Escritório de Sustentabilidade da UFRGS inaugura Livraria Solidária

Iniciativa integra também o projeto Geladeiras Literárias

Espaço está localizado em frente à Biblioteca Central, na Reitoria – Foto: Rochele Zandavalli

O térreo do prédio da Reitoria, no Campus Centro, abriga desde a manhã desta segunda-feira, 9, a Livraria Solidária, uma iniciativa do Escritório de Sustentabilidade da UFRGS em parceria com o sistema de bibliotecas da Universidade. No espaço, serão arrecadados livros junto à comunidade universitária para doação ao projeto Redes de Leitura – Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul. Outro objetivo da ação é possibilitar a troca direta entre os leitores, com o intuito de garantir uma maior circulação de livros e de realizar uma discussão sobre o consumo na sociedade contemporânea. A ideia surgiu depois do sucesso da Loja Solidária, montada no mesmo espaço com uma estrutura para doação de roupas e agasalhos. Conforme Andrea Loguércio, diretora do Escritório de Sustentabilidade, a Livraria Solidária ficará instalada na Reitoria até abril de 2020 e nos próximos meses será levada a outras unidades do sistema de bibliotecas da Universidade. Loguércio acrescentou ainda que a ideia é divulgar a “lista de desejos” das bibliotecas comunitárias que receberão as obras, para que também sejam doados livros de acordo com as necessidades dessas comunidades. O ‘Redes de Leitura’ reúne bibliotecas comunitárias como ‘Aninha Peixoto’ (Rubem Berta/Santa Rosa – Porto Alegre), ‘Girassol’ (Sarandi – Porto Alegre) e ‘Marginal Ilha do Saber’ (Eldorado do Sul), entre outras. A diretora da Biblioteca Central, Letícia Strehl, salientou que por meio da Livraria Solidária a UFRGS se aproxima das bibliotecas comunitárias, que representam uma reação cidadã das próprias comunidades, empenhadas em construir seus próprios destinos.

O Escritório de Sustentabilidade também está à frente do projeto “Geladeiras Literárias”, que consiste na disposição de geladeiras espalhadas pelos espaços da Universidade para promover a troca de livros. A iniciativa já conta com seis unidades que receberam intervenções artísticas a partir de uma parceria com o Departamento de Difusão Cultural da UFRGS (DDC).

Presente na inauguração da Livraria Solidária, a vice-reitora Jane Tutikian manifestou sua satisfação com o projeto por se somar a outras tantas ações que a UFRGS realiza levando cultura e conhecimento para a sociedade, uma das missões da Universidade.

http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/escritorio-de-sustentabilidade-da-ufrgs-inaugura-livraria-solidaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *