Maio Vermelho

Campanha com o objetivo de incentivar que a população fique atenta a sinais de lesões bucais e que profissionais de saúde ampliem as discussões sobre o assunto.

O que é?

O Maio Vermelho é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de boca. A campanha é alusiva ao dia 31 de maio, instituído pela Lei Estadual 12.535/06  com o Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, marco para que a população fique atenta a sinais de lesões na cavidade bucal e para que profissionais de saúde ampliem as discussões sobre diagnóstico e tratamento da doença. Pensando nisso, durante o mês de maio e junho, as as equipes do Maio Vermelho, do TelessaúdeRS-UFRGS e convidados irão promover o Seminário de Câncer de Boca: Projeto Maio Vermelho. 

Programação

Em todas as quartas-feiras, às 18h, a partir do dia 05 de maio até o dia 30 de junho, dentistas, médicos, estudantes da área da saúde e pesquisadores irão discutir a respeito do objetivo geral da campanha estadual e também sobre a atuação profissional diante dos casos confirmados. Dessa forma, ao todo, serão realizados 9 encontros, que ocorrerão em formato de lives transmitidas no canal do YouTube do TelessaúdeRS-UFRGS, as quais serão gravas e disponibilizadas para visualização posteriormente na plataforma Moodle no formato de módulos semanais. Ao longo dos encontros e após a disponibilização das lives, os alunos poderão ter acesso a questionários sobre os assuntos abordados nas transmissões, que depois de completos, darão a possibilidade de emissão de certificado de conclusão com carga horária (15h). 

Dentre os palestrantes confirmados estão o professor do curso de Odontologia da UFRGS e Teleconsultor do TelessaúdeRS, Vinicius Coelho Carrard; Marco Antonio T. Martins, doutor em Diagnóstico Bucal pela USP e professor da UFRGS; Alan Roger Santos Silva, doutor em Patologia e professor de Diagnóstico Oral pela UNICAMP ; Juliana Romanini, doutora Estomatologista da SMS_PMPA; Michelle Roxo Gonçalves, especialista em Estomatologia e Saúde Pública pela UFRGS e teleconsultora do TelessaúdeRS; Virgílio Gonzales Zanella, médico de cirurgia e pescoço no Complexo Hospitalar Santa Casa; Adriana Corsetti, professora da Faculdade de Odontologia pela UFRGS e Tiago Herpich, cirurgião-dentista, Mestrando em Odontologia/Estomatologia pela UFRGS.

Os assuntos a serem discutidos ao longo dos encontros serão relacionados à história do Projeto Maio Vermelho, à participação do dentista no processo de cessação do tabagismo, e também, ao serviço EstomatoNet oferecido pelo TelessaúdeRS para o diagnóstico de doenças bucais. Além disso, os palestrantes irão trazer suas contribuições a respeito do diagnóstico, do tratamento e da conduta profissional diante dos casos confirmados de câncer bucal. 

Os encontros serão gratuitos, com necessidade de inscrição prévia apenas para aqueles que desejam obter certificado de conclusão do seminário. Mais detalhes podem ser conferidos na plataforma Moodle do TelessaúdeRS e nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram: @telessauders ou no Instagram do Projeto Maio Vermelho @projetomaiovermelho).

Conheça nossas demais Campanhas, o Calendário Nacional de Saúde e fique por dentro de tudo que acontece durante o ano todo.

Conheça nosso calendário Conhecer