Módulos

O objetivo do projeto é desenvolver o domínio de técnicas de pesquisa e uso de informação em alunos de graduação e pós-graduação a partir dos conteúdos oferecidos em diferentes módulos.

Especiais

Módulos fora da programação regular.

Se já usa o Zotero ou assistiu os módulos e ficou com gostinho de quero mais, este módulo é para você compartilhar suas experiências e dúvidas, assim como conhecer algumas novidades.

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Em elaboração.

Em elaboração.

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Apresenta o método da revisão sistemática, os passos para sua elaboração e algumas ferramentas auxiliares. Recomendado para quem deseja ter uma visão geral do método.

A duração aproximada é de 2 horas.

Apresentação

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Em elaboração.

Este workshop para autores tem o objetivo de apresentar e discutir alguns princípios básicos para a publicação de artigos científicos de forma bem sucedida.

A apresentação se divide em três partes:

  • estrutura lógica do manuscrito;
  • como encontrar o periódico mais adequado para seu manuscrito;
  • fatores que aumentam as chances de seu manuscrito ser aceito para publicação.

O workshop tem duração prevista de 1h30 e mais 30 minutos para sessão de perguntas e respostas.

Apresentação

Ensino Remoto Emergencial

Módulos especiais adaptados para o ERE.

Apresenta o Sabi+, sistema de busca das Bibliotecas da UFRGS que permite pesquisar de forma integrada os materiais disponíveis nas bibliotecas da universidade e também em bases de dados que os membros da UFRGS têm acesso. Neste módulo há especial destaque para as bases de livros eletrônicos.

Programa:

  • Configuração de proxy;
  • opções e recursos de pesquisa;
  • salvamento de resultados em gerenciadores de referência;
  • acesso a livros eletrônicos.

Apresentação

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Apresenta o gerenciador de referências Mendeley, suas versões, instalações e funcionalidades. Orienta a coleta de referências e arquivos, a organização da biblioteca pessoal do usuário e o compartilhamento com grupos. Demonstra a integração do Mendeley com o editor de texto, a inclusão de citações e referências de forma automática e o uso de estilos de citação.

O Mendeley é um gerenciador de referências. Suas principais funções são:

  • Reunir e organizar referências e arquivos numa biblioteca pessoal, ler e fazer destaques e anotações;
  • Elaborar citações e referências de forma automática, em diversos estilos de normalização;
  • Compartilhar referências e arquivos em grupos.

OO módulo Gerenciador de referências Mendeley apresenta os conteúdos a seguir sobre a ferramenta:

Parte I

  • Acesso, cadastro e instalações;
  • Captura de referências com Web Importer;
  • Exportação e importação de referências;
  • Inclusão de arquivos e referências manualmente;
  • Organização por pastas e tags;
  • Destaques e anotações.

Parte II

  • Campos das referências;
  • Revisão e edição de metadados das referências;
  • Pesquisa na biblioteca pessoal;
  • Compartilhamento em grupos;
  • Estilos de citação;
  • Integração com editor de texto;
  • Citações e referências no editor de texto.

Cada parte tem duração aproximada de 2h.

Apresentação

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Manual de preenchimento de campos

Dúvidas frequentes

Apresenta o gerenciador de referências Zotero e suas funcionalidades. Orienta a coleta de referências e arquivos, a organização da biblioteca pessoal do usuário e o compartilhamento em grupos. Demonstra a integração do Zotero com o editor de texto, a inclusão de citações e referências de forma automática e o uso de estilos de citação.

O Zotero é um gerenciador de referências bibliográficas.
Suas principais funções são:

  • Criar e organizar uma biblioteca pessoal de referências, imagens e arquivos;
  • Facilitar a organização de suas leituras, reunindo referências bibliográficas automaticamente a partir de bases de dados ou do seu computador;
  • Facilitar o fichamento – anotações, resumos, comentários;
  • Gerar automaticamente listas de referências – bibliografias.

O módulo Zotero está dividido em duas partes:

  • Parte I – reconhecimento do zotero
    • O que são gerenciadores de referências;
    • Configuração de proxy
    • Funcionalidades do Zotero:
    • Organizando pastas no Zotero,
    • Incluindo tags em documentos para facilitar a recuperação de documentos;
    • Como fazer anotações em PDFs;
    • Como importar resultados de bases de dados usando plugins.
  • Parte II – citação com Zotero no editor de texto
    • Estilos de citação
    • Citação direta
    • Citação indireta
    • Referências

Cada parte tem duração aproximada de 2h.

Apresentação

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Manual de preenchimento de campos

Dúvidas frequentes

Regulares

Módulos regulares nas modalidades presencial e a distância.

Apresenta os serviços oferecidos pelas Bibliotecas da UFRGS. Indica boas práticas dentro da biblioteca. Demonstra os recursos do Catálogo online (SABi), como o  uso dos serviços de empréstimo/devolução e reservas de materiais, a geração correta da Guia de Recolhimento da União (GRU), as opções e recursos de pesquisa e outras  funcionalidades para o usuário.

O Sistema de Bibliotecas da UFRGS (SBUFRGS) é composto por 31 bibliotecas espalhadas pelos campi da UFRGS. A pesquisa nos acervos é realizada através do catálogo online SABi.  O objetivo do módulo é apresentar os serviços oferecidos pelas bibliotecas e as funcionalidades do catálogo.

Programa:

  • serviços de empréstimo/devolução e reservas;
  • catálogos;
  • opções e recursos de pesquisa;
  • salvamento de resultados em gerenciadores de referência;
  • como gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU).

Apresentação

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Apresenta a Plataforma e o Currículo Lattes. Aborda o cadastro e preenchimento de dados de formação, atuação, projetos, produção, eventos, bancas, citações e outras informações para a atualização do Currículo Lattes. O curso é dividido em duas partes: Currículo Lattes I  e Currículo Lattes II.

O Currículo Lattes é o banco de currículos de pesquisadores e estudantes brasileiros ou que atuam no Brasil. É a maior base de informações profissionais do país, de acesso livre, utilizada em processos seletivos, na avaliação de competências do pessoal de nível superior, mérito de projetos de pesquisa etc.

O curso é dividido em duas partes:

Currículo Lattes I

  • Plataforma e Currículo Lattes
  • Cadastro, busca e atualização do Currículo Lattes
  • Dados gerais, formação e atuação
  • Projetos de pesquisa e extensão
  • Produção bibliográfica, técnica e artística
  • Perguntas e respostas


Tempo do módulo: 2h.

Apresentação

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Currículo Lattes II

  • Produção técnica e artística
  • Patentes, registros e inovação
  • Educação e popularização da C&T
  • Bancas, orientações e citações
  • Perguntas e respostas
  • Outras informações relevantes

Apresentação

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Apresenta questões fundamentais sobre ética no que diz respeito à publicação de pesquisas científicas.

Aborda algumas questões éticas fundamentais a serem observadas no momento da publicação de uma pesquisa científica. Nesse módulo são tratados temas como: plágio, auto-plágio, auto-citação abusiva, manipulação de indicadores de produção e impacto, fraudes científicas, periódicos predatórios e avaliação por pares.

O módulo apresenta:

  • Ética na Produção
    • Plágio
    • Auto-plágio
    • Auto-citação indevida
    • Declaração de responsabilidade de autoria
  • Ética na Comunicação
    • Periódicos predatórios
    • Conflitos de interesse na avaliação por pares e pré-prints

Apresentação

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Apresenta o gerenciador de referências Mendeley, suas versões, instalações e funcionalidades. Orienta a coleta de referências e arquivos, a organização da biblioteca pessoal do usuário e o compartilhamento com grupos. Demonstra a integração do Mendeley com o editor de texto, a inclusão de citações e referências de forma automática e o uso de estilos de citação.

O Mendeley é um gerenciador de referências. Suas principais funções são:

  • Reunir e organizar referências e arquivos numa biblioteca pessoal, ler e fazer destaques e anotações;
  • Elaborar citações e referências de forma automática, em diversos estilos de normalização;
  • Compartilhar referências e arquivos em grupos.

OO módulo Gerenciador de referências Mendeley apresenta os conteúdos a seguir sobre a ferramenta:

Parte I

  • Acesso, cadastro e instalações;
  • Captura de referências com Web Importer;
  • Exportação e importação de referências;
  • Inclusão de arquivos e referências manualmente;
  • Organização por pastas e tags;
  • Destaques e anotações.

Parte II

  • Campos das referências;
  • Revisão e edição de metadados das referências;
  • Pesquisa na biblioteca pessoal;
  • Compartilhamento em grupos;
  • Estilos de citação;
  • Integração com editor de texto;
  • Citações e referências no editor de texto.

Cada parte tem duração aproximada de 2h.

Apresentação

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Apresenta os grupos, pastas, tags, anotações, importação direta de resultados (plugins), duplicatas, inserção de citações e referências entre outros recursos específicos do Zotero.

O Zotero é um gerenciador de referências bibliográficas.
Suas principais funções são:

  • Criar e organizar uma biblioteca pessoal de referências, imagens e arquivos;
  • Facilitar a organização de suas leituras, reunindo referências bibliográficas automaticamente a partir de bases de dados ou do seu computador;
  • Facilitar o fichamento – anotações, resumos, comentários;
  • Formatar citações instantaneamente de acordo com as normas da ABNT, Vancouver ou outras;
  • Gerar automaticamente listas de referências – bibliografias.

O módulo Gerenciador de referências Zotero está dividido em duas partes:

Parte I – Reconhecimento

  • Exportação do Sabi+
  • Gerenciadores de referência
  • Importação para Zotero
  • Inclusão manual
  • Relacionamentos
  • Personalização de visualização
  • Sincronização e compartilhamento

Parte II – Organização e uso

  • Organização da biblioteca
  • Pastas, Etiquetas
  • Busca avançada
  • Duplicatas
  • Armazenamento e anexo
  • Extração de informações
  • Relatórios
  • Citação/Referências no editor de texto

Cada parte tem duração aproximada de 2h.

Apresentação

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Apresenta o Super 8 e os passos da pesquisa acadêmica (critérios para avaliação dos resultados de pesquisa; criação de estratégia de busca, uso de operadores booleanos e outros recursos). Oferece um panorama geral sobre bases de dados e portais de periódico e os gerenciadores de referências Mendeley e o Zotero.

Ao longo da vida acadêmica os alunos se deparam com o desafio de utilizar a literatura científica para a realização de seus trabalhos acadêmicos. Com tantos textos e bases de dados a pesquisar, o trabalho se apresenta como um desafio de montar um quebra-cabeça. Por isso é importante entender o funcionamento e a estrutura das bases de dados para não se perder na hora da pesquisa!

O módulo tem por objetivo auxiliar os estudantes nas etapas iniciais de suas pesquisas e apresenta:

  • Passos da pesquisa científica de acordo com o Super 8;
  • Estratégia de busca, operadores booleanos e outros recursos;
  • Critérios de avaliação dos resultados;
  • O que são e como os gerenciadores podem ajudar na elaboração de trabalhos acadêmicos;
  • Como exportar resultados de pesquisa das bases de dados para os gerenciadores;
  • Comparativo entre os gerenciadores Mendeley e Zotero.

A duração aproximada é de 2 horas.

Apresentação

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Apresenta o LUME e os mecanismos de busca e recuperação da informação e de navegação. Aborda, sucintamente, o que é acesso aberto e suas potencialidades para a comunicação científica.

Lume é o repositório de acesso às coleções digitais produzidas na UFRGS, como teses e dissertações, trabalhos de conclusão de curso de graduação (TCC), artigos, livros, patentes, recursos educacionais, entre outros documentos acadêmicos, científicos, artísticos e administrativos gerados na Universidade.

O módulo apresenta:

  • O que é o LUME, seus objetivos e sua organização.
  • O que é acesso aberto e onde o LUME se situa na Ciência Aberta.
  • Mecanismos de busca e recuperação da informação.
  • Navegação pelas comunidades e coleções.
  • Estatísticas de acesso e download de itens.
  • Criação de perfil de interesse.

A duração aproximada é de 1h.

Apresentação

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Apresenta as formas de acesso, cobertura, estratégias e tipos de busca, recursos e ferramentas do Portal de Periódicos da CAPES. Inclui exemplos de exportação de resultados da busca para gerenciadores de referência e capacita o usuário para o melhor uso dos recursos do Portal.

O Portal de Periódicos Capes é uma biblioteca virtual que conta com um vasto acervo de títulos de periódicos com texto completo, bases referenciais,  bases de patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O módulo apresenta:

  • Formas de acesso;
  • Cobertura;
  • Estratégias e tipos de busca;
  • Recursos e ferramentas do Portal;
  • Exportação de resultados para os gerenciadores Mendeley e Zotero.

A duração aproximada é de 2h.

Apresentação

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Apresenta as coleções de e-books disponíveis na UFRGS e dá instruções sobre o acesso remoto ou na rede UFRGS. Demonstra a busca e acesso aos e-books no catálogo SABi e em bases específicas. Apresenta as formas de visualização e salvamento e as principais funcionalidades das bases de e-books, com destaque para a plataforma Minha Biblioteca.

O Sistema de Bibliotecas da UFRGS (SBUFRGS) disponibiliza coleções de e-books a toda a comunidade acadêmica com o objetivo de garantir o acesso à informação. As coleções são dedicadas a diferentes áreas do conhecimento e podem ser acessadas através do site da biblioteca da unidade.

O módulo apresenta as diferentes bases de livros eletrônicas assinadas pela UFRGS, as forma de acesso e pesquisa.

A duração aproximada é de 2h.

Apresentação

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Apresenta a cobertura e as características da Pubmed, os tipos de busca, a elaboração de estratégias com operadores de pesquisa e filtros para refinar os resultados. Demonstra a criação de alertas, salvamento e exportação de resultados para gerenciadores de referências. Orienta o uso do vocabulário controlado MeSH e da ferramenta Clinical Queries.

O Pubmed é uma base de dados referencial, ou seja, apresenta as informações bibliográficas e resumo dos materiais que disponibiliza, eventualmente mostrando o link externo para o texto completo. A base abrange a literatura biomédica da Medline e áreas afins, além de fornecer acesso a outros sites relevantes e links para recursos de biologia molecular do National Center of Biotechnology Information (NCBI).

O módulo apresenta:

  • a cobertura e as características da PubMed;
  • os tipos de busca;
  • estratégias de busca com operadores de pesquisa;
  • filtros para refinar os resultados;
  • criação de alertas, salvamento e exportação de resultados em gerenciadores de referências;
  • Medical Subject Headings – MeSH e Clinical Queries.

A duração aproximada é de 2h.

Apresentação

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Apresenta a base de dados Scopus, seus tipos de busca específicos e opções para refinar a pesquisa. Orienta sobre a exportação de resultados para gerenciadores de referências e demonstra outras funcionalidades importantes da base como a comparação de títulos de periódicos e gráficos da produção de autores e instituições.

A Scopus é uma base de dados referencial, ou seja, apresenta as informações bibliográficas e resumo dos materiais que disponibiliza, eventualmente mostrando o link externo para o texto completo. Além disso, com a Scopus é possível fazer análise de citações, referências, ver índice h e outras métricas. O conteúdo da base é multidisciplinar e os tipos de materiais são artigos de periódicos, livros, capítulos de livros, revisões, anais de eventos etc.

O módulo apresenta:

  • o  acesso, a cobertura e as funcionalidades da Scopus,
  • os tipos de busca: document search, por autor, afiliação e avançada;
  • as estratégias de busca (operadores booleanos, truncagem, aspas etc),
  • opções para refinar a pesquisa;
  • comparação de títulos de periódicos,
  • gráficos da produção de autores e instituições.

A duração aproximada é de 2h.

Apresentação

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Apresenta o Super 8 e os passos da pesquisa; a base de dados referencial Web of Science (WOS); orientação para acesso via portal da capes na rede UFRGS e remoto; uso de operadores de pesquisa e elaboração de estratégias de busca na WOS; cadastramento de alertas e uso de relatórios de citação; exportação de resultados de pesquisa para gerenciadores de referências (Mendeley e Zotero).

A Web of Science (WoS) é uma base de dados referencial, ou seja, apresenta as informações bibliográficas e resumo dos materiais que disponibiliza, eventualmente mostrando o link externo para o texto completo. Além disso, com a WoS é possível fazer análise de citações, referências, ver índice h e outras métricas. O conteúdo da base é multidisciplinar e os tipos de materiais são artigos de periódicos, livros, capítulos de livros, revisões, anais de eventos etc.

O módulo apresenta:

  • os passos da pesquisa com o Super 8;
  • o  acesso via portal da capes na rede UFRGS e remoto;
  • a cobertura da Web of Science;
  • as funcionalidades;
  • as estratégias de busca (operadores booleanos, truncagem, aspas etc),
  • cadastramento de alertas;
  • relatórios de citação;
  • exportação de resultados de pesquisa para gerenciadores de referências (Mendeley e Zotero).

A duração aproximada é de 2h.

Apresentação

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Esse módulo é dividido em 2 partes. A primeira parte apresenta a relação entre a pesquisa bibliográfica e a produção científica de um pesquisador, seguindo os passos do Super8. Detalha ainda as questões relacionadas com a escolha dos canais de comunicação de uma pesquisa científica no que diz respeito: à qualidade/avaliação por pares; à indexação e recuperação em bases de dados (cobertura, algoritmos de ranqueamento, palavras-chave e ORCID); e à visibilidade digital (acesso aberto, pré-prints, dados abertos de pesquisa e rankings institucionais).

Este módulo é dividido em 2 partes.

A primeira parte está centrada no Passo 6 “Comunicar” do Super 8, tratando dos aspectos a serem considerados para escolha do canal de publicação de uma pesquisa, como segue:

  • qualidade e revisão por pares (e sua antítese, os periódicos predatórios)
  • indexação e recuperação em bases de dados (cobertura, algoritmos de ranqueamento, palavras-chave e ORCID)
  • visibilidade digital (acesso aberto, pré-prints, dados abertos de pesquisa e rankings institucionais).

A duração aproximada é de 2h.

Apresentação

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A segunda parte apresenta os diferentes padrões de publicação científica por área do conhecimento e detalha alguns dos indicadores de avaliação da produção científica mais utilizados no Brasil e no mundo para análise de periódicos (Fator de Impacto, SJR e Qualis CAPES), autores (Índice H) e artigos (metrias alternativas).

A segunda parte apresenta os diferentes padrões de publicação científica por área do conhecimento e detalha alguns dos indicadores de avaliação da produção científica mais utilizados no Brasil e no mundo para análise de:

  • periódicos (Fator de Impacto, SJR e Qualis CAPES);
  • autores (Índice H);
  • artigos (metrias alternativas).

A duração aproximada é de 2h.

Apresentação

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A Pivot (https://pivot.proquest.com) é uma ferramenta de descoberta de financiamento, que indexa editais do mundo todo para a captação de recursos para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esta base de dados possibilidade a identificação das fontes de financiamento pela indexação dos editais que aceitem candidaturas brasileiras institucionais ou individuais em todas as áreas do conhecimento.

Programa:

  • Criação da conta na Pivot
  • Cadastramento de alertas
  • Estratégia de busca de financiamento
  • Refinamento da lista de resultados

A duração aproximada é de 1h30.

Apresentação

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Apresenta a norma ABNT para formatação de Trabalhos acadêmicos (14724/2011) aplicada num modelo (template) e demonstra como utilizar o gerenciador de referências Mendeley para auxílio da inserção de referências e citações. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Mendeley.

As normas definem os padrões de apresentação de forma e conteúdo de TCCs, dissertações, teses, artigos científicos, relatórios etc. Ao elaborar o trabalho acadêmico, é necessário consultar as normas da ABNT ou as normas definidas por cada curso para saber qual a formatação exigida para o trabalho, como por exemplo, o tamanho da fonte do texto, o formato das referências e das fontes citadas, como apresentar uma tabela, como apresentar os elementos pré e pós-textuais (capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, referências etc).

Nesse módulo, o usuário será capacitado para aplicação da norma de trabalhos acadêmicos, utilizando um modelo, e para o uso do gerenciador de referências Mendeley para automatizar a inserção de citações e referências.

O módulo apresenta:

  • NBR 14724/2011 – Trabalhos acadêmicos
  • escopo;
  • estrutura do trabalho acadêmico;
  • apresentação gráfica: formato, margens, tamanho da fonte, espaçamento;
  • indicativo de seção, numeração progressiva, paginação, ordem dos elementos.
  • NBR 10520/2002: Informação e documentação – Citações em documentos;
  • NBR 6023/2002: Informação e documentação – Referências – Elaboração;
  • Gerenciador de referências Mendeley para automatizar a normalização de citações e referências.

A duração aproximada é de 3h.

Apresentação

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Apresenta a norma ABNT para formatação de Trabalhos acadêmicos (14724/2011) aplicada num modelo (template) e demonstra como utilizar o gerenciador de referências Zotero para auxílio da inserção de referências e citações. Para melhor aproveitamento do conteúdo é indicado que o participante já tenha feito o módulo de Zotero.

As normas definem os padrões de apresentação de forma e conteúdo de TCCs, dissertações, teses, artigos científicos, relatórios etc. Ao elaborar o trabalho acadêmico, é necessário consultar as normas da ABNT ou as normas definidas por cada curso para saber qual a formatação exigida para o trabalho, como por exemplo, o tamanho da fonte do texto, o formato das referências e das fontes citadas, como apresentar uma tabela, como apresentar os elementos pré e pós-textuais (capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, referências etc).

Nesse módulo, o usuário será capacitado para aplicação da norma de trabalhos acadêmicos utilizando um modelo para Microsoft Word ou LibreOffice Writer e o gerenciador de referências Zotero para automatizar a inserção de citações e referências.

O módulo de Trabalho Acadêmico com Zotero está dividido em duas partes:

Parte I

  • Oito passos da pesquisa
  • Passo Sintetizar e Produzir
  •  Normalizar (por quê? como?)
  •  Inserir
    • citações
    • tabelas
    •  ilustrações

Parte II

  • Estrutura do trabalho acadêmico
  • Pré-textuais: preencher e gerar
  • Textuais: formatar
  • Pós-textuais: incluir e gerar
    • referências
    • apêndice
    • anexo

Cada parte tem duração aproximada de 2h.

Apresentação

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