Pitaia

Proposta Inovadora de Tecnologia Assistiva para Inclusão e Aprendizagem (PITAIA) em Ciências para alunos com deficiência na comunicação

Este projeto de pesquisa tem por objetivo desenvolver um Ambiente de Ensino Tridimensional Tangível (AETT) voltado ao Ensino de Ciências com uso integrado de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) em Interfaces Interativas Tangíveis (IIT), robóticas e de Realidade Virtual (RV) que propicie processos de construção de conceitos científicos com crianças com deficiência na comunicação, matriculadas nos anos finais do ensino fundamental da educação básica.

A temática principal deste projeto insere-se na Tecnologia Assistiva (TA) com enfoque nos estudos sobre robótica, RV e IIT que aliadas à CAA ampliem as possibilidades de comunicação e aprendizagem de conceitos científicos para sujeitos com deficiência na comunicação.

Grupos participantes

  • Grupo de Pesquisa TEIAS – Núcleo Emergente em Tecnologia Assistiva – Tecnologia na Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade/UFRGS
  • GCAR – Grupo de Controle, Automação e Robótica/UFRGS
  • Grupo Herpetologia/UFRGS
  • Grupo de Pesquisa em Sistemas de Informação do Instituto Federal Catarinense – IFC/SC
  • Grupo de Pesquisa Educação Científica e Tecnológica na Formação Profissional/IFC-CAM
  • Grupo TAOS3 – Pesquisa e Aplicação de Tecnologias de Agentes, Ontologias e Simulação de Sistemas Sociais/Unisinos

Objetivos/Metas

Eixo Educacional:
  • ME1. Identificar objetivos e conteúdos de Ensino de Ciências que serão alvo do projeto e adaptar às necessidades de comunicação e de interfaces
  • ME2. Mediar o Ensino de Ciência, sob a perspectiva do tema transversal de Educação Ambiental/Meio Ambiente
  • ME3. Integrar e Analisar Recursos e Estratégias de Comunicação Alternativa no processo educativo com AETT;
  • ME4. Analisar o processo de formação de conceitos científicos que emerge na ação mediadora com a solução tecnológica proposta (AETT e CAA)
Eixo Tecnológico:
  • MT1. Prototipar a produção de uma mesa interativa tangível;
  • MT2. Prototipar os dispositivos robóticos adaptáveis para acoplamento em objetos do mundo real;
  • MT3. Prototipar os elementos necessários para a interface natural através da interpretação de poses, gestos e comandos de voz utilizando dispositivos não-convencionais de interação como MS Kinect e outros similares;
  • MT4. Projetar os cenários bidimensionais e tridimensionais e seu elementos para compor os ambientes educacionais colaborativos;
  • MT5. Prototipar o ambiente virtual imersivo com os elementos e cenários produzidos no objetivo anterior
  • MT6. Integrar, aplicar e validar o ambiente AETT através do ensino de ciências com o público-alvo
Metas de Gestão do Projeto:
  • MG1. Gestão da comunicação entre os participantes do projeto
  • MG2. Gestão da documentação gerada pelo projeto
  • MG3. Gestão físico/financeira da execução do projeto