O que é o RegulaSUS?

RegulaSUS é um projeto desenvolvido pelo TelessaúdeRS, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é possibilitar a milhares de pessoas um atendimento mais ágil e qualificado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Porque o RegulaSUS é importante?

Um dos grandes problemas do SUS é o tempo de espera para consulta especializada. Alguns pacientes esperam anos para conseguir uma consulta. O RegulaSUS foi desenvolvido para diminuir o tempo de espera para consulta especializada, priorizar o atendimento para os pacientes mais graves e resolver boa parte dos problemas de saúde das pessoas em seu próprio município de residência.

Como fazemos isso?

Desenvolvemos protocolos de encaminhamento para identificar na lista de espera os pacientes que com certeza precisam da consulta especializada, e agilizamos a marcação dos casos mais graves. Além disso, para boa parte dos encaminhamentos nós promovemos uma discussão entre o médico assistente (responsável por cuidar do paciente) e um dos médicos da nossa equipe (essa discussão é chamada de teleconsultoria). Com esse trabalho em conjunto com os médicos da Atenção Primária à Saúde é possível evitar deslocamentos desnecessários e diminuir o tempo de espera dos pacientes para um melhor manejo de seus problemas de saúde.

O que são os protocolos de encaminhamento?

Os protocolos são desenvolvidos para as condições de saúde mais comuns para cada especialidade médica ou odontológica, e tem por objetivo definir os limites entre os cuidados prestados na Atenção Primária à Saúde e nos outros níveis de atenção. Cada protocolo é dividido em duas partes:

  1. Condições clínicas daquele problema em saúde que necessariamente devem consultar em um serviço ambulatorial especializado;
  2. Quais são as informações que o médico/odontólogo assistente deve fornecer para justificar o encaminhamento de seu paciente.

Além dos protocolos em uso no Rio Grande do Sul, também desenvolvemos junto com o Ministério da Saúde vários protocolos para uso em todo o Brasil, que podem ser acessados abaixo.

Quais são as especialidades médicas e odontológicas do RegulaSUS?

As especialidades que atualmente estão contempladas no projeto RegulaSUS são Endocrinologia, Nefrologia, Urologia, Pneumologia, Cirurgia Torácica, Neurologia, Neurocirurgia, Reumatologia, Infectologia, Estomatologia, Ginecologia, Obstetrícia (Pré-Natal de Alto Risco), Mastologia e Cardiologia.

E os resultados

O projeto, desenvolvido há pouco mais de dois anos, já tem importantes resultados. Reduzimos a fila de espera dos pacientes da Endocrinologia de 7269 para 3508 (redução de 52%) de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2016. No mesmo período a redução na Nefrologia foi de 551 para 342 (38% de redução), na Pneumologia de 3650 para 1421 (59% de redução), na Neurologia de 5087 para 3818 (25% de redução), e na Estomatologia de 329 para 94 (71% de redução).

As teleconsultorias tem se mostrado muito efetivas. Em média, a cada 3 teleconsultorias que discutimos com os médicos ou odontólogos da Atenção Primária à Saúde, conseguimos auxiliar o manejo clínico de dois pacientes sem a necessidade de encaminhamento para consulta presencial.

Confidencialidade e Segurança dos Dados

Todas nossas teleconsultorias por telefone são gravadas com objetivo de garantir a segurança e qualidade de nossas ações. O TelessaúdeRS/UFRGS garante a confidencialidade e segurança dos dados de todas as teleconsultorias. Consulte aqui a Política de Privacidade do TelessaúdeRS/UFRGS completa: http://www.ufrgs.br/telessauders/sobre-o-telessauders/leis-e-normas/politica-de-privacidade-do-telessaudersufrgs/

Como funciona o processo de encaminhamento para consulta especializada?

Você é médico no interior do Estado e não sabe o que acontece com seu encaminhamento para consulta especializada para Porto Alegre? Você é um paciente e está à espera de uma consulta especializada?

Confira por quais caminhos andam essa solicitação. Mais do que isso, veja como é possível diminuir esse tempo de espera, ou até resolver esse problema de saúde no seu próprio município.

Os médicos da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (postos e unidades básicas) necessitam, em alguns casos, encaminhar pacientes para consultas especializadas. Muitas vezes, entretanto, ficam sem ter informações sobre o que acontece com aquela solicitação de encaminhamento.

Criamos um infográfico para mostrar o que ocorre quando um médico do interior do Rio Grande do Sul solicita uma consulta especializada para atendimento em Porto Alegre. A figura descreve as várias etapas do fluxo do encaminhamento. Revela como o trabalho feito pelo RegulaSUS beneficia os pacientes do interior, fazendo com que boa parte de seus problemas de saúde seja resolvida no seu município. Ou, quando isto não é possível, agilizando o atendimento presencial para esses pacientes.

O RegulaSUS é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) e o TelessaúdeRS-UFRGS. Desde 2013 foram realizadas mais de 30 mil teleconsultorias entre médicos do interior do Estado e médicos consultores que integram a equipe do TelessaúdeRS-UFRGS. Milhares de pacientes conseguiram sair da lista de espera e ter seu diagnóstico confirmado ou seu tratamento iniciado. Outros milhares de pacientes tiveram o atendimento em serviço especializado agilizado. Como resultado desse trabalho, hoje, em diversas especialidades médicas, não há mais fila de espera para consulta de pacientes do interior para Porto Alegre.

O canal 0800 644 6543 está disponível para todos os
médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde do
Brasil. Esperamos sua ligação.

Protocolos do Estado do Rio Grande do Sul

Cardiologia

Material de Apoio

Cirurgia Torácica

Endocrinologia

Material de Apoio

Estomatologia

Material de Apoio

 

Gastroenterologia

Material de Apoio

Genética

Ginecologia


Material de Apoio

Hematologia

Infectologia

Material de Apoio

Mastologia

Nefrologia

Material de Apoio

Neurocirurgia

Material de Apoio

Neurologia

Material de Apoio

 

Obstetrícia

Ortopedia

Pneumologia

Material de Apoio

 

Proctologia

Psiquiatria

Material de Apoio

Reumatologia

Material de Apoio

Urologia


Material de Apoio