Capacita o usuário para aplicação da norma NBR 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos (escopo, estrutura do trabalho acadêmico, apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento, indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos). Indica o uso de gerenciadores de referência para automatizar a normalização de citações e referências segundo as normas NBR 10520/202: Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Mendeley ou Zotero.
1º) Acessar o link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/sala-de-aula-virtual-da-bibeng
2º) Clique na opção circulada em vermelho (Figura 1 anexa).

3º) Faça o login com seu usuário e senha do Portal do Aluno (Figura 2 anexa). Caso você seja um usuário externo (sem vínculo com a UFRGS), escolha a opção “Eu não possuo uma conta, quero entrar como convidado” e preencha com seu nome.
– Recomenda-se utilizar preferencialmente o Google Chrome, para desktops e dispositivos Android, e Safari, para dispositivos iOS.
– Entre em https://www.zotero.org/
– Clique em “Log in”, no canto superior direito;
– Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Register” ou “Register for a free account” (circulados em vermelho) para criar a sua conta; caso já possua uma conta, entre no site, preenchendo os campos indicados com as flechas azuis.

– Faça o download dos dois itens: “Zotero 5.0 for Windows” e “Zotero connector”; após o término do download, siga as instruções de instalação de ambos
Mais informações: treinamento_bc@bc.ufrgs.br
Módulos
23/03 – Gerenciador de referências Zotero – Veja o vídeo
24/03 – Introdução à pesquisa com bases de dados
25/03 – Trabalho acadêmico com Zotero
Programa – Gerenciador de referências Zotero:
O que são gerenciadores de referências;
Funcionalidades do Zotero:
Inserção de citações e referências automaticamente;
Como usar grupos para compartilhar documentos,
Organizando pastas no Zotero,
Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;
Como fazer anotações em PDFs,
Como importar resultados de bases de dados usando plugins;
Como identificar duplicatas.
Programa – Introdução à pesquisa com bases de dados:
Critérios para avaliação dos resultados de pesquisa do Google Acadêmico;
Uso de operadores booleanos e outros recursos de pesquisa.
O que são gerenciadores de referências
Como os gerenciadores de referências podem auxiliar a pesquisa;
Introdução à criação da biblioteca em gerenciador;
Comparativo entre Zotero e Mendeley.
Programa – Trabalho acadêmico com Zotero
Capacita o usuário para aplicação da norma NBR 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos (escopo, estrutura do trabalho acadêmico, apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento, indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos). Indica o uso de gerenciadores de referência para automatizar a normalização de citações e referências segundo as normas NBR 10520/202: Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Mendeley ou Zotero.
Vagas: 40
As Bibliotecas da UFRGS elaboraram um template que pode ser utilizado por você para começar a escrever seu trabalho em um arquivo semi-estruturado em termos de formatação (margens, fontes, espaçamentos entre linhas, etc.) e estrutura (seções obrigatórias e opcionais conforme os diferentes tipos de elementos: pré-textuais, textuais e pós-textuais)
Você pode fazer o download do Template aqui.
Instruções para a instalação do Zotero
1 Usando o Chrome ou o Firefox, acesse zotero.org
2 Opcionalmente, crie uma conta no Zotero.org usando seu endereço de e-mail, para isso clique em Login (figura 1);
3 Faça o download do Zotero no seu computador (figura 2). Instale também o Zotero Connector;
4 Instale o aplicativo seguindo as instruções na tela.
5 Certifique-se de que o seu editor de texto esteja fechado durante a instalação.
6 Abra o aplicativo Zotero no seu computador.
7 Caso queira utilizar a sincronização, vá em Editar> Preferências e, na guia Sincronizar, adicione seu nome de usuário e senha (Figura 3).
Plugins:
Zotero Connector: serve para coletar referências em bases de dados e outros sites. Funciona com os navegadores de Internet.
Zotero word processor plugins: fazem a ligação com os editores de texto Word ou o Libre Office. São instalados automaticamente na primeira vez que o Zotero for executado. O plugin fica instalado em nova aba no Word e no Libre Office.
Mais informações: treinamento_bc@bc.ufrgs.br
Módulos
23/03 – Gerenciador de referências Zotero – Veja o vídeo
24/03 – Introdução à pesquisa com bases de dados
25/03 – Trabalho acadêmico com Zotero
Programa – Gerenciador de referências Zotero:
O que são gerenciadores de referências;
Funcionalidades do Zotero:
Inserção de citações e referências automaticamente;
Como usar grupos para compartilhar documentos,
Organizando pastas no Zotero,
Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;
Como fazer anotações em PDFs,
Como importar resultados de bases de dados usando plugins;
Como identificar duplicatas.
Programa – Introdução à pesquisa com bases de dados:
Critérios para avaliação dos resultados de pesquisa do Google Acadêmico;
Uso de operadores booleanos e outros recursos de pesquisa.
O que são gerenciadores de referências
Como os gerenciadores de referências podem auxiliar a pesquisa;
Introdução à criação da biblioteca em gerenciador;
Comparativo entre Zotero e Mendeley.
Programa – Trabalho acadêmico com Zotero
Capacita o usuário para aplicação da norma NBR 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos (escopo, estrutura do trabalho acadêmico, apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento, indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos). Indica o uso de gerenciadores de referência para automatizar a normalização de citações e referências segundo as normas NBR 10520/202: Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Mendeley ou Zotero.
Vagas: 40
As Bibliotecas da UFRGS elaboraram um template que pode ser utilizado por você para começar a escrever seu trabalho em um arquivo semi-estruturado em termos de formatação (margens, fontes, espaçamentos entre linhas, etc.) e estrutura (seções obrigatórias e opcionais conforme os diferentes tipos de elementos: pré-textuais, textuais e pós-textuais)
Você pode fazer o download do Template aqui.
Instruções para a instalação do Zotero
1 Usando o Chrome ou o Firefox, acesse zotero.org
2 Opcionalmente, crie uma conta no Zotero.org usando seu endereço de e-mail, para isso clique em Login (figura 1);
3 Faça o download do Zotero no seu computador (figura 2). Instale também o Zotero Connector;
4 Instale o aplicativo seguindo as instruções na tela.
5 Certifique-se de que o seu editor de texto esteja fechado durante a instalação.
6 Abra o aplicativo Zotero no seu computador.
7 Caso queira utilizar a sincronização, vá em Editar> Preferências e, na guia Sincronizar, adicione seu nome de usuário e senha (Figura 3).
Plugins:
Zotero Connector: serve para coletar referências em bases de dados e outros sites. Funciona com os navegadores de Internet.
Zotero word processor plugins: fazem a ligação com os editores de texto Word ou o Libre Office. São instalados automaticamente na primeira vez que o Zotero for executado. O plugin fica instalado em nova aba no Word e no Libre Office.
Mais informações: treinamento_bc@bc.ufrgs.br
Módulos
23/03 – Gerenciador de referências Zotero – Veja o vídeo
24/03 – Introdução à pesquisa com bases de dados
25/03 – Trabalho acadêmico com Zotero
Programa – Gerenciador de referências Zotero:
O que são gerenciadores de referências;
Funcionalidades do Zotero:
Inserção de citações e referências automaticamente;
Como usar grupos para compartilhar documentos,
Organizando pastas no Zotero,
Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;
Como fazer anotações em PDFs,
Como importar resultados de bases de dados usando plugins;
Como identificar duplicatas.
Programa – Introdução à pesquisa com bases de dados:
Critérios para avaliação dos resultados de pesquisa do Google Acadêmico;
Uso de operadores booleanos e outros recursos de pesquisa.
O que são gerenciadores de referências
Como os gerenciadores de referências podem auxiliar a pesquisa;
Introdução à criação da biblioteca em gerenciador;
Comparativo entre Zotero e Mendeley.
Programa – Trabalho acadêmico com Zotero
Capacita o usuário para aplicação da norma NBR 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos (escopo, estrutura do trabalho acadêmico, apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento, indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos). Indica o uso de gerenciadores de referência para automatizar a normalização de citações e referências segundo as normas NBR 10520/202: Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Mendeley ou Zotero.
Vagas: 40
As Bibliotecas da UFRGS elaboraram um template que pode ser utilizado por você para começar a escrever seu trabalho em um arquivo semi-estruturado em termos de formatação (margens, fontes, espaçamentos entre linhas, etc.) e estrutura (seções obrigatórias e opcionais conforme os diferentes tipos de elementos: pré-textuais, textuais e pós-textuais)
Você pode fazer o download do Template aqui.
Instruções para a instalação do Zotero
1 Usando o Chrome ou o Firefox, acesse zotero.org
2 Opcionalmente, crie uma conta no Zotero.org usando seu endereço de e-mail, para isso clique em Login (figura 1);
3 Faça o download do Zotero no seu computador (figura 2). Instale também o Zotero Connector;
4 Instale o aplicativo seguindo as instruções na tela.
5 Certifique-se de que o seu editor de texto esteja fechado durante a instalação.
6 Abra o aplicativo Zotero no seu computador.
7 Caso queira utilizar a sincronização, vá em Editar> Preferências e, na guia Sincronizar, adicione seu nome de usuário e senha (Figura 3).
Plugins:
Zotero Connector: serve para coletar referências em bases de dados e outros sites. Funciona com os navegadores de Internet.
Zotero word processor plugins: fazem a ligação com os editores de texto Word ou o Libre Office. São instalados automaticamente na primeira vez que o Zotero for executado. O plugin fica instalado em nova aba no Word e no Libre Office.
Programa:
Ética na Produção – veja o vídeo
Plágio
Auto-plágio
Auto-citação indevida
Declaração de responsabilidade de autoria
Ética na Comunicação
Periódicos predatórios
Conflitos de interesse na avaliação por pares e pré-prints
Mais informações: treinamento_bc@bc.ufrgs.br
Instruções de acesso à sala
Vagas: 40
Mais informações: treinamento_bc@bc.ufrgs.br
Módulos
06/04 – Gerenciador de referências Zotero – Veja o vídeo
07/04 – Introdução à pesquisa com bases de dados – Veja o vídeo
08/04 – Trabalho acadêmico com Zotero – Veja o vídeo
Programa – Gerenciador de referências Zotero:
O que são gerenciadores de referências;
Funcionalidades do Zotero:
Inserção de citações e referências automaticamente;
Como usar grupos para compartilhar documentos,
Organizando pastas no Zotero,
Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;
Como fazer anotações em PDFs,
Como importar resultados de bases de dados usando plugins;
Como identificar duplicatas.
Programa – Introdução à pesquisa com bases de dados:
Critérios para avaliação dos resultados de pesquisa do Google Acadêmico;
Uso de operadores booleanos e outros recursos de pesquisa.
O que são gerenciadores de referências
Como os gerenciadores de referências podem auxiliar a pesquisa;
Introdução à criação da biblioteca em gerenciador;
Comparativo entre Zotero e Mendeley.
Programa – Trabalho acadêmico com Zotero
Capacita o usuário para aplicação da norma NBR 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos (escopo, estrutura do trabalho acadêmico, apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento, indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos). Indica o uso de gerenciadores de referência para automatizar a normalização de citações e referências segundo as normas NBR 10520/202: Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Zotero.
Mais informações: treinamento_bc@bc.ufrgs.br
Módulos
06/04 – Gerenciador de referências Zotero – Veja o vídeo
07/04 – Introdução à pesquisa com bases de dados – Veja o vídeo
08/04 – Trabalho acadêmico com Zotero – Veja o vídeo
Programa – Gerenciador de referências Zotero:
O que são gerenciadores de referências;
Funcionalidades do Zotero:
Inserção de citações e referências automaticamente;
Como usar grupos para compartilhar documentos,
Organizando pastas no Zotero,
Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;
Como fazer anotações em PDFs,
Como importar resultados de bases de dados usando plugins;
Como identificar duplicatas.
Programa – Introdução à pesquisa com bases de dados:
Critérios para avaliação dos resultados de pesquisa do Google Acadêmico;
Uso de operadores booleanos e outros recursos de pesquisa.
O que são gerenciadores de referências
Como os gerenciadores de referências podem auxiliar a pesquisa;
Introdução à criação da biblioteca em gerenciador;
Comparativo entre Zotero e Mendeley.
Programa – Trabalho acadêmico com Zotero
Capacita o usuário para aplicação da norma NBR 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos (escopo, estrutura do trabalho acadêmico, apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento, indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos). Indica o uso de gerenciadores de referência para automatizar a normalização de citações e referências segundo as normas NBR 10520/202: Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Zotero.
Mais informações: treinamento_bc@bc.ufrgs.br
Módulos
06/04 – Gerenciador de referências Zotero – Veja o vídeo
07/04 – Introdução à pesquisa com bases de dados – Veja o vídeo
08/04 – Trabalho acadêmico com Zotero – Veja o vídeo
Programa – Gerenciador de referências Zotero:
O que são gerenciadores de referências;
Funcionalidades do Zotero:
Inserção de citações e referências automaticamente;
Como usar grupos para compartilhar documentos,
Organizando pastas no Zotero,
Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;
Como fazer anotações em PDFs,
Como importar resultados de bases de dados usando plugins;
Como identificar duplicatas.
Programa – Introdução à pesquisa com bases de dados:
Critérios para avaliação dos resultados de pesquisa do Google Acadêmico;
Uso de operadores booleanos e outros recursos de pesquisa.
O que são gerenciadores de referências
Como os gerenciadores de referências podem auxiliar a pesquisa;
Introdução à criação da biblioteca em gerenciador;
Comparativo entre Zotero e Mendeley.
Programa – Trabalho acadêmico com Zotero
Capacita o usuário para aplicação da norma NBR 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos (escopo, estrutura do trabalho acadêmico, apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento, indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos). Indica o uso de gerenciadores de referência para automatizar a normalização de citações e referências segundo as normas NBR 10520/202: Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Zotero.
Mais informações: treinamento_bc@bc.ufrgs.br
Instruções de acesso à sala
Módulos
22/04 – Gerenciador de referências Zotero – Veja o vídeo
23/04 – Introdução à pesquisa com bases de dados – Veja o vídeo
24/04 – Trabalho acadêmico com Zotero – Veja o vídeo
Programa – Gerenciador de referências Zotero:
O que são gerenciadores de referências;
Funcionalidades do Zotero:
Inserção de citações e referências automaticamente;
Como usar grupos para compartilhar documentos,
Organizando pastas no Zotero,
Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;
Como fazer anotações em PDFs,
Como importar resultados de bases de dados usando plugins;
Como identificar duplicatas.
Programa – Introdução à pesquisa com bases de dados:
Critérios para avaliação dos resultados de pesquisa do Google Acadêmico;
Uso de operadores booleanos e outros recursos de pesquisa.
O que são gerenciadores de referências
Como os gerenciadores de referências podem auxiliar a pesquisa;
Introdução à criação da biblioteca em gerenciador;
Comparativo entre Zotero e Mendeley.
Programa – Trabalho acadêmico com Zotero
Capacita o usuário para aplicação da norma NBR 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos (escopo, estrutura do trabalho acadêmico, apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento, indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos). Indica o uso de gerenciadores de referência para automatizar a normalização de citações e referências segundo as normas NBR 10520/202: Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Zotero.
Mais informações: treinamento_bc@bc.ufrgs.br
Instruções de acesso à sala
Módulos
22/04 – Gerenciador de referências Zotero – Veja o vídeo
23/04 – Introdução à pesquisa com bases de dados – Veja o vídeo
24/04 – Trabalho acadêmico com Zotero – Veja o vídeo
Programa – Gerenciador de referências Zotero:
O que são gerenciadores de referências;
Funcionalidades do Zotero:
Inserção de citações e referências automaticamente;
Como usar grupos para compartilhar documentos,
Organizando pastas no Zotero,
Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;
Como fazer anotações em PDFs,
Como importar resultados de bases de dados usando plugins;
Como identificar duplicatas.
Programa – Introdução à pesquisa com bases de dados:
Critérios para avaliação dos resultados de pesquisa do Google Acadêmico;
Uso de operadores booleanos e outros recursos de pesquisa.
O que são gerenciadores de referências
Como os gerenciadores de referências podem auxiliar a pesquisa;
Introdução à criação da biblioteca em gerenciador;
Comparativo entre Zotero e Mendeley.
Programa – Trabalho acadêmico com Zotero
Capacita o usuário para aplicação da norma NBR 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos (escopo, estrutura do trabalho acadêmico, apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento, indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos). Indica o uso de gerenciadores de referência para automatizar a normalização de citações e referências segundo as normas NBR 10520/202: Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Zotero.