Teias

O núcleo de pesquisa TEIAS – Tecnologia em Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade – busca a construção de conhecimento multidisciplinar sobre as relações homem-sociedade-tecnologia com ênfase na aprendizagem ao longo da vida. Investiga o entrelaçamento da Educação, Tecnologia e Inclusão com ênfase no uso de tecnologias na educação para a promoção de processos inclusivos.

O grupo é constituído por pesquisadores vinculados à Linha de Pesquisa Educação Especial e Processos Inclusivos do PPGEdu/UFRGS e da linha Informática na Educação do PPGIE/UFRGS.

Objetivos do Núcleo de Pesquisa

  • Constituir um espaço para debate, reflexão e construção de conhecimento multidisciplinar sobre as relações homem-sociedade-tecnologia com ênfase na aprendizagem ao longo da vida.
  • Desenvolver pesquisas individuais ou coletivas, buscando a produção de conhecimento na área da educação mediadas por tecnologias em sintonia com as temáticas: deficiências e necessidades educativas, inclusão escolar e social, tecnologias assistivas, aprendizagem com tecnologias nos processos sociais.
  • Planejar e oferecer atividades de divulgação e formação vinculadas à pesquisa e à extensão universitária;
  • Desenvolver tecnologias visando a inclusão e aprendizagem, propor e qualificar estratégias de mediação com tecnologias e inovar em processos de aprendizagem com tecnologias visando a inclusão.
  • Divulgar a produção de conhecimento da área de interesse do grupo favorecendo a interlocução entre pesquisadores e estudiosos de diferentes contextos.