O RespiraNet é o primeiro serviço no Brasil de telediagnóstico para Doenças Respiratórias Crônicas (DRC) por meio do exame de espirometria. A população do Rio Grande do Sul (RS) tem acesso gratuito ao exame de espirometria desde setembro de 2013, quando o primeiro espirômetro foi instalado na cidade de Santa Rosa. Em dezembro de 2014 o projeto passou a abranger todo o estado. O objetivo do RespiraNet é facilitar o acesso dos usuários ao exame e melhorar o manejo e acompanhamento das DRC. Esse projeto é realizado pelo TelessaúdeRS/UFRGS através da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS) e Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Quem pode solicitar o exame?

Todos os médicos que atuam na APS/AB no Rio Grande do Sul.

Tem idade mínima para realizar o exame?

Sim, o nosso aparelho de espirometria é indicado para crianças a partir de 6 anos de idade.

Onde é feito o exame?

Estão disponíveis oito espirômetros para realização de exames de espirometria em todo o Estado. Estão em funcionamento os espirômetros alocados em:

Santa Rosa (Macrorregião Missioneira), Porto Alegre (Macrorregião Metropolitana), Gravataí (Macrorregião Metropolitana II), Santa Cruz do Sul (Macrorregião Vales), Passo Fundo (Macrorregião Norte), Caxias do Sul (Macrorregião Serra), Alegrete (Macrorregião Centro-oeste) e Pelotas (Macrorregião Sul).

Como faço para solicitar?

Acesse a Plataforma de Telessaúde e efetue seu login. Caso você ainda não esteja cadastrado, clique aqui. Acesse a Caixa de Entrada, clique em Nova Solicitação e selecione Telediagnóstico. O preenchimento de todos os dados é essencial para a validação do pedido e elaboração do laudo. Se ficar com dúvida de como solicitar, acesse o tutorial de solicitação clicando aqui.

Como funciona?

Depois que o médico realiza a solicitação, a equipe do projeto RespiraNet telefona para o paciente para marcar a espirometria de acordo com o município sede. Após a realização do exame, ele é interpretado por médicos do serviço de pneumologia do HCPA. O laudo estará disponível na Plataforma de Telessaúde.

Em caso de dúvidas entre em contato conosco. Telefone: (51) 3308 2089
E-mail: telediagnostico-tsrs@telessauders.ufrgs.br