Projetos Finalizados

TAC – Access Tecnologias de Apoio à Comunicação a partir de Interfaces acessíveis e multimodais para pessoas com deficiência e diversidade

A comunicação humana é uma das práticas culturais mais importantes dos seres humanos que de forma geral se efetiva na linguagem e impacta no seu desenvolvimento, seja cognitivo, seja social e cultural. Por este motivo, a comunicação é de vital importância para o processo de inclusão social. Neste contexto, os grupos de pesquisa TEIAS e EATCO convergem para desenvolver e investigar soluções tecnológicas, que inseridas em ambientes socioculturais impactem no desenvolvimento humano, especialmente com enfoque da comunicação humana com o objetivo de inclusão social. O presente projeto tem como objetivo contribuir para o avanço e difusão do conhecimento em áreas relacionadas com uso de tecnologias para a promoção da inclusão social e cognitiva de pessoas com deficiência e em situação de diversidade. No final do projeto, deseja-se disponibilizar um portal baseado na WEB bi-nacional para apoio a pesquisa cooperativa e colaborativa da rede, que dê conta da complexidade do domínio abordado (do nível de conhecimento e perfis dos alunos e da diversidade de material produzido) e na publicação de um livro relatando os conhecimentos e experiências envolvidas.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Cooperação.

Período: 2013 – 2015.


OBAA-MILOS – Infraestrutura Multiagente para Suporte de Objetos de Aprendizagem

O projeto tem como objetivo criar as bases tecnológicas que permitam efetivar a adoção da proposta de metadados de objetos de aprendizagem OBAA como o futuro padrão nacional para objetos de aprendizagem. Isto inclui: a) o projeto e implementação de ferramentas tecnológicas de apoio ao padrão para, por exemplo, utilização, compatibilização, verificação; b) a elaboração e publicação de melhorias, correções, adições e atualizações do padrão, além da geração de conteúdos e materiais baseados no padrão.

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos – Bolsa.

Início: 2010.


PROESP-Capes – Políticas de Educação Especial e Inclusão Escolar

Este projeto configura-se como um plano articulado de trabalho em pesquisa e formação que congrega diferentes projetos. Os objetivos gerais são descrever e analisar a gestão das políticas de inclusão escolar em municípios do Rio Grande do Sul, com ênfase nas composições realizadas para a oferta do atendimento educacional, na formação docente relativa à escolarização dos alunos com necessidades educacionais especiais, além de constituir propostas de intervenção que favoreçam a inclusão escolar.

Período: 2009 – 2012.


OBAA – Objetos de Aprendizagem Baseados em Agentes

Desenvolver objetos de aprendizagem interativos que operem tanto na web quanto na plataforma de TV Digital, propondo uma abordagem que permita a construção de objetos de aprendizagem baseados em agentes. O principal resultado deste projeto foi a proposição de um padrão brasileiro para objetos de aprendizagem multiplataforma.

Período: 2008 – 2009.


MEDIATEC – Mediação Tecnológica para apóio ao Professor Online

Na atualidade o uso de plataformas web dedicadas ao ensino seja este presencial ou a distância é amplamente disseminado. Essa situação gera novas necessidades para o professor, que precisa manter um acompanhamento da aprendizagem dos seus alunos dentro dos ambientes virtuais. Por outro lado, é amplamente aceito que a mediação é uma parte fundamental de qualquer processo educativo. Bons professores realizam mediações de qualidade e garantem um bom sucesso dos processos educativos em geral. Mas, estes processos costumam ser implícitos e até certo ponto intuitivos. O projeto Mediatec pretende investigar de que forma a mediação do professor pode ser compartilhada por uma mediação tecnológica que alivie a carga do professor e contribua no processo de apropriação de conhecimentos.

Período: 2007 – 2010.


Inclusão e Redes Sociais de Adultos Idosos no Ciberespaço

Busca-se investigar de que forma processos sócio-cognitivos se evidenciam nas interações que sujeitos idosos estabelecem em redes sociais suportados pelas TIC’s (comunidades virtuais) focando especialmente na analise da conformação e configuração de tais redes sociais e nas limitações que interfaces digitais configuram, em termos de acessibilidade, para participação dos idosos em tais comunidades.

Período: 2009 – 2012.


Blogs como ferramentas de socialização e de inclusão para as Pessoas com Necessidades Especiais

Teve como objetivo identificar e analisar as alternativas de acessibilidade digital e inclusão social de PNE (de tipo motor, auditivo, visual e cognitivo) através de blogs. Pretende-se investigar de que maneira se estrutura a rede social de relacionamentos dos PNE através dos blogs, de modo a destacar o potencial de socialização representado por essa ferramenta para pessoas que apresentam algum tipo de necessidade especial que interfira em sua vida social. O projeto se justifica em termos do crescente número de leis que vem sendo aprovadas e que concernem à inclusão social de PNE, bem como com a popularização dos blogs como ferramentas de comunicação disponíveis na Internet.

Período: 2007 – 2009.


CATEDRA UNESCO – Desenvolvimento e Difusão de Novas Tecnologias para a Educação

Descrição: O projeto tem como objetivo ampliar o Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), um centro de excelência na difusão de tecnologias educacionais e pesquisa, desenvolvendo soluções de tecnologia integrada que capacita aplicações eficientes e de custos efetivos em escolas e universidades. Dentro da responsabilidade deste empreendimento, o Cinted colaborará no melhoramento da qualidade de ensino e aprendizagem, expandindo o acesso à educação para um maior número de estudantes brasileiros, latino-americanos e africanos. Nesse contexto, o projeto está alinhado com os objetivos estratégicos correntes da UNESCO que enfatiza o aumento do acesso universal de informação e conhecimento, suporte à criação de conhecimento, aquisição e compartilhamento, e a promoção de educação digital para todos. O projeto será estruturado em quatro principais linhas de pesquisa, cada qual contendo temas de pesquisa que, juntos, irão reforçar os principais objetivos do projeto para promover melhores padrões de educação e a expansão de fronteiras na educação. Com a conexão de pesquisadores de diferentes instituições, este projeto pretende endossar iniciativas focadas em práticas de aprendizagem através do uso de informações diferentes e a tecnologia de comunicação para o melhoramento da educação.

Período: 2007 – 2010.