O objetivo do projeto é desenvolver o domínio de técnicas de pesquisa e uso de informação em alunos de graduação e pós-graduação a partir dos conteúdos oferecidos em 16 módulos:

  • Bibliotecas UFRGS e SABi+

    Apresenta os serviços oferecidos pelas Bibliotecas da UFRGS. Indica boas práticas dentro da biblioteca. Demonstra os recursos do Catálogo online (SABi), como o  uso dos serviços de empréstimo/devolução e reservas de materiais, a geração correta da Guia de Recolhimento da União (GRU), as opções e recursos de pesquisa e outras  funcionalidades para o usuário.

  • Currículo Lattes

    Criada na década de 1980, a Plataforma Lattes é a base de currículos, instituições e grupos de pesquisa do Brasil. Aprenda a utilizar a plataforma.

  • Introdução à pesquisa com bases de dados

    Apresenta o Super 8 e os passos da pesquisa utilizando o Google Acadêmico (critérios para avaliação dos resultados de pesquisa; uso de operadores booleanos e outros recursos). Oferece um panorama geral sobre os gerenciadores de referências Mendeley e o Zotero  e dá subsídios para a escolha do melhor gerenciador de acordo com cada necessidade.

  • Pesquisa no Portal CAPES

    Apresenta as formas de acesso, cobertura, estratégias e tipos de busca, recursos e ferramentas do Portal de Periódicos da CAPES. Inclui exemplos de exportação de resultados da busca para gerenciadores de referência e capacita o usuário para o melhor uso dos recursos do Portal.

  • Lume: visibilidade da produção UFRGS

    Apresenta o Lume, Repositório Digital da UFRGS, suas potencialidades e aspectos relativos à disponibilização de documentos em acesso aberto. Aborda os fluxos e procedimentos para a entrega de Produção Intelectual, bem como dicas para compreender o processo de publicação e políticas de editores para arquivamento em repositórios institucionais.

  • Pesquisa com E-books

    Apresenta as coleções de e-books disponíveis na UFRGS e dá instruções sobre o acesso remoto ou na rede UFRGS. Demonstra a busca e acesso aos e-books no catálogo SABi e em bases específicas. Apresenta as formas de visualização e salvamento e as principais funcionalidades das bases de e-books, com destaque para a plataforma Minha Biblioteca.

  • Pesquisa com Pubmed

    Apresenta a cobertura e as características da Pubmed, os tipos de busca, a elaboração de estratégias com operadores de pesquisa e filtros para refinar os resultados. Demonstra a criação de alertas e salvamento de resultados em gerenciadores de referências. Orienta o uso Medical Subject Headings – MeSH, do Clinical Queries e do Clinical Trials.

  • Pesquisa com Scopus

    Apresenta a base de dados Scopus, seus tipos de busca específicos e opções para refinar a pesquisa. Orienta sobre a exportação de resultados para gerenciadores de referências e demonstra outras funcionalidades importantes da base como a comparação de títulos de periódicos e gráficos da produção de autores e instituições.

  • Pesquisa com Web of Science

    Apresenta o Super 8 e os passos da pesquisa; a base de dados referencial Web of Science (WOS); orientação para acesso via portal da capes na rede UFRGS e remoto; uso de operadores de pesquisa e elaboração de estratégias de busca na WOS; cadastramento de alertas e uso de relatórios de citação; exportação de resultados de pesquisa para gerenciadores de referências (Mendeley e Zotero).

  • O pesquisador e sua produção científica 1: qualidade e indexação

    Esse módulo é dividido em 2 partes. A primeira parte apresenta a relação entre a pesquisa bibliográfica e a produção científica de um pesquisador, seguindo os passos do Super8. Detalha ainda as questões relacionadas com a escolha dos canais de comunicação de uma pesquisa científica no que diz respeito: à qualidade/avaliação por pares; à indexação e recuperação em bases de dados (cobertura, algoritmos de ranqueamento, palavras-chave e ORCID); e à visibilidade digital (acesso aberto, pré-prints, dados abertos de pesquisa e rankings institucionais).

  • O pesquisador e sua produção científica 2: indicadores de avaliação

    A segunda parte apresenta os diferentes padrões de publicação científica por área do conhecimento e detalha alguns dos indicadores de avaliação da produção científica mais utilizados no Brasil e no mundo para análise de periódicos (Fator de Impacto, SJR e Qualis CAPES), autores (Índice H) e artigos (metrias alternativas).

  • Trabalho Acadêmico com Mendeley

    Apresenta a norma ABNT para formatação de Trabalhos acadêmicos (14724/2011) aplicada num modelo (template) e demonstra como utilizar o gerenciador de referências Mendeley para auxílio da inserção de referências e citações. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Mendeley.

  • Trabalho Acadêmico com Zotero

    Apresenta a norma ABNT para formatação de Trabalhos acadêmicos (14724/2011) aplicada num modelo (template) e demonstra como utilizar o gerenciador de referências Zotero para auxílio da inserção de referências e citações. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Zotero.

  • Gerenciadores de Referências – Mendeley

    Apresenta os grupos, pastas, tags, anotações, importação direta de resultados (plugins), duplicatas, inserção de citações e referências entre outros recursos específicos de Mendeley.

  • Gerenciadores de Referências – Zotero

    Apresenta os grupos, pastas, tags, anotações, importação direta de resultados (plugins), duplicatas, inserção de citações e referências entre outros recursos específicos do Zotero.

  • Ética na publicação científica

    Apresenta questões fundamentais sobre ética no que diz respeito à publicação de pesquisas científicas.

  • Em busca de financiamento acadêmico: base de dados Pivot

    Apresenta a Pivot (https://pivot.cos.com), que é uma ferramenta de descoberta de financiamento, que disponibiliza editais do mundo todo para a captação de recursos para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.