out
2
qua
Seminário Bibliotecas UFRGS e Sabi+ @Sala 202, Escola de Administração UFRGS
out 2@14:00 – 16:00

Apresenta os serviços oferecidos pelas Bibliotecas da UFRGS. Indica boas práticas dentro da biblioteca. Demonstra os recursos do Catálogo online (SABi+): uso dos serviços de empréstimo/devolução  e reservas nas bibliotecas, catálogos, opções e recursos de pesquisa (salvamento de resultados por  email e em gerenciadores de referência), funcionalidades para o usuário e como gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU).

out
4
sex
Pesquisa com E-Books @Laboratório de Informática Faculdade de Economia, sala 37
out 4@10:00 – 12:00

Programa:

Apresenta as coleções de e-books disponíveis na UFRGS e dá instruções sobre o acesso remoto ou na rede UFRGS. Demonstra a busca e acesso aos e-books no catálogo SABi e em bases específicas. Apresenta as formas de visualização e salvamento e as principais funcionalidades das bases de e-books, com destaque para a plataforma Minha Biblioteca.

Vagas: 30

 

out
22
ter
Pesquisa na Hein Online @Laboratório de Informática Faculdade de Economia, sala 37
out 22@09:30 – 11:30
  • Apresentação da base de dados jurídica HeinOnline
  • Orientação para acesso de recursos UFRGS via proxy
  • Conteúdo da base, estratégias de busca e navegação
  • Funcionalidades: download de texto completo, exportação e compartilhamento de referências
  • Exportação de resultados de pesquisa para gerenciadores de referências (Mendeley e Zotero)
  • Ferramentas complementares
  • Vagas: 30

out
31
qui
Pesquisa Jurídica com recursos online @Laboratório de Informática Faculdade de Economia, sala 37
out 31@14:00 – 17:00
  • Tipos de informação jurídica disponível online
  • Como e onde pesquisar
  • Principais base de dados de acesso aberto
  • Principais bases de dados de acesso restrito à comunidade UFRGS
  • Vagas: 30

nov
7
qui
Pesquisa com Web of Science @Sala 437A, Faculdade de Economia da UFRGS
nov 7@14:00 – 16:00

Programa:

Apresentação do Projeto de Extensão e Super8

– Apresentação da base de dados Web of Science (WOS).

– Orientação para acesso via portal da capes na rede UFRGS e remoto

– Uso de operadores de pesquisa e elaboração de estratégias de busca na WOS

– Cadastramento de alertas e uso de relatórios de citação

– Exportação de resultados de pesquisa para gerenciadores de referências (Mendeley e Zotero)

Vagas: 25

Apoio: Micaele Picolli

nov
13
qua
Em busca de financiamento acadêmico: base de dados Pivot @Salão Nobre do ICBS
nov 13@10:30 – 12:30

A Pivot (https://pivot.cos.com) é uma ferramenta de descoberta de financiamento, que indexa editais do mundo todo para a captação de recursos para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Esta base de dados possibilidade a identificação das fontes de financiamento pela indexação dos editais que aceitem candidaturas brasileiras institucionais ou individuais em todas as áreas do conhecimento.
A assinatura da Pivot é uma inciativa da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAN) e da Biblioteca Central para a ampliar o acesso a informações sobre possibilidades de financiamento internacionais.

Workshop de autores Springer Nature: redação e submissão de artigos científicos e livros @Auditório Nascente
nov 13@14:00 – 17:00

Pesquisa e disseminação de informações são dois fatos intrinsecamente ligados. E sob esse contexto, o objetivo desta apresentação, ministrada em inglês, é fornecer ao pesquisador uma visão geral a partir dos procedimentos de aceitação de manuscritos por um editor. Nathalie Jacobs, de uma perspectiva muito prática, apresentará extensamente um conjunto de ferramentas e dicas que visam facilitar a publicação de artigos e livros. Em particular, ela vai se referir aos vários modos de publicação existentes atualmente na Springer.

Ministrante
Nathalie Jacobs é atualmente editora executiva da Springer e responsável pelas publicações nas áreas de engenharia e ciências aplicadas.
Ela começou a trabalhar na Springer em 2000. Embora seu escritório esteja em Dordrecht, Holanda, Nathalie mantém contato constante com atuais pesquisadores e futuros autores Springer, através de participações em conferências e/ou visitas aos seus centros de trabalho.

nov
20
qua
Gerenciador de Referências – Zotero @Laboratório de Informática Faculdade de Economia, sala 37
nov 20@14:00 – 17:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Vagas: 30

 

nov
21
qui
Pesquisa na Hein Online @Laboratório de Informática Faculdade de Economia, sala 37
nov 21@14:00 – 16:00
  • Apresentação da base de dados jurídica HeinOnline
  • Orientação para acesso de recursos UFRGS via proxy
  • Conteúdo da base, estratégias de busca e navegação
  • Funcionalidades: download de texto completo, exportação e compartilhamento de referências
  • Exportação de resultados de pesquisa para gerenciadores de referências (Mendeley e Zotero)
  • Ferramentas complementares
  • Vagas: 30

dez
4
qua
Gerenciador de Referências – Zotero @Laboratório de Informática Faculdade de Economia, sala 37
dez 4@14:00 – 17:00

Programa:

O que são gerenciadores de referências;

Funcionalidades do Zotero:

Inserção de citações e referências automaticamente;

Como usar grupos para compartilhar documentos,

Organizando pastas no Zotero,

Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;

Como fazer anotações em PDFs,

Como importar resultados de bases de dados usando plugins;

Como identificar duplicatas.

Vagas: 30
Apoio: Luísia Alves