Programa:
Critérios para avaliação dos resultados de pesquisa do Google Acadêmico;
Uso de operadores booleanos e outros recursos de pesquisa.
O que são gerenciadores de referências
Como os gerenciadores de referências podem auxiliar a pesquisa;
Introdução à criação da biblioteca em gerenciador;
Comparativo entre Zotero e Mendeley.
Capacita o usuário para aplicação da norma NBR 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos (escopo, estrutura do trabalho acadêmico, apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento, indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos). Indica o uso de gerenciadores de referência para automatizar a normalização de citações e referências segundo as normas NBR 10520/202: Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Mendeley ou Zotero.
1º) Acessar o link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/sala-de-aula-virtual-da-bibeng
2º) Clique na opção circulada em vermelho (Figura 1 anexa).

3º) Faça o login com seu usuário e senha do Portal do Aluno (Figura 2 anexa). Caso você seja um usuário externo (sem vínculo com a UFRGS), escolha a opção “Eu não possuo uma conta, quero entrar como convidado” e preencha com seu nome.

5º) A seguir, será pedido que você ative o Flash Player. Tenha cuidado também com a atualização dele, verifique isto antes do dia do curso: https://helpx.adobe.com/br/flash-player/kb/flash-player-background-updates.html
6º) Será também solicitado que você permita o Flash Player; clique em “Permitir”.
6º) Na seta seguinte (Figura 4 anexa), escolha a opção “Somente ouvir”
– Familiarize-se com os controles de áudio do seu computador, pode haver variação entre o som emitido pelo microfone dos instrutores e o som que chega até você; além disso, dê preferência para o uso de fones de ouvido.
– NÃO habilite sua câmera para evitar tráfego desnecessário de dados na rede.
– Existe um app para uso do Mconf em dispositivos móveis (procure Mconf no Google Play); porém, recomendamos instalar e testar o uso antes do dia da capacitação; não sabemos o grau de qualidade de transmissão via aplicativo.
– Entre em https://www.zotero.org/
– Clique em “Log in”, no canto superior direito;

– Após efetuar o login, clique em “Download” no canto superior direito;
O que são gerenciadores de referências;
Funcionalidades do Zotero:
Inserção de citações e referências automaticamente;
Como usar grupos para compartilhar documentos,
Organizando pastas no Zotero,
Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;
Como fazer anotações em PDFs,
Como importar resultados de bases de dados usando plugins;
Como identificar duplicatas.
Apoio pedagógico: Natália Rebelo
1º) Acessar o link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/sala-de-aula-virtual-da-bibeng
2º) Clique na opção circulada em vermelho (Figura 1 anexa).

3º) Faça o login com seu usuário e senha do Portal do Aluno (Figura 2 anexa). Caso você seja um usuário externo (sem vínculo com a UFRGS), escolha a opção “Eu não possuo uma conta, quero entrar como convidado” e preencha com seu nome.

5º) A seguir, será pedido que você ative o Flash Player. Tenha cuidado também com a atualização dele, verifique isto antes do dia do curso: https://helpx.adobe.com/br/flash-player/kb/flash-player-background-updates.html
6º) Será também solicitado que você permita o Flash Player; clique em “Permitir”.
6º) Na seta seguinte (Figura 4 anexa), escolha a opção “Somente ouvir”
– Familiarize-se com os controles de áudio do seu computador, pode haver variação entre o som emitido pelo microfone dos instrutores e o som que chega até você; além disso, dê preferência para o uso de fones de ouvido.
– NÃO habilite sua câmera para evitar tráfego desnecessário de dados na rede.
– Existe um app para uso do Mconf em dispositivos móveis (procure Mconf no Google Play); porém, recomendamos instalar e testar o uso antes do dia da capacitação; não sabemos o grau de qualidade de transmissão via aplicativo.
– Entre em https://www.zotero.org/
– Clique em “Log in”, no canto superior direito;

– Após efetuar o login, clique em “Download” no canto superior direito;
Clique aqui para ler as instruções para a entrada na sala de aula virtual. O acesso deve ser feito meia hora antes do início do curso.
Programa:
1) Introdução sobre normalização;
2) Apresentação das funcionalidades do Target GEDWeb.
Após a inscrição, você receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar no webinar.
Programa:
O que são gerenciadores de referências;
Funcionalidades do Zotero:
Inserção de citações e referências automaticamente;
Como usar grupos para compartilhar documentos,
Organizando pastas no Zotero,
Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;
Como fazer anotações em PDFs,
Como importar resultados de bases de dados usando plugins;
Como identificar duplicatas.
1º) Acessar o link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/sala-de-aula-virtual-da-bibeng
2º) Clique na opção circulada em vermelho
– Recomenda-se utilizar preferencialmente o Google Chrome, para desktops e dispositivos Android, e Safari, para dispositivos iOS.
– Entre em https://www.zotero.org/
– Clique em “Log in”, no canto superior direito;
– Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Register” ou “Register for a free account” (circulados em vermelho) para criar a sua conta; caso já possua uma conta, entre no site, preenchendo os campos indicados com as flechas azuis.

– Faça o download dos dois itens: “Zotero 5.0 for Windows” e “Zotero connector”; após o término do download, siga as instruções de instalação de ambos
Programa:
O que são gerenciadores de referências;
Funcionalidades do Zotero:
Inserção de citações e referências automaticamente;
Como usar grupos para compartilhar documentos,
Organizando pastas no Zotero,
Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;
Como fazer anotações em PDFs,
Como importar resultados de bases de dados usando plugins;
Como identificar duplicatas.
Vagas: 19
Capacita o usuário para aplicação da norma NBR 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos (escopo, estrutura do trabalho acadêmico, apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento, indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos). Indica o uso de gerenciadores de referência para automatizar a normalização de citações e referências segundo as normas NBR 10520/202: Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Mendeley ou Zotero.
1º) Acessar o link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/sala-de-aula-virtual-da-bibeng
2º) Clique na opção circulada em vermelho (Figura 1 anexa).

3º) Faça o login com seu usuário e senha do Portal do Aluno (Figura 2 anexa). Caso você seja um usuário externo (sem vínculo com a UFRGS), escolha a opção “Eu não possuo uma conta, quero entrar como convidado” e preencha com seu nome.
– Recomenda-se utilizar preferencialmente o Google Chrome, para desktops e dispositivos Android, e Safari, para dispositivos iOS.
– Entre em https://www.zotero.org/
– Clique em “Log in”, no canto superior direito;
– Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Register” ou “Register for a free account” (circulados em vermelho) para criar a sua conta; caso já possua uma conta, entre no site, preenchendo os campos indicados com as flechas azuis.

– Faça o download dos dois itens: “Zotero 5.0 for Windows” e “Zotero connector”; após o término do download, siga as instruções de instalação de ambos
Programa:
O que são gerenciadores de referências;
Funcionalidades do Zotero:
Inserção de citações e referências automaticamente;
Como usar grupos para compartilhar documentos,
Organizando pastas no Zotero,
Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;
Como fazer anotações em PDFs,
Como importar resultados de bases de dados usando plugins;
Como identificar duplicatas.
1º) Acessar o link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/sala-de-aula-virtual-da-bibeng
2º) Clique na opção circulada em vermelho
– Recomenda-se utilizar preferencialmente o Google Chrome, para desktops e dispositivos Android, e Safari, para dispositivos iOS.
– Entre em https://www.zotero.org/
– Clique em “Log in”, no canto superior direito;
– Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Register” ou “Register for a free account” (circulados em vermelho) para criar a sua conta; caso já possua uma conta, entre no site, preenchendo os campos indicados com as flechas azuis.

– Faça o download dos dois itens: “Zotero 5.0 for Windows” e “Zotero connector”; após o término do download, siga as instruções de instalação de ambos
Capacita o usuário para aplicação da norma NBR 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos (escopo, estrutura do trabalho acadêmico, apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento, indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos). Indica o uso de gerenciadores de referência para automatizar a normalização de citações e referências segundo as normas NBR 10520/202: Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Mendeley ou Zotero.
1º) Acessar o link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/sala-de-aula-virtual-da-bibeng
2º) Clique na opção circulada em vermelho (Figura 1 anexa).

3º) Faça o login com seu usuário e senha do Portal do Aluno (Figura 2 anexa). Caso você seja um usuário externo (sem vínculo com a UFRGS), escolha a opção “Eu não possuo uma conta, quero entrar como convidado” e preencha com seu nome.
– Recomenda-se utilizar preferencialmente o Google Chrome, para desktops e dispositivos Android, e Safari, para dispositivos iOS.
– Entre em https://www.zotero.org/
– Clique em “Log in”, no canto superior direito;
– Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Register” ou “Register for a free account” (circulados em vermelho) para criar a sua conta; caso já possua uma conta, entre no site, preenchendo os campos indicados com as flechas azuis.

– Faça o download dos dois itens: “Zotero 5.0 for Windows” e “Zotero connector”; após o término do download, siga as instruções de instalação de ambos