenda-se utilizar o navegador “Mozilla Firefox” ou “Google Chrome”
– Assim que você estiver dentro da sala de aula, passe seu NOME COMPLETO para as instrutoras via mensagem privada. Caso a exibição do seu nome na parte superior da tela, à esquerda, já esteja sendo exibido de forma completa, este passo não será necessário.
– Para compartilhamento de tela dos instrutores com a turma, será necessário o Java atualizado; você pode aprender mais aqui: https://www.java.com/pt_BR/download/help/version_manual.xml.
– Familiarize-se com os controles de áudio do seu computador, pode haver variação entre o som emitido pelo microfone dos instrutores e o som que chega até você; além disso, dê preferência para o uso de fones de ouvido.
– NÃO habilite sua câmera para evitar tráfego desnecessário de dados na rede.
– Existe um app para uso do Mconf em dispositivos móveis (procure Mconf no Google Play); porém, recomendamos instalar e testar o uso antes do dia da capacitação; não sabemos o grau de qualidade de transmissão via aplicativo.
Instruções para instalação do Zotero:
– Entre em https://www.zotero.org/
– Clique em “Log in”, no canto superior direito;
– Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Register” ou “Register for a free account” (circulados em vermelho) para criar a sua conta; caso já possua uma conta, entre no site, preenchendo os campos indicados com as flechas azuis.

– Após efetuar o login, clique em “Download” no canto superior direito;

– Faça o download dos dois itens: “Zotero 5.0 for Windows” e “Zotero connector”; após o término do download, siga as instruções de instalação de ambos

jun
13
qui
Gerenciador de Referências Zotero – EAD
jun 13@17:00 – 20:00

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Apoio pedagógico: Natália Rebelo

Instruções para entrar na sala de aula Virtual:
1º) Acessar o link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/sala-de-aula-virtual-da-bibeng
2º) Clique na opção circulada em vermelho (Figura 1 anexa).

3º) Faça o login com seu usuário e senha do Portal do Aluno (Figura 2 anexa). Caso você seja um usuário externo (sem vínculo com a UFRGS), escolha a opção “Eu não possuo uma conta, quero entrar como convidado” e preencha com seu nome.
4º) Na tela seguinte (Figura 3 anexa), coloque a seguinte chave de acesso: AB12

5º) A seguir, será pedido que você ative o Flash Player. Tenha cuidado também com a atualização dele, verifique isto antes do dia do curso: https://helpx.adobe.com/br/flash-player/kb/flash-player-background-updates.html
6º) Será também solicitado que você permita o Flash Player; clique em “Permitir”.
6º) Na seta seguinte (Figura 4 anexa), escolha a opção “Somente ouvir”

Outras recomendações:
– Recomenda-se utilizar o navegador “Mozilla Firefox” ou “Google Chrome”
– Assim que você estiver dentro da sala de aula, passe seu NOME COMPLETO para as instrutoras via mensagem privada. Caso a exibição do seu nome na parte superior da tela, à esquerda, já esteja sendo exibido de forma completa, este passo não será necessário.
– Para compartilhamento de tela dos instrutores com a turma, será necessário o Java atualizado; você pode aprender mais aqui: https://www.java.com/pt_BR/download/help/version_manual.xml.
– Familiarize-se com os controles de áudio do seu computador, pode haver variação entre o som emitido pelo microfone dos instrutores e o som que chega até você; além disso, dê preferência para o uso de fones de ouvido.
– NÃO habilite sua câmera para evitar tráfego desnecessário de dados na rede.
– Existe um app para uso do Mconf em dispositivos móveis (procure Mconf no Google Play); porém, recomendamos instalar e testar o uso antes do dia da capacitação; não sabemos o grau de qualidade de transmissão via aplicativo.
Instruções para instalação do Zotero:
– Entre em https://www.zotero.org/
– Clique em “Log in”, no canto superior direito;
– Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Register” ou “Register for a free account” (circulados em vermelho) para criar a sua conta; caso já possua uma conta, entre no site, preenchendo os campos indicados com as flechas azuis.

– Após efetuar o login, clique em “Download” no canto superior direito;

– Faça o download dos dois itens: “Zotero 5.0 for Windows” e “Zotero connector”; após o término do download, siga as instruções de instalação de ambos

jul
2
ter
Em busca de financiamento acadêmico: base de dados Pivot @Sala de aula WebConf
jul 2@10:00 – 11:30
A Pivot (https://pivot.cos.com) é uma ferramenta de descoberta de financiamento, que indexa editais do mundo todo para a captação de recursos para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Esta base de dados possibilidade a identificação das fontes de financiamento pela indexação dos editais que aceitem candidaturas brasileiras institucionais ou individuais em todas as áreas do conhecimento.
A assinatura da Pivot é uma inciativa da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAN) e da Biblioteca Central para a ampliar o acesso a informações sobre possibilidades de financiamento internacionais.
Clique aqui para ler as instruções para a entrada na sala de aula virtual. 
O acesso deve ser feito meia hora antes do início do curso.

set
24
ter
Target GEDWeb para UFRGS – acesso às normas @EAD
set 24@12:00 – 13:00

Programa:
1) Introdução sobre normalização;
2) Apresentação das funcionalidades do Target GEDWeb.

Após a inscrição, você receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar no webinar.

set
27
sex
Gerenciador de Referências – Zotero EAD
set 27@18:00 – 21:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Instruções para entrar na sala de aula Virtual:
1º) Acessar o link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/sala-de-aula-virtual-da-bibeng
2º) Clique na opção circulada em vermelho

3º) Faça o login com seu usuário e senha do Portal do Aluno
Caso você seja um usuário externo (sem vínculo com a UFRGS), escolha a opção “Eu não possuo uma conta, quero entrar como convidado” e preencha com seu nome.
4º) Na tela seguinte, coloque a seguinte chave de acesso: AB12

5º) Na seta seguinte, escolha a opção “Somente ouvir”.
Outras recomendações:
– Recomenda-se utilizar preferencialmente o Google Chrome, para desktops e dispositivos Android, e Safari, para dispositivos iOS.
– Assim que você estiver dentro da sala de aula, passe seu NOME COMPLETO para as instrutoras via mensagem privada. Caso a exibição do seu nome na parte superior da tela, à esquerda, já esteja sendo exibido de forma completa, este passo não será necessário.
– Familiarize-se com os controles de áudio do seu computador, pode haver variação entre o som emitido pelo microfone dos instrutores e o som que chega até você; além disso, dê preferência para o uso de fones de ouvido.
– NÃO habilite sua câmera para evitar tráfego desnecessário de dados na rede.
– Existe um app para uso do Mconf em dispositivos móveis (procure Mconf no Google Play); porém, recomendamos instalar e testar o uso antes do dia da capacitação; não sabemos o grau de qualidade de transmissão via aplicativo.Instruções para instalação do Zotero:
– Entre em https://www.zotero.org/
– Clique em “Log in”, no canto superior direito;
– Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Register” ou “Register for a free account” (circulados em vermelho) para criar a sua conta; caso já possua uma conta, entre no site, preenchendo os campos indicados com as flechas azuis.

– Após efetuar o login, clique em “Download” no canto superior direito;

– Faça o download dos dois itens: “Zotero 5.0 for Windows” e “Zotero connector”; após o término do download, siga as instruções de instalação de ambos
– Mais abaixo, clique em “Plugins” e instale também o “Zotfile”.
Vagas: 50

out
29
ter
Trabalho Acadêmico com Zotero EAD
out 29@18:00 – 21:00

Capacita o usuário para aplicação da norma NBR 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos (escopo, estrutura do trabalho acadêmico, apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento, indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos). Indica o uso de gerenciadores de referência para automatizar a normalização de citações e referências segundo as normas NBR 10520/202: Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Mendeley ou Zotero.

Instruções para entrar na sala de aula Virtual:
1º) Acessar o link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/sala-de-aula-virtual-da-bibeng
2º) Clique na opção circulada em vermelho (Figura 1 anexa).

3º) Faça o login com seu usuário e senha do Portal do Aluno (Figura 2 anexa). Caso você seja um usuário externo (sem vínculo com a UFRGS), escolha a opção “Eu não possuo uma conta, quero entrar como convidado” e preencha com seu nome.
4º) Na tela seguinte (Figura 3 anexa), coloque a seguinte chave de acesso: AB12

5º) Na seta seguinte (Figura 4 anexa), escolha a opção “Somente ouvir”.
Outras recomendações:
– Recomenda-se utilizar preferencialmente o Google Chrome, para desktops e dispositivos Android, e Safari, para dispositivos iOS.
– Assim que você estiver dentro da sala de aula, passe seu NOME COMPLETO para as instrutoras via mensagem privada. Caso a exibição do seu nome na parte superior da tela, à esquerda, já esteja sendo exibido de forma completa, este passo não será necessário.
– Familiarize-se com os controles de áudio do seu computador, pode haver variação entre o som emitido pelo microfone dos instrutores e o som que chega até você; além disso, dê preferência para o uso de fones de ouvido.
– NÃO habilite sua câmera para evitar tráfego desnecessário de dados na rede.
– Existe um app para uso do Mconf em dispositivos móveis (procure Mconf no Google Play); porém, recomendamos instalar e testar o uso antes do dia da capacitação; não sabemos o grau de qualidade de transmissão via aplicativo.Instruções para instalação do Zotero:
– Entre em https://www.zotero.org/
– Clique em “Log in”, no canto superior direito;
– Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Register” ou “Register for a free account” (circulados em vermelho) para criar a sua conta; caso já possua uma conta, entre no site, preenchendo os campos indicados com as flechas azuis.

– Após efetuar o login, clique em “Download” no canto superior direito;

– Faça o download dos dois itens: “Zotero 5.0 for Windows” e “Zotero connector”; após o término do download, siga as instruções de instalação de ambos
– Mais abaixo, clique em “Plugins” e instale também o “Zotfile”.
Vagas: 50

 

nov
22
sex
Gerenciador de Referências – Zotero EAD
nov 22@18:00 – 21:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Instruções para entrar na sala de aula Virtual:
1º) Acessar o link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/sala-de-aula-virtual-da-bibeng
2º) Clique na opção circulada em vermelho

3º) Faça o login com seu usuário e senha do Portal do Aluno
Caso você seja um usuário externo (sem vínculo com a UFRGS), escolha a opção “Eu não possuo uma conta, quero entrar como convidado” e preencha com seu nome.
4º) Na tela seguinte, coloque a seguinte chave de acesso: AB12

5º) Na seta seguinte, escolha a opção “Somente ouvir”.
Outras recomendações:
– Recomenda-se utilizar preferencialmente o Google Chrome, para desktops e dispositivos Android, e Safari, para dispositivos iOS.
– Assim que você estiver dentro da sala de aula, passe seu NOME COMPLETO para as instrutoras via mensagem privada. Caso a exibição do seu nome na parte superior da tela, à esquerda, já esteja sendo exibido de forma completa, este passo não será necessário.
– Familiarize-se com os controles de áudio do seu computador, pode haver variação entre o som emitido pelo microfone dos instrutores e o som que chega até você; além disso, dê preferência para o uso de fones de ouvido.
– NÃO habilite sua câmera para evitar tráfego desnecessário de dados na rede.
– Existe um app para uso do Mconf em dispositivos móveis (procure Mconf no Google Play); porém, recomendamos instalar e testar o uso antes do dia da capacitação; não sabemos o grau de qualidade de transmissão via aplicativo.Instruções para instalação do Zotero:
– Entre em https://www.zotero.org/
– Clique em “Log in”, no canto superior direito;
– Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Register” ou “Register for a free account” (circulados em vermelho) para criar a sua conta; caso já possua uma conta, entre no site, preenchendo os campos indicados com as flechas azuis.

– Após efetuar o login, clique em “Download” no canto superior direito;

– Faça o download dos dois itens: “Zotero 5.0 for Windows” e “Zotero connector”; após o término do download, siga as instruções de instalação de ambos
– Mais abaixo, clique em “Plugins” e instale também o “Zotfile”.
Vagas: 50