Livraria Solidária


O objetivo da Livraria Solidária é estabelecer, em parceria com o Sistema de Biblioteca da UFRGS e Secretária de Comunicação, um local de recepção de doações de livros, didáticos e de literatura em geral, que serão posteriormente destinados às bibliotecas comunitárias integrantes da Rede de Literatura – Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul, bem como possibilitar a troca direta entre os leitores.

O projeto objetiva estimular o contato do leitor com os livros, despertar e incentivar o interesse pela leitura e facilitar o acesso ao livro, contribuindo na formação de leitores, tanto daqueles leitores que tem nas Bibliotecas Comunitárias uma oportunidade de contato com os livros como de enriquecimento cultural, quanto da própria comunidade acadêmica que vai poder trocar livros entre si, conhecendo novos autores e estilos de literatura. Por outro lado, a Rede de Bibliotecas comunitárias, beneficiária das futuras doações, é um projeto criado em 2008, com o objetivo de promover a leitura e o prazer em ler, por meio do fortalecimento de bibliotecas comunitárias situadas em instituições sociais nas comunidades de Porto Alegre e que propõe a articulação de redes de apoio e incentivo oferecendo melhores condições de atendimento nas bibliotecas das comunidades e estimulando o prazer da leitura.

GELADEIRAS LITERÁRIAS

As seis geladeiras -freezer transformados em “geladeiras literárias” em parceria com a equipe do Setor de Oficinas de Produção da SUINFRA /UFRGS e do Centro Cultural da Universidade. Tais equipamentos, oriundos de diferentes setores da Universidade, tiveram seu motor e prateleiras internas retirados, sendo substituídos por prateleiras em mdf a fim de que passem a ser usados como prateleiras para livros. Após essa modificação, as geladeiras foram customizadas numa Oficina de grafite a ser realizada pelo Centro Cultural como uma das atividades do dia da Cultura (07/12/19) e foram alocados em diferentes locais da Universidade (proximidades do HUB TUA UFRGS no Campus Centro e no Campus do Vale, área coberta do RU do Campus da Saúde, área coberta no Campus Olímpico, área coberta do RU-06 no Campus do Vale e área coberta no Campus Litoral).

Projetos similares têm sido desenvolvidos em outras instituições e em diferentes cidades do país como uma iniciativa do incentivo à leitura e à troca de livros. Os primeiros livros serão arrecadados por doação da comunidade universitária e serão, preferencialmente, obras literárias como um incentivo ao hábito da leitura não-acadêmica por universitários.

OUTROS LOCAIS DE DOAÇÃO

Além da Biblioteca Solidária, espaço que ficará instalado no Saguão da reitoria, a partir do início de 2020 teremos pontos de recepção de doações nas bibliotecas setoriais da UFRGS em todos os campi. Quanto aos espaços de troca de livros, serão instaladas as geladeiras literárias em todos os campi também.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *