O EstomatoNet é um serviço de telediagnóstico para doenças que se manifestam como lesões na boca. O objetivo do EstomatoNet é dar suporte aos profissionais de saúde no que diz respeito ao diagnóstico e manejo de lesões bucais, evitar encaminhamentos desnecessários e diminuir o tempo de espera para consulta em serviço especializado para os casos de alto risco para neoplasia. Esse projeto é realizado pelo TelessaúdeRS/UFRGS, com financiamento e apoio da SES-RS e Ministério da Saúde.

Quem pode solicitar o exame?

Todos os dentistas e médicos que atuam na APS/AB no Rio Grande do Sul.

Como faço para solicitar?

Baixe o Tutorial de Solicitação de Diagnóstico em Estomatologia e siga o passo a passo. Durante a consulta com o paciente, é fundamental você tirar a(s) foto(s) da lesão e preencher o formulário de solicitação de Estomatologia. Depois disso, é só criar uma solicitação de teleconsultoria por texto na Plataforma de Telessaúde e preencher os dados conforme o tutorial. Para validar o pedido do telediagnóstico, é fundamental anexar junto da solicitação de teleconsultoria o formulário de solicitação de Estomatologia e a(s) foto(s) da(s) lesão(ões). Você encontra todos esses documentos aqui do lado.

Como funciona?

Depois do pedido de telediagnóstico, os dados referentes ao caso são avaliados pela equipe de especialistas da equipe do Estomatonet. Essa equipe emitirá um laudo, que estará disponível em até 72 horas. Nesse laudo será indicado o diagnóstico mais provável, possíveis diagnósticos diferenciais e sugestões de conduta. Para acessar o laudo é fácil, é só entrar no seu perfil na plataforma de Telessaúde.