Oficina de brinquedos acessíveis

Durante a manhã de quarta feira, 6 de junho, o Laboratório de Tecnologia Assistiva Maria Montessori, Faculdade De Educação da UFRGS  recebeu a visita do projeto  Mil Brinquedos, coordenado pelo  o professor Eduardo Cardoso, do curso de Design da UFRGS.,  em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão – ESTG do Instituto Politécnico de Leiria.

A oficina, ministrada pelos alunos Vinícios Marra e Lucas Rufino, do curso de graduação em Design de Produtos, fez parte das atividades curriculares da disciplina EDU3085 – Acessibilidade e Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva na qual alunos de Pedagogia e outras Licenciatura tiveram a oportunidade de vivenciar uma prática de adequação de brinquedos  eletrônicos para crianças com deficiência motora e/ou intelectual. A proposta utiliza recursos e equipamentos de baixo custo e brinquedos eletrônicos, que são adaptados para que o acionamento destes seja da maneira acessível.

Ao longo da manhã os alunos tiveram a oportunidade de desmontar os brinquedos, conectar cabos e botões , executar algumas soldas e montar os brinquedos com a adaptação para acessibilidade.

Os brinquedos adaptados serão doados para instituições que necessitem de brinquedos com este tipo de tecnologia. Participaram da oficina também alunos dos programas de pós-graduação PGIE e PPGEDU além de duas professoras de escolas públicas da grande porto alegre.

O “Projeto Mil Brinquedos, mil sorrisos” já fez a entrega de diversos brinquedos adaptados à comunidade escolar, proporcionando  alegria e interesse em 2017 e agora contará também com a parceria da Faculdade de Educação, a partir do Grupo TEIAS-Acessibilidade e Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva para aumentar o número de brinquedos adaptados…mil brinquedos…mil sorrisos