Marilena Assis ministra aula no Laboratório de Tecnologia Assistiva

Marilena Assis, professora da sala de recursos da Rede Pública Estadual e Municipal em Porto Alegre, na manhã do dia 25 de abril, ministrou uma aula como professora visitante na disciplina Acessibilidade e Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva (EDU03085), no Laboratório de Tecnologia Assistiva Maria Montessori da Faculdade de Educação – FACED/UFRGS.

Ao longo da disciplina Acessibilidade e Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva ministrada no Laboratório Maria Montessori sala 309 da Faculdade de Educação são abordados diverso tópicos  relacionados ao uso tecnologias nos processos de inclusão escolar.

A professora Marilena Assis, proporcionou aos alunos da disciplina uma aula expositiva sobre recursos tecnológicos de baixo custo para o ensino de Braile e de matemática, além de outras possibilidades.

Utilizando materiais de baixo custo e materiais recicláveis como caixas de ovos e embalagens para remédios, Marilena Assis apresentou recursos didáticos desenvolvidos por ela ao longo de sua carreira no magistério, que auxiliam na aprendizagem de Braile e de matemática.

A importância da utilização de recursos táteis, de acordo com a professora, desenvolve habilidades motoras e sensoriais importantíssimas no aprendizado principalmente de pessoas com deficiência visual.