Quando:
09/12/2019@18:00 – 21:00
2019-12-09T18:00:00-03:00
2019-12-09T21:00:00-03:00
Contato:
Júlia Coelho
33084275

Capacita o usuário para aplicação da norma NBR 14724/2011: Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos (escopo, estrutura do trabalho acadêmico, apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento, indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos). Indica o uso de gerenciadores de referência para automatizar a normalização de citações e referências segundo as normas NBR 10520/202: Informação e documentação – Citações em documentos e NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Mendeley ou Zotero.

Instruções para entrar na sala de aula Virtual:
1º) Acessar o link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/sala-de-aula-virtual-da-bibeng
2º) Clique na opção circulada em vermelho (Figura 1 anexa).

3º) Faça o login com seu usuário e senha do Portal do Aluno (Figura 2 anexa). Caso você seja um usuário externo (sem vínculo com a UFRGS), escolha a opção “Eu não possuo uma conta, quero entrar como convidado” e preencha com seu nome.
4º) Na tela seguinte (Figura 3 anexa), coloque a seguinte chave de acesso: AB12

5º) Na seta seguinte (Figura 4 anexa), escolha a opção “Somente ouvir”.
Outras recomendações:
– Recomenda-se utilizar preferencialmente o Google Chrome, para desktops e dispositivos Android, e Safari, para dispositivos iOS.
– Assim que você estiver dentro da sala de aula, passe seu NOME COMPLETO para as instrutoras via mensagem privada. Caso a exibição do seu nome na parte superior da tela, à esquerda, já esteja sendo exibido de forma completa, este passo não será necessário.
– Familiarize-se com os controles de áudio do seu computador, pode haver variação entre o som emitido pelo microfone dos instrutores e o som que chega até você; além disso, dê preferência para o uso de fones de ouvido.
– NÃO habilite sua câmera para evitar tráfego desnecessário de dados na rede.
– Existe um app para uso do Mconf em dispositivos móveis (procure Mconf no Google Play); porém, recomendamos instalar e testar o uso antes do dia da capacitação; não sabemos o grau de qualidade de transmissão via aplicativo.Instruções para instalação do Zotero:
– Entre em https://www.zotero.org/
– Clique em “Log in”, no canto superior direito;
– Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Register” ou “Register for a free account” (circulados em vermelho) para criar a sua conta; caso já possua uma conta, entre no site, preenchendo os campos indicados com as flechas azuis.

– Após efetuar o login, clique em “Download” no canto superior direito;

– Faça o download dos dois itens: “Zotero 5.0 for Windows” e “Zotero connector”; após o término do download, siga as instruções de instalação de ambos
– Mais abaixo, clique em “Plugins” e instale também o “Zotfile”.
Vagas: 50