Módulos
O objetivo do projeto é desenvolver o domínio de técnicas de pesquisa e uso de informação em alunos de graduação e pós-graduação a partir dos conteúdos oferecidos em diferentes módulos.
Especiais
Módulos fora da programação regular.
Em elaboração.
Em elaboração.
Este workshop para autores tem o objetivo de apresentar e discutir alguns princípios básicos para a publicação de artigos científicos de forma bem sucedida.
A apresentação se divide em três partes:
- estrutura lógica do manuscrito;
- como encontrar o periódico mais adequado para seu manuscrito;
- fatores que aumentam as chances de seu manuscrito ser aceito para publicação.
O workshop tem duração prevista de 1h30 e mais 30 minutos para sessão de perguntas e respostas.
Ensino Remoto Emergencial
Módulos especiais adaptados para o ERE.
Apresenta o Sabi+, sistema de busca das Bibliotecas da UFRGS que permite pesquisar de forma integrada os materiais disponíveis nas bibliotecas da universidade e também em bases de dados que os membros da UFRGS têm acesso. Neste módulo há especial destaque para as bases de livros eletrônicos.
Programa:
- Configuração de proxy;
- opções e recursos de pesquisa;
- salvamento de resultados em gerenciadores de referência;
- acesso a livros eletrônicos.
Apresenta o gerenciador de referências Mendeley, suas versões, instalações e funcionalidades. Orienta a coleta de referências e arquivos, a organização da biblioteca pessoal do usuário e o compartilhamento com grupos. Demonstra a integração do Mendeley com o editor de texto, a inclusão de citações e referências de forma automática e o uso de estilos de citação.
O Mendeley é um gerenciador de referências. Suas principais funções são:
- Reunir e organizar referências e arquivos numa biblioteca pessoal, ler e fazer destaques e anotações;
- Elaborar citações e referências de forma automática, em diversos estilos de normalização;
- Compartilhar referências e arquivos em grupos.
OO módulo Gerenciador de referências Mendeley apresenta os conteúdos a seguir sobre a ferramenta:
Parte I
- Acesso, cadastro e instalações;
- Captura de referências com Web Importer;
- Exportação e importação de referências;
- Inclusão de arquivos e referências manualmente;
- Organização por pastas e tags;
- Destaques e anotações.
Parte II
- Campos das referências;
- Revisão e edição de metadados das referências;
- Pesquisa na biblioteca pessoal;
- Compartilhamento em grupos;
- Estilos de citação;
- Integração com editor de texto;
- Citações e referências no editor de texto.
Cada parte tem duração aproximada de 2h.
Apresenta o gerenciador de referências Zotero e suas funcionalidades. Orienta a coleta de referências e arquivos, a organização da biblioteca pessoal do usuário e o compartilhamento em grupos. Demonstra a integração do Zotero com o editor de texto, a inclusão de citações e referências de forma automática e o uso de estilos de citação.
O Zotero é um gerenciador de referências bibliográficas.
Suas principais funções são:
- Criar e organizar uma biblioteca pessoal de referências, imagens e arquivos;
- Facilitar a organização de suas leituras, reunindo referências bibliográficas automaticamente a partir de bases de dados ou do seu computador;
- Facilitar o fichamento – anotações, resumos, comentários;
- Gerar automaticamente listas de referências – bibliografias.
O módulo Zotero está dividido em duas partes:
- Parte I – reconhecimento do zotero
- O que são gerenciadores de referências;
- Configuração de proxy
- Funcionalidades do Zotero:
- Organizando pastas no Zotero,
- Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;
- Como fazer anotações em PDFs;
- Como importar resultados de bases de dados usando plugins.
- Parte II – citação com Zotero no editor de texto
- Estilos de citação
- Citação direta
- Citação indireta
- Referências
Cada parte tem duração aproximada de 2h.
Regulares
Módulos regulares nas modalidades presencial e a distância.
Apresenta os serviços oferecidos pelas Bibliotecas da UFRGS. Indica boas práticas dentro da biblioteca. Demonstra os recursos do Catálogo online (SABi), como o uso dos serviços de empréstimo/devolução e reservas de materiais, a geração correta da Guia de Recolhimento da União (GRU), as opções e recursos de pesquisa e outras funcionalidades para o usuário.
O Sistema de Bibliotecas da UFRGS (SBUFRGS) é composto por 31 bibliotecas espalhadas pelos campi da UFRGS. A pesquisa nos acervos é realizada através do catálogo online SABi. O objetivo do módulo é apresentar os serviços oferecidos pelas bibliotecas e as funcionalidades do catálogo.
Programa:
- serviços de empréstimo/devolução e reservas;
- catálogos;
- opções e recursos de pesquisa;
- salvamento de resultados em gerenciadores de referência;
- como gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU).
Apresenta a Plataforma e o Currículo Lattes. Aborda o cadastro e preenchimento de dados de formação, atuação, projetos, produção, eventos, bancas, citações e outras informações para a atualização do Currículo Lattes. O curso é dividido em duas partes: Currículo Lattes I e Currículo Lattes II.
O Currículo Lattes é o banco de currículos de pesquisadores e estudantes brasileiros ou que atuam no Brasil. É a maior base de informações profissionais do país, de acesso livre, utilizada em processos seletivos, na avaliação de competências do pessoal de nível superior, mérito de projetos de pesquisa etc.
O curso é dividido em duas partes:
Currículo Lattes I
- Plataforma e Currículo Lattes
- Cadastro, busca e atualização do Currículo Lattes
- Dados gerais, formação e atuação
- Projetos de pesquisa e extensão
- Produção bibliográfica, técnica e artística
- Perguntas e respostas
Tempo do módulo: 2h.
Currículo Lattes II
- Produção técnica e artística
- Patentes, registros e inovação
- Educação e popularização da C&T
- Bancas, orientações e citações
- Perguntas e respostas
- Outras informações relevantes
Apresenta questões fundamentais sobre ética no que diz respeito à publicação de pesquisas científicas.
Aborda algumas questões éticas fundamentais a serem observadas no momento da publicação de uma pesquisa científica. Nesse módulo são tratados temas como: plágio, auto-plágio, auto-citação abusiva, manipulação de indicadores de produção e impacto, fraudes científicas, periódicos predatórios e avaliação por pares.
O módulo apresenta:
- Ética na Produção
- Plágio
- Auto-plágio
- Auto-citação indevida
- Declaração de responsabilidade de autoria
- Ética na Comunicação
- Periódicos predatórios
- Conflitos de interesse na avaliação por pares e pré-prints
Apresenta o gerenciador de referências Mendeley, suas versões, instalações e funcionalidades. Orienta a coleta de referências e arquivos, a organização da biblioteca pessoal do usuário e o compartilhamento com grupos. Demonstra a integração do Mendeley com o editor de texto, a inclusão de citações e referências de forma automática e o uso de estilos de citação.
O Mendeley é um gerenciador de referências. Suas principais funções são:
- Reunir e organizar referências e arquivos numa biblioteca pessoal, ler e fazer destaques e anotações;
- Elaborar citações e referências de forma automática, em diversos estilos de normalização;
- Compartilhar referências e arquivos em grupos.
OO módulo Gerenciador de referências Mendeley apresenta os conteúdos a seguir sobre a ferramenta:
Parte I
- Acesso, cadastro e instalações;
- Captura de referências com Web Importer;
- Exportação e importação de referências;
- Inclusão de arquivos e referências manualmente;
- Organização por pastas e tags;
- Destaques e anotações.
Parte II
- Campos das referências;
- Revisão e edição de metadados das referências;
- Pesquisa na biblioteca pessoal;
- Compartilhamento em grupos;
- Estilos de citação;
- Integração com editor de texto;
- Citações e referências no editor de texto.
Cada parte tem duração aproximada de 2h.
Apresenta os grupos, pastas, tags, anotações, importação direta de resultados (plugins), duplicatas, inserção de citações e referências entre outros recursos específicos do Zotero.
O Zotero é um gerenciador de referências bibliográficas.
Suas principais funções são:
- Criar e organizar uma biblioteca pessoal de referências, imagens e arquivos;
- Facilitar a organização de suas leituras, reunindo referências bibliográficas automaticamente a partir de bases de dados ou do seu computador;
- Facilitar o fichamento – anotações, resumos, comentários;
- Formatar citações instantaneamente de acordo com as normas da ABNT, Vancouver ou outras;
- Gerar automaticamente listas de referências – bibliografias.
O módulo Gerenciador de referências Zotero está dividido em duas partes:
Parte I – Reconhecimento
- Exportação do Sabi+
- Gerenciadores de referência
- Importação para Zotero
- Inclusão manual
- Relacionamentos
- Personalização de visualização
- Sincronização e compartilhamento
Parte II – Organização e uso
- Organização da biblioteca
- Pastas, Etiquetas
- Busca avançada
- Duplicatas
- Armazenamento e anexo
- Extração de informações
- Relatórios
- Citação/Referências no editor de texto
Cada parte tem duração aproximada de 2h.
Apresenta o Super 8 e os passos da pesquisa acadêmica (critérios para avaliação dos resultados de pesquisa; criação de estratégia de busca, uso de operadores booleanos e outros recursos). Oferece um panorama geral sobre bases de dados e portais de periódico e os gerenciadores de referências Mendeley e o Zotero.
Ao longo da vida acadêmica os alunos se deparam com o desafio de utilizar a literatura científica para a realização de seus trabalhos acadêmicos. Com tantos textos e bases de dados a pesquisar, o trabalho se apresenta como um desafio de montar um quebra-cabeça. Por isso é importante entender o funcionamento e a estrutura das bases de dados para não se perder na hora da pesquisa!
O módulo tem por objetivo auxiliar os estudantes nas etapas iniciais de suas pesquisas e apresenta:
- Passos da pesquisa científica de acordo com o Super 8;
- Estratégia de busca, operadores booleanos e outros recursos;
- Critérios de avaliação dos resultados;
- O que são e como os gerenciadores podem ajudar na elaboração de trabalhos acadêmicos;
- Como exportar resultados de pesquisa das bases de dados para os gerenciadores;
- Comparativo entre os gerenciadores Mendeley e Zotero.
A duração aproximada é de 2 horas.
Apresenta o LUME e os mecanismos de busca e recuperação da informação e de navegação. Aborda, sucintamente, o que é acesso aberto e suas potencialidades para a comunicação científica.
Lume é o repositório de acesso às coleções digitais produzidas na UFRGS, como teses e dissertações, trabalhos de conclusão de curso de graduação (TCC), artigos, livros, patentes, recursos educacionais, entre outros documentos acadêmicos, científicos, artísticos e administrativos gerados na Universidade.
O módulo apresenta:
- O que é o LUME, seus objetivos e sua organização.
- O que é acesso aberto e onde o LUME se situa na Ciência Aberta.
- Mecanismos de busca e recuperação da informação.
- Navegação pelas comunidades e coleções.
- Estatísticas de acesso e download de itens.
- Criação de perfil de interesse.
A duração aproximada é de 1h.
Apresenta as formas de acesso, cobertura, estratégias e tipos de busca, recursos e ferramentas do Portal de Periódicos da CAPES. Inclui exemplos de exportação de resultados da busca para gerenciadores de referência e capacita o usuário para o melhor uso dos recursos do Portal.
O Portal de Periódicos Capes é uma biblioteca virtual que conta com um vasto acervo de títulos de periódicos com texto completo, bases referenciais, bases de patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
O módulo apresenta:
- Formas de acesso;
- Cobertura;
- Estratégias e tipos de busca;
- Recursos e ferramentas do Portal;
- Exportação de resultados para os gerenciadores Mendeley e Zotero.
A duração aproximada é de 2h.
Apresenta as coleções de e-books disponíveis na UFRGS e dá instruções sobre o acesso remoto ou na rede UFRGS. Demonstra a busca e acesso aos e-books no catálogo SABi e em bases específicas. Apresenta as formas de visualização e salvamento e as principais funcionalidades das bases de e-books, com destaque para a plataforma Minha Biblioteca.
O Sistema de Bibliotecas da UFRGS (SBUFRGS) disponibiliza coleções de e-books a toda a comunidade acadêmica com o objetivo de garantir o acesso à informação. As coleções são dedicadas a diferentes áreas do conhecimento e podem ser acessadas através do site da biblioteca da unidade.
O módulo apresenta as diferentes bases de livros eletrônicas assinadas pela UFRGS, as forma de acesso e pesquisa.
A duração aproximada é de 2h.
Apresenta a cobertura e as características da Pubmed, os tipos de busca, a elaboração de estratégias com operadores de pesquisa e filtros para refinar os resultados. Demonstra a criação de alertas, salvamento e exportação de resultados para gerenciadores de referências. Orienta o uso do vocabulário controlado MeSH e da ferramenta Clinical Queries.
O Pubmed é uma base de dados referencial, ou seja, apresenta as informações bibliográficas e resumo dos materiais que disponibiliza, eventualmente mostrando o link externo para o texto completo. A base abrange a literatura biomédica da Medline e áreas afins, além de fornecer acesso a outros sites relevantes e links para recursos de biologia molecular do National Center of Biotechnology Information (NCBI).
O módulo apresenta:
- a cobertura e as características da PubMed;
- os tipos de busca;
- estratégias de busca com operadores de pesquisa;
- filtros para refinar os resultados;
- criação de alertas, salvamento e exportação de resultados em gerenciadores de referências;
- Medical Subject Headings – MeSH e Clinical Queries.
A duração aproximada é de 2h.
Apresenta a base de dados Scopus, seus tipos de busca específicos e opções para refinar a pesquisa. Orienta sobre a exportação de resultados para gerenciadores de referências e demonstra outras funcionalidades importantes da base como a comparação de títulos de periódicos e gráficos da produção de autores e instituições.
A Scopus é uma base de dados referencial, ou seja, apresenta as informações bibliográficas e resumo dos materiais que disponibiliza, eventualmente mostrando o link externo para o texto completo. Além disso, com a Scopus é possível fazer análise de citações, referências, ver índice h e outras métricas. O conteúdo da base é multidisciplinar e os tipos de materiais são artigos de periódicos, livros, capítulos de livros, revisões, anais de eventos etc.
O módulo apresenta:
- o acesso, a cobertura e as funcionalidades da Scopus,
- os tipos de busca: document search, por autor, afiliação e avançada;
- as estratégias de busca (operadores booleanos, truncagem, aspas etc),
- opções para refinar a pesquisa;
- comparação de títulos de periódicos,
- gráficos da produção de autores e instituições.
A duração aproximada é de 2h.
Apresenta o Super 8 e os passos da pesquisa; a base de dados referencial Web of Science (WOS); orientação para acesso via portal da capes na rede UFRGS e remoto; uso de operadores de pesquisa e elaboração de estratégias de busca na WOS; cadastramento de alertas e uso de relatórios de citação; exportação de resultados de pesquisa para gerenciadores de referências (Mendeley e Zotero).
A Web of Science (WoS) é uma base de dados referencial, ou seja, apresenta as informações bibliográficas e resumo dos materiais que disponibiliza, eventualmente mostrando o link externo para o texto completo. Além disso, com a WoS é possível fazer análise de citações, referências, ver índice h e outras métricas. O conteúdo da base é multidisciplinar e os tipos de materiais são artigos de periódicos, livros, capítulos de livros, revisões, anais de eventos etc.
O módulo apresenta:
- os passos da pesquisa com o Super 8;
- o acesso via portal da capes na rede UFRGS e remoto;
- a cobertura da Web of Science;
- as funcionalidades;
- as estratégias de busca (operadores booleanos, truncagem, aspas etc),
- cadastramento de alertas;
- relatórios de citação;
- exportação de resultados de pesquisa para gerenciadores de referências (Mendeley e Zotero).
A duração aproximada é de 2h.
Esse módulo é dividido em 2 partes. A primeira parte apresenta a relação entre a pesquisa bibliográfica e a produção científica de um pesquisador, seguindo os passos do Super8. Detalha ainda as questões relacionadas com a escolha dos canais de comunicação de uma pesquisa científica no que diz respeito: à qualidade/avaliação por pares; à indexação e recuperação em bases de dados (cobertura, algoritmos de ranqueamento, palavras-chave e ORCID); e à visibilidade digital (acesso aberto, pré-prints, dados abertos de pesquisa e rankings institucionais).
Este módulo é dividido em 2 partes.
A primeira parte está centrada no Passo 6 “Comunicar” do Super 8, tratando dos aspectos a serem considerados para escolha do canal de publicação de uma pesquisa, como segue:
- qualidade e revisão por pares (e sua antítese, os periódicos predatórios)
- indexação e recuperação em bases de dados (cobertura, algoritmos de ranqueamento, palavras-chave e ORCID)
- visibilidade digital (acesso aberto, pré-prints, dados abertos de pesquisa e rankings institucionais).
A duração aproximada é de 2h.
A segunda parte apresenta os diferentes padrões de publicação científica por área do conhecimento e detalha alguns dos indicadores de avaliação da produção científica mais utilizados no Brasil e no mundo para análise de periódicos (Fator de Impacto, SJR e Qualis CAPES), autores (Índice H) e artigos (metrias alternativas).
A segunda parte apresenta os diferentes padrões de publicação científica por área do conhecimento e detalha alguns dos indicadores de avaliação da produção científica mais utilizados no Brasil e no mundo para análise de:
- periódicos (Fator de Impacto, SJR e Qualis CAPES);
- autores (Índice H);
- artigos (metrias alternativas).
A duração aproximada é de 2h.
A Pivot (https://pivot.proquest.com) é uma ferramenta de descoberta de financiamento, que indexa editais do mundo todo para a captação de recursos para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esta base de dados possibilidade a identificação das fontes de financiamento pela indexação dos editais que aceitem candidaturas brasileiras institucionais ou individuais em todas as áreas do conhecimento.
Programa:
- Criação da conta na Pivot
- Cadastramento de alertas
- Estratégia de busca de financiamento
- Refinamento da lista de resultados
A duração aproximada é de 1h30.
Apresenta a norma ABNT para formatação de Trabalhos acadêmicos (14724/2011) aplicada num modelo (template) e demonstra como utilizar o gerenciador de referências Mendeley para auxílio da inserção de referências e citações. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Mendeley.
As normas definem os padrões de apresentação de forma e conteúdo de TCCs, dissertações, teses, artigos científicos, relatórios etc. Ao elaborar o trabalho acadêmico, é necessário consultar as normas da ABNT ou as normas definidas por cada curso para saber qual a formatação exigida para o trabalho, como por exemplo, o tamanho da fonte do texto, o formato das referências e das fontes citadas, como apresentar uma tabela, como apresentar os elementos pré e pós-textuais (capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, referências etc).
Nesse módulo, o usuário será capacitado para aplicação da norma de trabalhos acadêmicos, utilizando um modelo, e para o uso do gerenciador de referências Mendeley para automatizar a inserção de citações e referências.
O módulo apresenta:
- NBR 14724/2011 – Trabalhos acadêmicos
- escopo;
- estrutura do trabalho acadêmico;
- apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento;
- indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos.
- NBR 10520/2002: Informação e documentação – Citações em documentos;
- NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração;
- Gerenciador de referências Mendeley para automatizar a normalização de citações e referências.
A duração aproximada é de 3h.
Apresenta a norma ABNT para formatação de Trabalhos acadêmicos (14724/2011) aplicada num modelo (template) e demonstra como utilizar o gerenciador de referências Zotero para auxílio da inserção de referências e citações. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Zotero.
As normas definem os padrões de apresentação de forma e conteúdo de TCCs, dissertações, teses, artigos científicos, relatórios etc. Ao elaborar o trabalho acadêmico, é necessário consultar as normas da ABNT ou as normas definidas por cada curso para saber qual a formatação exigida para o trabalho, como por exemplo, o tamanho da fonte do texto, o formato das referências e das fontes citadas, como apresentar uma tabela, como apresentar os elementos pré e pós-textuais (capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, referências etc).
Nesse módulo, o usuário será capacitado para aplicação da norma de trabalhos acadêmicos utilizando um modelo para Microsoft Word ou LibreOffice Writer e o gerenciador de referências Zotero para automatizar a inserção de citações e referências.
O módulo de Trabalho Acadêmico com Zotero está dividido em duas partes:
Parte I
- Oito passos da pesquisa
- Passo Sintetizar e Produzir
- Normalizar (por quê? como?)
- Inserir
- citações
- tabelas
- ilustrações
Parte II
- Estrutura do trabalho acadêmico
- Pré-textuais: preencher e gerar
- Textuais: formatar
- Pós-textuais: incluir e gerar
- referências
- apêndice
- anexo
Cada parte tem duração aproximada de 2h.