Todas as Notícias

Seleção para bolsista servidore e de pós-graduação em psicologia

Confira os processos seletivos abertos:

Bolsista de Pós-Graduação com graduação concluída em Psicologia.

Interessados deverão enviar o Currículo Lattes (com telefone para contato) para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 28/10/2018, colocando no assunto PSB 26/2018-Psicologia

Confira o edital aqui

Bolsista pesquisador com vínculo empregatício no HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre com graduação em medicina e residência médica nas seguintes áreas: Cardiologia, ou Neurologia, ou Urologia, ou Pneumologia, ou Oncologia, ou Ortopedia ou Pediatria.

Interessados deverão enviar o Currículo Lattes (com telefone para contato, CPF e nº SIAPE) para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 28/10/2018, colocando no assunto Bolsista Pesquisador

Confira o edital aqui

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Agenda de webpalestras de outubro – suicídio e nova rotulagem

Confira a agenda de Webpalestras que serão realizadas neste mês de outubro.

Título: Nova rotulagem nutricional: esclarecimentos para população
Data: 18/10/2018
Hora: 18h
Palestrante: Raquel Canuto – Nutricionista , Professora do Departamento de Nutrição da UFRGS.

Título: Suicídio: prevenção, avaliação de risco e manejo.
Data: 24/10/2018
Hora: 18h
Palestrantes/participantes: Giovanni Abrahão Salum Junior – Médico, Coordenador de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre .
Público-alvo: Profissionais da Atenção Primária à Saúde.
Objetivo: Discutir sobre a temática do suicídio e relacionar com o cuidado em saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS).
Tópicos abordados:
  – avaliação de risco;
  – prevenção;
  – manejo.

As transmissões serão feitas pela nossa página do Facebook e  canal do Youtube, basta acessar as páginas no horário marcado.

Os participantes que responderem a pesquisa de satisfação após as transmissões, receberão certificado em até 15 dias.

Para assistir no Youtube, clique aqui.

Para assistir no Facebook, clique aqui.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo seletivo aberto para bolsista de desenvolvimento web e mobile

Estamos com processo seletivo aberto na Equipe de Tecnologia da Informação, nas áreas de Desenvolvimento Web e Mobile. A bolsa é para alunos regularmente matriculados em Ciência da Computação, ou Sistemas de Informação, ou Engenharia da Computação ou correlato e estar  entre o 2º e o 6º semestre.

Interessados deverão preencher o Requerimento de Inscrição disponível aqui e enviar para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 21/10/2018, colocando no assunto PSB24/2018 DEV

Para mais informações ligar (51) 3308-2160 / 3308-2092 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).

Confira o Edital.

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Visita Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Na sexta-feira (05/10) recebemos a visita de membros do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Durante a visita foram apresentados os resultados do TelessaúdeRS-UFRGS, além das ações que tem como objetivo qualificar o Sistema Único de Saúde (SUS) e diminuir as filas de espera para especialistas.

Estiveram presentes:  Dr. José Augusto Alves Ottaiano, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Dr. Cristiano Caixeta Umbelino (Secretário Geral), Dr. João Neves de Medeiros (Assessor da Comissão CSS.S), Dr Roberto Padilha (Assessoria CBO), Rodolfo Silva, Coordenador Executivo do TelessaúdeRS-UFRGS, Aline Lutz, Coordenadora Teleoftalmo,  Paula Blasco Gross, Médica Oftalmologista do Teleoftalmo, e Verônica Guattini, Coordenadora Adjunta do Telediagnóstico do TelessaúdeRS-UFRGS.

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Atualização da tabela vacinal

Nesse mês, no dia 17 de outubro, comemora-se o dia nacional da vacinação. A data foi criada para conscientizar a população sobre a importância do meio de prevenção, que precisa ser realizado em períodos específicos para garantir a imunidade.

Desde 2015 está disponível para download a nossa versão do calendário vacinal. No material é possível verificar o período e as recomendações para administração de cada vacina, de acordo com o calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde (MS). Sua utilização permitirá aos profissionais mais um meio para agilizar o atendimento e fornecer informações precisas e importantes aos pacientes, além de qualificar o atendimento na Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB)

Nesta semana ela foi atualizada para um novo design e já está disponível para impressão aqui.

Clique aqui e veja os calendários vacinais de acordo com o público-alvo disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Orientações e informes importantes referentes à algumas vacinas podem ser acessados aqui. Considerando que vacinas apresentam especificidades nas diversas regiões do Brasil, sugere-se que seja feito contato o núcleo de imunizações de cada estado para possíveis orientações não contempladas nos materiais disponibilizados.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Telecondutas sobre insônia

A insônia é o mais prevalente dos transtornos do sono. A doença é definida como a insatisfação com a qualidade ou a quantidade de sono e que causa ao indivíduo algum tipo de prejuízo durante o dia. A prevalência da insônia crônica em sociedades industrializadas é de 5 a 10%. Entre pessoas portadoras de doença crônica (psiquiátricas ou não) e idosos, a prevalência é significativamente maior. Trata-se de queixa frequente na Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS).

Este material contempla as situações mais comumente associadas a insônia na APS/AB, assim como o manejo inicial desta queixa. Está baseado em extensa revisão das evidências disponíveis na literatura, em boas práticas clínicas e adaptado à realidade brasileira, considerando as intervenções terapêuticas disponíveis.

Confira ele aqui.

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

International Journal for Innovation Education and Research publica artigo produzido por membros do TelessaúdeRS-UFRGS e parceiros

O artigo intitulado “Evaluation of the Quality of Learning Objects in the Health Care Area: Evidence of Validity and Internal” produzido por membros do TelessaúdeRS-UFRGS e parceiros, foi publicado no International Journal for Innovation Education and Research.

A partir da fragilidade geralmente observada nos processos de avaliação de recursos didáticos utilizados para o ensino na área da saúde no Brasil, especialmente no que diz respeito aos aplicados na modalidade a distância, a pesquisa desenvolvida teve como objetivo preencher a lacuna na literatura brasileira para avaliar a qualidade dos objetos de aprendizagem na área da saúde. Assim, o estudo desenvolvido buscou evidências na validade de estrutura interna e validade convergente de Equalis-OAS: Escala para avaliar a qualidade de objetos de aprendizagem na área da saúde. Para o estudo, o Equalis-OAS foi aplicado a profissionais e estudantes de graduação das diferentes áreas das Ciências da Saúde, todos participantes fazendo um curso de educação continuada em saúde sobre Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde desenvolvido pelo TelessaúdeRS-UFRGS.

Acesso o artigo completo: Evaluation of the Quality of Learning Objects in the Health Care Area: Evidence of Validity and Internal

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo Seletivo para Bolsistas na Equipe de Comunicação

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para bolsistas de jornalismo e multimídia na Equipe de Comunicação.

A bolsa de jornalismo é para alunos regularmente matriculados em Comunicação Social – Jornalismo, e devem ter 2 ou mais anos para concluir o curso. O bolsista será responsável por auxiliar na produção de conteúdo para mídias sociais e site, no planejamento e mensuração de mídias sociais e realizar funções de assessoria de imprensa, entre outras atividades.

A bolsa de multimídia é para alunos de graduação na área de Artes Visuais, Design e afins, que tenham experiência em edição de vídeos. Experiência em animação é um diferencial. O bolsista deve ter conhecimento de Adobe Premiere, After Effects, Photoshop, Illustrator e Audition, e será responsável por auxiliar na edição de vídeos, montagem, finalização, animação 2D/motion graphics e demais atividades administrativas do setor.

Interessados deverão preencher o Requerimento de Inscrição disponível para cada vaga e enviar para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 05/10/2018, colocando no assunto PSB 22/2018-Jornalismo ou PSB 23/2018-Multimídia, de acordo com a vaga de interesse.

Para mais informações ligar (51) 3308-2160 / 3308-2092 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).

 

Confira o Edital de Jornalismo.

Requerimento de Inscrição – Jornalismo.

 

Confira o Edital de Multimídia.

Requerimento de Inscrição – Multimídia.

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo seletivo aberto para bolsistas de diversas áreas

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para cadastro de reserva (CR) de bolsistas em diversas equipes. A bolsa é para alunos regularmente matriculados em curso de graduação até o 5° semestre, com noções de rotinas administrativas, e conhecimento básico do pacote Office.

Interessados deverão preencher o Requerimento de Inscrição disponível aqui e enviar para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 05/10/2018, colocando no assunto PSB_ 21/2018

Para mais informações ligar (51) 3308-2160 / 3308-2092 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).

Confira o Edital.

Requerimento de Inscrição

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

TelessaúdeRS-UFRGS realiza palestra na Secretaria Estadual de Saúde

O patologista e estomatologista Vinícius Carrard, responsável pelo EstomatoNet desenvolvido pelo TelessaúdeRS-UFRGS,  realizou na terça-feira, 11 de setembro, uma palestra na Secretaria Estadual de Saúde para as coordenadorias regionais de saúde. Na ocasião foram apesentados os projetos desenvolvidos pelo TelessaúdeRS-UFRGS, EstomatoNet e o RegulaSUS.

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Trabalho sobre Curso EAD de Estomatologia do TelessaúdeRS-UFRGS recebe menção honrosa na 35ª Reunião da SBPqO

O trabalho sobre o “Aumento da capacidade diagnóstica de dentistas da atenção primária à saúde por meio de um curso EAD em Estomatologia” produzido pelo TelessaúdeRS-UFRGS, recebeu menção honrosa na categoria “Pesquisa em Ensino” na 35ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), um dos eventos mais importantes da área, realizado entre os dias 02 à 04 de setembro em Campinas – SP.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Curso de Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do curso a distância de Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde (APS).

O curso visa contribuir para a qualificação das orientações alimentares prestadas no âmbito da APS, oferecendo estratégias frente às demandas mais frequentes na APS. O objetivo é qualificar e atualizar os profissionais sobre os cuidados e orientações gerais de alimentação e nutrição para que eles apliquem seus conhecimentos em situações presentes na rotina na APS.

As aulas serão ministradas na modalidade EAD através da plataforma de ensino e aprendizado a distância Moodle TelessaúdeRS-UFRGS. Com carga horária total de 60 horas, o curso é totalmente gratuito. As inscrições vão até o dia 27/09/2018 (quinta-feira).

O curso é gratuito e destinado aos profissionais de saúde de nível superior que atuam na APS e estudantes de graduação da área da saúde de todo Brasil.

Inscrições: 

Para mais informações acesse o manual do curso: Manual do Curso

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

TelessaúdeRS-UFRGS recebe visita do candidato ao senado Luis Carlos Heinze

Recebemos na última quinta-feira (13/09), a visita do candidato ao senado pelo PP, Luis Carlos Heinze. Durante a visita foram apresentados os resultados do TelessaúdeRS-UFRGS, além das ações que tem como objetivo qualificar o Sistema Único de Saúde (SUS) e diminuir as filas de espera para especialistas.

Ressaltamos que estamos à disposição de todos os partidos políticos para discutir alternativas que objetivem o fortalecimento do SUS e da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB). Nosso objetivo é contribuir no debate das próximas eleições e nas ações a serem implementadas nas futuras gestões do Brasil.

Venha conversar conosco: o diálogo entre academia, gestão e população tem muito a contribuir para a saúde.

Acesse o convite aos candidatos aqui.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo seletivo para consultor em informática, analista técnico em TI, assistente técnico em TI e teleconsultor

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para:

  • Consultor em Informática – (Desenvolvedor Sênior Back End);
  • Analista Técnico em TI (Front End);
  • Assistente Técnico em TI;
  • Teleconsultor Medicina – Especialidade Medicina de Família e Comunidade.

 

Os interessados no cargo deverão entregar a documentação solicitada no edital na sede do TelessaúdeRS-UFRGS até o dia 14/09 de acordo com os modelos indicados.

Confira o edital completo e os modelos de entrega de documentação aqui

Informações ligar 51 3308-2098 / 3308-2093 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Inscrições abertas para 3ª edição do curso ead Qualifica APS

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do curso a distância de Qualificação dos Processos de Trabalho e Gestão da Atenção Primária à Saúde (APS). Com o objetivo de oferecer subsídios para a realização de análise do processo de trabalho das equipes e gestão municipal da APS, serão apresentadas ferramentas para melhorar a prática dos processos de trabalho.

Público-alvo: profissionais de nível superior e Gestores da Atenção Primária à Saúde (APS) que atuem em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias de Saúde da Família (ESF), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e/ou Secretaria de Saúde, bem como estudantes de graduação e pós-graduação.

O curso é gratuito e será totalmente ministrado na modalidade EAD através da plataforma de ensino e aprendizado à distância – Moodle TelessaúdeRS-UFRGS. O certificado será emitido pelo Portal de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), somente de forma eletrônica, com valor único a ser pago de R$4,00.

As inscrições vão até dia 13/09  ou até esgotarem as vagas.

Para obter mais informações sobre o curso clique aqui.

Inscrições aqui: https://goo.gl/FFyRZu

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo Seletivo Bolsista – Equipe de Comunicação – Desenvolvedor Web

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para estudantes de Ciências da Computação ou Engenharia da Computação. Os candidatos atuarão na Equipe de Comunicação e devem ter conhecimento em HTML e CSS, noções em PHP e na plataforma WordPress.

As atividades consistem em auxiliar na programação do site do projeto, em WordPress, realizando atualizações de conteúdo e estrutura solicitadas, auxiliar no monitoramento e construção de relatórios de métricas de sites e redes sociais do projeto, bem como auxiliar na configuração de funcionalidades e plug-in de WordPress.

Interessados deverão preencher o Requerimento de Inscrição (disponível para download aqui), e enviar para o email selecao202018@yahoo.com até dia 14/09 (sexta-feira), colocando no assunto Processo Seletivo Bolsista 20/2018 – Comunicação.

Confira aqui o edital completo

Requerimento de Inscrição

Informações ligar 51 3308-2098 / 3308-2093 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo Seletivo Bolsista – Estatística

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para bolsista na Equipe de Estatística. O aluno deve estar regularmente matriculado no curso de graduação de estatística a partir do 2º semestre, ter conhecimentos do Pacote Office e conhecimento básico do programa SPSS. A carga horária é a partir de 20h semanais, com o turno a combinar.

Os interessados devem encaminhar o currículo para selecaobolsa@yahoo.com até o dia 10/09 (segunda-feira).

Confira o edital completo aqui.

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Novo app do TelessaúdeRS-UFRGS: avaliação do idoso

Mais de 11% da população brasileira é composta por idosos, segundo o Censo IBGE de 2010. O Brasil envelhece de forma rápida e intensa, e a expectativa de vida para a população brasileira é de 74 anos.

O aplicativo Avaliação do Idoso, foi criado para auxiliar ao cuidado da saúde do idoso e tomada de decisão de profissionais da saúde em relação a saúde geriátrica. O app inclui teste exame do estado mental, teste de depressão geriátrica, tabela de leituras para testes de visão, teste de sobrecarga dos cuidadores, entre outras funcionalidades. O objetivo é auxiliar profissionais da saúde a melhorarem a atenção primária oferecida para a população através do SUS.

ATENÇÃO: esse aplicativo não substitui o julgamento clínico.

O app está disponível na Google Play (em breve na Apple Store): https://goo.gl/o6LnzP

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Vagas abertas para desenvolvedores Backend e Frontend

São dois cargos diferentes, totalizando três vagas, em que os profissionais terão a oportunidade de participar de um projeto de telemedicina com forte impacto na saúde pública, fruto de uma parceria entre Hospital Moinhos de Vento e TelessaúdeRS-UFRGS. São duas vagas para desenvolvedor Backend, e uma para desenvolvedor Frontend. Confira os requisitos para cada uma delas:

Desenvolvedor Backend

  • Curso Superior em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas (em andamento ou concluído);
  • Experiência em desenvolvimento web utilizando Python e JavaScript;
  • Experiência em sistemas de versionamento (preferencialmente Git);
  • Ambiente Linux (desktop e servidores);

Desenvolvedor Frontend

  • Curso Superior em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, WebDesign ou correlato (em andamento ou concluído);
  • Experiência em desenvolvimento web (preferencialmente em algum dos seguintes frameworks: Vuejs, React, Angular)
  • Conhecimento do ambiente Linux (desktop e servidores);
  • Experiência em HTML e CSS;

Os candidatos interessados deverão mandar e-mail com currículo para tsrs-ticdev-l@telessauders.ufrgs.br

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

TelessaúdeRS-UFRGS recebe visita do candidato João Goulart Filho

Recebemos nesta segunda-feira (20/08), a visita do candidato à presidência pelo PPL, João Goulart Filho. Durante a visita foram apresentados ao presidenciável os resultados do TelessaúdeRS-UFRGS, além das ações que tem como objetivo qualificar o Sistema Único de Saúde (SUS) e diminuir as filas de espera para especialistas. O candidato ressaltou a importância de projetos como o TelessaúdeRS para o desenvolvimento da saúde pública no país.

Ressaltamos que estamos à disposição de todos os partidos políticos para discutir alternativas que objetivem o fortalecimento do SUS e da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB). Nosso objetivo é contribuir no debate das próximas eleições e nas ações a serem implementadas nas futuras gestões do Brasil.

Venha conversar conosco: o diálogo entre academia, gestão e população tem muito a contribuir para a saúde.

Acesse o convite aos candidatos aqui.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Webpalestras: Agosto Dourado e Saúde da população indígena

Ocorrem nessa semana, duas Webpalestras promovidas pelo TelessaúdeRS-UFRGS voltadas para profissionais e estudantes da área da saúde. Na quarta-feira (22/08), será realizada, às 18h, a Webpalestra sobre Agosto Dourado, o mês do aleitamento materno, que abordará a amamentação na prática da APS. Na quinta-feira (23/08), acontece a Webpalestra sobre Saúde da população indígena, também às 18h. O objetivo é apresentar as principais particularidades culturais do cuidado em saúde da população indígena, propondo uma reflexão necessária para produção de saúde centrada nas necessidades desse povo. Para isso, será abordada a situação de saúde, física e mental, a cultura alimentar e práticas tradicionais. Ambas webpalestras serão transmitidas ao vivo no canal do YouTube e na página do Facebook do TelessaúdeRS-UFRGS.

 

Agosto Dourado: a amamentação na prática da APS

Data e horário: 22/08/2018 às 18:00

Palestrantes/participantes:

Laura Ferraz do Santos – Enfermeira

Gabriela Vescovi – Psicóloga

Júlia da Rosa Tolazzi – Nutricionista

Gabriela Monteiro Grendene – Nutricionista

Público-alvo: Profissionais e estudantes da área da saúde

 

Saúde da população indígena

Data e horário: 23/08/2018 às 18:00

Palestrantes/participantes:

Leda Penin Sales – Nutricionista da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI)

Alessandrea Marini – Psicóloga da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI)

Público-alvo: Profissionais e estudantes da área da saúde

Objetivo: Apresentar as principais particularidades culturais do cuidado em saúde da população indígena, propondo uma reflexão necessária para produção de saúde centrada nas necessidades desse povo.

Tópicos abordados

– Situação de saúde

– Saúde mental

– Cultura alimentar

– Práticas tradicionais

 

Para assistir no Youtube, clique aqui.

Para assistir no Facebook, clique aqui.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Inscrições abertas para curso a distância sobre intoxicação por agrotóxicos

O TelessaúdeRS-UFRGS está com inscrições abertas para a quarta edição do curso Intoxicação por agrotóxicos: noções gerais. O curso é gratuito e será realizado de agosto a outubro. O público-alvo são profissionais de saúde atuantes na Atenção Primária à Saúde e Atenção Básica (APS/AB) do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, profissionais que atuam na Vigilância em Saúde e estudantes de graduação da área da saúde.

O principal objetivo é auxiliar os profissionais na identificação de casos suspeitos de intoxicação aguda ou crônica por agrotóxicos, no desenvolvimento de estratégias e procedimentos para promoção, prevenção, diagnóstico e acompanhamento da saúde de pessoas expostas a agrotóxicos. Entre os temas a serem abordados destaca-se a importância da notificação de casos de intoxicação por agrotóxicos no sistema de informação oficial e o reconhecimento da exposição humana a agrotóxicos como problema de saúde pública.

As atividades serão realizadas via plataforma Moodle. O certificado será emitido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O curso é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS), através do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), e do TelessaúdeRS-UFRGS.

As inscrições encerram dia 30/08 ou até esgotarem as vagas.

Para obter mais informações sobre o curso clique aqui.

Para baixar o Manual do Curso clique aqui.

 

Inscrições

  • Cumprida essa etapa, acesse o Moodle TelessaúdeRS-UFRGS através do link https://moodle.telessauders.ufrgs.br/login/index.php. Clique no curso e insira a chave de inscrição que está no texto explicativo do curso.
  • Caso você já tenha feito algum curso nesta plataforma, basta acessar com seu usuário e senha. Caso tenha esquecido seu usuário ou senha, envie um e-mail para ead@telessauders.ufrgs.br solicitando seu login e/ ou nova senha.
  • Preencha o cadastro dentro do curso com todos os dados solicitados, eles são importantes paraa confirmação da inscrição e confecção do certificado.

Atenção: o não preenchimento do cadastro até o dia 30/08/2018 representará desistência da vaga e não será possível dar continuidade ao curso. A equipe de Teleducação se reserva o direito de remover o participante a qualquer momento do curso caso a veracidade das informações prestadas não seja confirmada.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Instabilidade na rede

ATENÇÃO!

Informamos que, devido a uma instabilidade na rede da UFRGS, os serviços do TelessaúdeRS-UFRGS, podem não funcionar normalmente.

Nossa equipe está atuando para normalizar os serviços. Em caso de dúvidas, entre em contato através do telefone (51) 3333- 7025.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

O TelessaúdeRS-UFRGS e as Eleições 2018: convite aos candidatos!

O TelessaúdeRS-UFRGS, Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é defensor intransigente de um sistema universal de saúde financiado com recursos públicos que tenha como base uma forte e estruturante Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB). Para isso, utilizamos todos os recursos tecnológicos de efetividade comprovada que aumentem o acesso e a qualidade dos serviços de saúde e que permitam maior sustentabilidade ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Até o momento, já discutimos com colegas profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB) mais de 139 mil casos clínicos em todo o país, evitando cerca de 70% de encaminhamentos a outro profissional médico. Nossa intervenção em parceira com o Complexo Regulador Estadual do Rio Grande do Sul tem diminuído o número de pessoas em lista de espera por consultas especializadas em torno de 50%. Apresentamos mais de 100 mil alunos inscritos em nossas atividades de educação continuada; mais de 470 mil pessoas já baixaram nossos aplicativos de apoio à tomada de decisão médica em seus smartphones; e mais de 20 mil pessoas tiveram acesso a melhor diagnóstico ou manejo de doenças respiratórias crônicas por meio da realização de espirometrias ofertadas pelo TelessaúdeRS-UFRGS. Com o a criação do Telediagnóstico em Dermatologia, conseguimos zerar a fila de espera para consulta com dermatologista em Porto Alegre.
Em parceria com o Ministério da Saúde, ampliamos a todos os profissionais de ensino superior da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB) do SUS o serviço de consultoria clínica via canal 0800. Por esse número de telefone, os profissionais podem solicitar uma segunda opinião sobre os casos de seus pacientes, sendo possível evitar encaminhamentos desnecessários e agilizar a resolução dos problemas de saúde dos pacientes. Diversas outras ações de qualificação do SUS no RS e no Brasil foram e são realizadas por nossa equipe qualificada. No entanto, todas elas só foram realizadas com parceria, apoio, decisão conjunta e financiamento do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde do RS. O TelessaúdeRS-UFRGS é apartidário, laico e só tem um lado: o lado da defesa da saúde para toda a população brasileira. Para isso é parceiro dos munícipios, dos estados e da federação.
Usamos fortemente a técnica, a ciência, mas sabemos que a construção de um SUS mais inclusivo e com maior qualidade só é possível em uma construção política. Para isso, estamos à disposição de todos os partidos políticos para discutir alternativas que objetivem o fortalecimento do SUS e da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB). Nosso objetivo é contribuir no debate das próximas eleições e nas ações a serem implementadas nas futuras gestões do Brasil.
Venha conversar conosco: o diálogo entre academia, gestão e população tem muito a contribuir para a saúde.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Inscrições abertas para o curso EAD de Estomatologia

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do curso a distância de Estomatologia.

As aulas são voltadas para cirurgiões-dentistas e médicos atuantes em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias de Saúde da Família (ESF), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro de Especialização Odontológica (CEO) e demais serviços públicos da Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde e estudantes de graduação dessas áreas.

Serão abordadas as lesões bucais mais frequentes e aspectos gerais na prática do cirurgião-dentista clínico geral. Ao final do curso o participante terá maior conhecimento sobre as diferentes lesões bucais, especificamente no que diz respeito ao seu diagnóstico e manejo. O objetivo é complementar os conhecimentos nessa área, visando aumentar a conscientização a respeito da importância do reconhecimento das lesões bucais, a segurança para manejar essas lesões, e embasar o raciocínio diagnóstico frente a identificação das mesmas.

O curso tem início no dia 13 de agosto, e será ministrado na modalidade EAD através da plataforma de ensino e aprendizado à distância Moodle TelessaúdeRS-UFRGS. Os interessados podem se inscrever até o dia 16/08/2018 (quinta-feira), ou até esgotarem as vagas.

 

Inscrições

  • Acesse o link https://www.ufrgs.br/telessauders/cursos-inscricoes/inscricoes.php para saber como realizar o seu cadastro na plataforma de ensino do curso.
  • Cumprida essa etapa, acesse o Moodle TelessaúdeRS-UFRGS através do link https://moodle.telessauders.ufrgs.br/login/index.php. Clique no curso e insira a chave de inscrição que está no texto explicativo do curso.
  • Caso você já tenha feito algum curso nesta plataforma, basta acessar com seu usuário e senha. Caso tenha esquecido seu usuário ou senha, envie um e-mail para ead@telessauders.ufrgs.br solicitando seu login e/ ou nova senha.
  • Preencha o cadastro dentro do curso com todos os dados solicitados, eles são importantes paraa confirmação da inscrição e confecção do certificado.
  • Antes de iniciar qualquer atividade do curso é OBRIGATÓRIO o preenchimento do cadastro. Preencha TODOS os dados solicitados. Eles são importantes para confirmar a sua inscrição, contatar você durante o curso e confeccionar o certificado. Ao acessar o curso no Moodle, o cadastro será o primeiro item, localizado na parte superior da página.

 

Atenção: o não preenchimento do cadastro até o dia 16/08/2018 representará desistência da vaga e não será possível dar continuidade ao curso. A equipe de Teleducação se reserva o direito de remover o participante do curso a qualquer momento, caso a veracidade das informações prestadas não seja confirmada.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Inscrições abertas para 3ª edição do curso ead Qualifica APS

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do curso a distância de Qualificação dos Processos de Trabalho e Gestão da Atenção Primária à Saúde (APS). Com o objetivo de oferecer subsídios para a realização de análise do processo de trabalho das equipes e gestão municipal da APS, serão apresentadas ferramentas para melhorar a prática dos processos de trabalho.

Público-alvo: profissionais de nível superior e Gestores da Atenção Primária à Saúde (APS) que atuem em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias de Saúde da Família (ESF), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e/ou Secretaria de Saúde, bem como estudantes de graduação e pós-graduação.

O curso é gratuito e será totalmente ministrado na modalidade EAD através da plataforma de ensino e aprendizado à distância – Moodle TelessaúdeRS-UFRGS. O certificado será emitido pelo Portal de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), somente de forma eletrônica, com valor único a ser pago de R$4,00.

As inscrições vão até dia 13/09  ou até esgotarem as vagas.

Para obter mais informações sobre o curso clique aqui.

 

INSCRIÇÕES:

 

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Novo app do TelessaúdeRS-UFRGS: Traumatismo Dentário

Acidentes e traumas dentários são comuns no dia-a-dia das crianças. Após a cárie, segundo Conselho Regional de Odontologia do Mato Grosso (CRO-MT),  o traumatismo dentário é segundo maior problema bucal nesta fase.  Lesões traumáticas não afetam os pequenos somente no sentido físico, como também no sentido emocional e psicológico, gerando angústia e ansiedade nos pais.

O aplicativo Traumatismo Dentário, produzido pelo TelessaúdeRS-UFRGS, fornece orientações sobre o diagnóstico, classificação e manejo de traumatismo dentário para profissionais da saúde da Atenção Primária à Saúde.

O aplicativo está disponível na Google Play (em breve na App Store): goo.gl/svW9zp

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Novo app do TelessaúdeRS-UFRGS: Pré-Natal

Os cuidados com o bebê começam a partir do momento em que a gravidez é confirmada, de acordo com o Ministério da Saúde. A partir daí, a mulher passa a ter acesso a consultas de pré-natal, onde recebe orientações necessárias para o acompanhamento da gestação.

O aplicativo Pré-Natal é produzido pelo TelessaúdeRS-UFRGS e tem como objetivo informar profissionais da saúde sobre o pré-natal de baixo risco e os exames feitos durante a gravidez. O app apresenta esclarecimentos sobre a primeira consulta e interpretações de exames (EQU, glicemia, sífilis, hepatite B, toxoplasmose etc). Além disso, também contem um calendário de consultas e orientações de atividades físicas.

O app está disponível na Google Play (em breve na App Store): goo.gl/DU2dJU

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Novo app do TelessaúdeRS-UFRGS: Estomatoapp

O Brasil ocupa o 34º lugar no ranking de países com mais fumantes da Organização Mundial da Saúde (OMS). O índice de tabagismo na população brasileira é de 14%. O hábito é mais comum entre os homens (17,9%) do que entre as mulheres (10,1%) no país. No entanto, o consumo do tabaco entre os fumantes nas capitais brasileiras reduziu em 36% no período de 2006 a 2017, segundo dados do Ministério da Saúde.

O aplicativo Estomatoapp, produzido pelo TelessaúdeRS-UFRGS, apresenta informações sobre o carcinoma espinocelular, o tipo de tumor maligno mais comum na boca, correspondendo a aproximadamente 95% dos casos. O app também disponibiliza orientações de exames físicos e complementares com foco nas lesões bucais mais relevantes. O aplicativo tem o objetivo de auxiliar na identificação de lesões bucais, contendo informações detalhadas sobre cada etapa do diagnóstico.

 

Está disponível na Google Play (em breve na App Store): goo.gl/iaqJzd

 

 

 

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo Seletivo Externo para UX/UI Designer e Analista de UX – prorrogado

O prazo para se inscrever no  Processo de Seletivo Externo para Designers UX/UI e Analista de UX foi prorrogado. São três cargos disponíveis, cada um com uma vaga.

Os interessados devem enviar Requerimento de Inscrição preenchido (anexo I) e currículo conforme modelo (anexo II), para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até o dia 26/07/2018 (quinta-feira). Os candidatos devem ter a graduação concluída, currículo e portfólio. Só terão inscrições homologadas os candidatos que possuam todos os pré-requisitos.

Candidatos que residem fora da região Metropolitana de Porto Alegre, poderão realizar entrevista por Skype 

As atividades poderão ser desenvolvidas de forma presencial na cidade de Porto Alegre/RS e/ou a distância, de acordo com as combinações entre o contratado e o responsável pelo projeto de UX/UI.

Confira o edital completo e os modelos de entrega de documentação aqui. 

Para mais informações ligar (51) 3308-2098 / 3308-2093 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Plataforma de Telessaúde ficará indisponível temporariamente

Informamos que nos dias 21 e 22 de julho, a Plataforma de Telessaúde estará indisponível temporariamente para uma manutenção preventiva.

As respostas das solicitações de teleconsultoria e os laudos dos telediagnósticos (RespiraNet, DermatoNet, EstomatoNet) poderão sofrer atrasos.

A Plataforma voltará a funcionar normalmente no dia 23/07 (segunda-feira).

Agradecemos a compreensão de todos.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Novo app do TelessaúdeRS-UFRGS: Cefaleia

A cefaleia, ou dor de cabeça, é umas das 12 principais queixas em atenção primária e provoca grande impacto no trabalho e na qualidade de vida das pessoas.

Na maioria dos casos, não está relacionada a outras condições clínicas e, quando presentes, costumam ser condições simples, como infecções de vias aéreas e distúrbio da articulação temporomandibular. Entretanto é necessário atentar para sinais de alerta que indiquem cefaleia secundária a eventos mais graves, como hemorragia ou lesão expansiva.

O aplicativo Cefaleia, do TelessaúdeRS-UFRGS, oferece orientações para médicos sobre a condição. Sinais de alerta, abordagem diagnóstica e situações especiais são algumas das funcionalidades que os profissionais da atenção primária encontrarão no aplicativo. Já os pacientes podem fazer download de um Diário da cefaleia para registrarem os dias em que sentem dor de cabeça.

O app está disponível na Google Play (em breve na App Store): goo.gl/fMohCX

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Novo app do TelessaúdeRS-UFRGS: Calculadora de Hipertensão

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença acomete um em cada quatro brasileiros. Estima-se que o número chegue a mais de 50% após os 60 anos e a 5% entre crianças e adolescentes no Brasil. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.

O aplicativo Calculadora de Hipertensão, produzido pelo TelessaúdeRS-UFRGS, permite inserir a pressão arterial sistólica e diastólica para descobrir o estágio de hipertensão. Além de auxiliar no entendimento da estratificação de risco, é possível consultar as informações referentes a doença e sobre as doses dos medicamentos.

A Calculadora de Hipertensão informa a conduta clínica adequada para os profissionais da saúde. Fornece informações sobre como reduzir sintomas e como orientar pacientes com hipertensão de baixo risco, além de quais remédios indicar para pacientes com hipertensão estágio 1, estágio 2 e estágio 3.

O app está disponível em Google Play (em breve na App Store): https://goo.gl/yQPnmf

Atenção: esse app foi produzido preferencialmente para profissionais da saúde. Se você é paciente, consulte também um médico e não use essa app para diagnóstico clínico, e principalmente não se auto medique.

 

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Inscrições para o curso a distância de Acidentes Tóxicos por Animais Peçonhentos

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do curso a distância de Acidentes Tóxicos por Animais Peçonhentos.

Voltado para profissionais de saúde atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS) do Brasil e estudantes de graduação das áreas da saúde, o curso tem como objetivo qualificar os profissionais no reconhecimento de animais peçonhentos.

Ao fim do curso, o participante saberá identificar animais de interesse toxicológico, locais e situações de risco, além de ter os conhecimentos para realizar coletas com segurança e tomar as primeiras providências frente a casos em que haja o contato com estes animais.

O curso tem início no dia 27 de julho, conta com 5 mil vagas e será ministrado totalmente na modalidade EAD através da plataforma de ensino e aprendizado a distância Moodle TelessaúdeRS-UFRGS. O aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente.

Os interessados podem se inscrever até o dia 26/07/2018 (quinta-feira).

 

Inscrições:

 

*Atenção: o não preenchimento do cadastro até o dia 27/07/2018 representará desistência da vaga e não será possível dar continuidade ao curso. A equipe de Teleducação se reserva o direito de remover o participante a qualquer momento do curso caso a veracidade das informações prestadas não seja confirmada.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo Seletivo Bolsista TelessaúdeRS-UFRGS

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para bolsista em diversas equipes. A bolsa é para alunos regularmente matriculados em qualquer curso de graduação a partir do 3° semestre ou com pós-graduação na área da saúde (especialização e/ou mestrado).

Interessados deverão preencher o Requerimento de Inscrição disponível abaixo e enviar para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 22/07/2018, colocando no assunto Edital Bolsista 18/2018.

Informações ligar 51 3308-2160 / 3308-2092 (09h00min às 12h e das 14h às 17h).

 

Manual de Inscrição

Requerimento de Inscrição

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo Seletivo Externo para UX/UI Designer e Analista de UX

Estamos com Processo de Seleção Externo aberto para Designers UX/UI e Analista de UXSão três cargos disponíveis, cada um com uma vaga. 

Os interessados devem enviar Requerimento de Inscrição preenchido (anexo I) e currículo conforme modelo (anexo II), para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até o dia 22/07/2018 (domingo). Os candidatos devem ter a graduação concluída, currículo e portfólio. Só terão inscrições homologadas os candidatos que possuam todos os pré-requisitos.

 

Confira o edital completo e os modelos de entrega de documentação aqui. 

 

Para mais informações ligar (51) 3308-2098 / 3308-2093 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo Seletivo para Bolsista na Equipe de Regulação e Teleconsultoria

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para cadastro de reserva (CR) de bolsista na Equipe de Regulação e Teleconsultoria. A bolsa é para alunos regularmente matriculados em curso de graduação até o 5° semestre, com noções de rotinas administrativas.

Interessados deverão preencher o Requerimento de Inscrição disponível abaixo e enviar para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até o dia 20/07/2018, colocando no assunto Processo Seletivo Bolsista 17/2018.

Para mais informações ligar (51) 3308-2098 / 3308-2093 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).

 

Confira aqui o Manual de Inscrição

Requerimento_de_Inscrição_PS_17_2018

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Evento de lançamento do projeto Regula + Brasil

Nesta quinta-feira (29), o lançamento do projeto Regula + Brasil, uma parceria do TelessaúdeRS-UFRGS com o Ministério da Saúde, a Prefeitura de Porto Alegre e a Hospital Sírio Libanês, aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Porto Alegre. O serviço é a ampliação da regulação das listas de espera para cinco capitais de macrorregiões do Brasil: Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Distrito Federal. O projeto visa reduzir as filas de espera no atendimento especializado.

Estavam presentes no evento o ministro da Saúde, Gilberto Occhi (PP); o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (MDB); a senadora, Ana Amélia Lemos (PP); o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. (PSDB); o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim (PP); o deputado federal Darcísio Perondi (MDB); e o diretor executivo do Hospital Sírio Libanês, Fernando Torelly, entre outras autoridades.

 

O programa conta com um investimento de R$ 37 milhões por meio de isenção fiscal proveniente do PROADI. O programa permite que entidades de saúde de referência assistencial invistam em projetos de melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a medida, o paciente que necessita do encaminhamento especializado passa por uma avaliação de médicos que participam do núcleo remoto de regulação. Esses profissionais, de forma integrada a uma rede de Telemedicina, avaliam com base em protocolos o caso do paciente para acelerar seu direcionamento aos ambulatórios especializados. No encaminhamento, os médicos indicam a prioridade do caso dentro de uma escala que vai de um a quatro de acordo com a gravidade.

O coordenador do TelessaúdeRS-UFRGS Roberto Nunes Umpierre explica a importância do projeto. “Cada três pacientes que são discutidos aqui, dois são evitados deslocamentos desnecessários, viagens, consultas em centros muitas vezes distantes da sua casa. Então, a resolutividade do TelessaúdeRS-UFRGS é sua grande arma para o benefício das pessoas”, esclarece.

IMG_9655

Para atender a nova demanda, serão instituídos dois núcleos de atendimento, um em Porto Alegre, que já existe, e outro no Distrito Federal. Os núcleos atenderão 8 horas por dia, por meio de um telefone gratuito, e atuarão proativamente para acelerar a resolução de casos.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Instabilidade na Plataforma de Telessaúde

Devido à instabilidade na Plataforma de Telessaúde, a emissão dos laudos do telediagnóstico em Dermatologia, DermatoNet, podem atrasar mais 48h, além das 72h do prazo inicial. Dúvidas podem ser solucionadas pelo telefone: (51) 3308 2089

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Lançamento do Telessaúde em Moçambique

Representante do TelessaúdeRS-UFRGS Carlos André Aita Schmitz, Roberto Nunes Umpierre e Ana Paula Borngräber Corrêa

 

Nesta segunda-feira (18/06), ocorreu o evento de lançamento do Telesssaúde MZ. O núcleo de saúde de Moçambique, Telessaúde MZ, é um programa do Ministério da Saúde de Moçambique que fornece apoio à distância para profissionais de saúde em toda extensão do país africano. Sua finalidade é ajudar na prestação de serviços de saúde, priorizando os Cuidados de Saúde Primários.

Do Brasil, participaram do lançamento, via vídeo-conferência, representantes do TelessaúdeRS-UFRGS e da Unifesp – Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). De Moçambique, estavam presentes representantes do Centro de Saúde Ancuabe e dos Hospitais de Gurué, Xai Xai, Pemba e Nampula, além do Vice Ministro da Saúde de Moçambique, João Leopoldo da Costa.

Como o TelessaúdeRS-UFRGS, o Telessaúde MZ prestará serviços de Teleducação, Teleconsultoria e Telegestão de RHS. O núcleo contará com a produção de cursos, webpalestras e vídeos. As teleconsultorias serão feitas por telefone ou pela plataforma de Telessaúde.

WhatsApp Image 2018-06-20 at 16.19.08

Desde 2014, o TelessaúdeRS-UFRGS presta apoio técnico na estruturação do núcleo do país Africano e conta com a participação da Jhpiego Corporation, Organização Não-Governamental da Johns Hopkins University (EUA), do Center for Disease Control and Prevention (CDC – EUA) e do Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Sul (TelessaúdeRS-UFRGS).

A malária é o principal desafio para a saúde pública em Moçambique. Neste contexto, o programa Nacional de Controlo de Malária (PNCM) atua no controlo e redução de casos de malária, prestando serviços de pulverização, distribuição de redes mosquiteiras com insecticida de longa duração e tratamento intermitente preventivo.

Nos últimos anos, o país conheceu um aumento exponencial do acesso ao tratamento de HIV e AIDS. Nesse sentido, o Programa Nacional de Controlo de ITS-HIV/SIDA da Direção Nacional de Saúde Pública elaborou a Diretriz Nacional de Melhoria de Qualidade dos Cuidados e Tratamento para HIV (MQHIV), documento que orienta a implementação do tratamento a nível nacional.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Expediente do TelessaúdeRS em jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo

Informamos que nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, o expediente no TelessaúdeRS-UFRGS será da seguinte maneira:

Canal 0800 644 6543 funcionará normalmente, das 08h às 17h30min.

Demais serviços funcionarão em horários alternativos.
• Jogo às 9h, funcionamento das 13h às 18h.
• Jogo às 11h, funcionamento das 8h às 10h e das 14h às 18h.
• Jogo às 15h, funcionamento das 8h às13h.
22/06 – Brasil x Costa Rica – 09h
27/06 – Brasil x Sérvia – 15h
Outras datas à confirmar

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Você gostaria de participar do nosso Grupo de Avaliadores?

Se você responder o formulário disponível no link abaixo, entraremos em contato para ouvir a sua opinião sobre nossos serviços (aplicativos, sites e cursos). Iremos obter respostas online do jeito que você escolher: via Whatsapp, via e-mail ou via Skype. Em algumas ocasiões, iremos até você para ter uma conversa rápida sobre nossos serviços.

O formulário serve para enviarmos somente pesquisas relevantes para você.

 

IMPORTANTE: você receberá apenas convites, a escolha da participação é sua.

Formulário de inscrição

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Lançamento do Protocolo de Neurologia Pediátrica

Já está disponível em nosso site mais um protocolo de encaminhamento da Atenção Básica para especialista focal. Desta vez, o lançamento é do Protocolo de Neurologia Pediátrica!

O material contempla as principais doenças que demandam atendimento na especialidade. Entre elas estão cefaleia (dor de cabeça), epilepsia e transtornos do espectro autista (TEA). O material contém tabelas com indicações de exames, avaliações de doenças, orientações para triagem, entre outros.

O Protocolo enfatiza que pacientes com convulsão/epilepsia com controle inadequado das crises ou cefaleia com indicação de investigação com exame de neuroimagem devem ter preferência no encaminhamento à neurologia pediátrica quando comparados com outras condições clínicas previstas no protocolo.

Os protocolos desenvolvidos pelo TelessaúdeRS-UFRGS são produtos de uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. O material busca auxiliar médicos da APS/AB a determinarem se o paciente necessita do encaminhamento para o especialista e a definirem a prioridade deste encaminhamento.

Clique aqui para acessar

No site do TelessaúdeRS-UFRGS também podem ser encontrados protocolos de outras especialidades, clique aqui e acesse.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Lançamento do Protocolo de Psiquiatria Pediátrica

Já está disponível em nosso site mais um protocolo de encaminhamento da Atenção Básica para especialista focal. Desta vez, o lançamento é o de Psiquiatria Pediátrica!

O material contempla as principais doenças que demandam atendimento na especialidade. Entre elas estão transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), transtornos depressivos, transtornos de ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e anorexia nervosa.

Além disso, contém quadros com critérios diagnósticos e tratamentos clínicos sugeridos, além de uma tabela com orientações para triagem.

O Protocolo enfatiza que pacientes com automutilações, comportamento suicida e autoagressões não suicidas e trauma e violência devem ter preferência no encaminhamento à psiquiatria pediátrica quando comparados com outras condições clínicas previstas neste protocolo.

Os protocolos desenvolvidos pelo TelessaúdeRS-UFRGS são produtos de uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. O material busca auxiliar médicos da APS/AB a determinarem se o paciente necessita do encaminhamento para o especialista e a definirem a prioridade deste encaminhamento.

 

 

Clique aqui para acessar

No site do TelessaúdeRS-UFRGS também podem ser encontrados protocolos de outras especialidades, clique aqui e acesse.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Inscrições para a 2ª edição do curso a distância de Alimentação e Nutrição na APS

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do curso a distância de Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde (APS). O curso é uma iniciativa do Núcleo Técnico-Científico de Telessaúde do Rio Grande do Sul (TelessaúdeRS-UFRGS).

As aulas têm início no dia 14 de junho (quinta-feira) e serão ministradas na modalidade EAD através da plataforma de ensino e aprendizado a distância Moodle TelessaúdeRS-UFRGS. São 5.000 vagas e não há presença de tutores. Com carga horária total de 60 horas, o curso é totalmente gratuito. As inscrições se encerram no dia 13 de junho (quarta-feira).

O objetivo é qualificar e atualizar os profissionais da APS sobre os cuidados e orientações gerais de alimentação e nutrição para que eles apliquem seus conhecimentos em situações presentes na rotina na APS.

 

Unidades:

tabela_modulos_cronograma


Inscrições*:
 

*Atenção: o não preenchimento do cadastro até o dia 13/06/2018 representará desistência da vaga e não será possível dar continuidade ao curso. A equipe de Teleducação se reserva o direito de remover o participante a qualquer momento do curso caso a veracidade das informações prestadas não seja confirmada.

 

Para mais informações acesse o manual do curso: Manual do Curso

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Lançamento do Protocolo de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Já está disponível em nosso site mais um protocolo de encaminhamento da Atenção Básica para especialista focal. Desta vez, o lançamento é do Protocolo de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial!

O material contempla as principais causas de atendimento em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Entre elas estão lesão de região bucomaxilofacial suspeita de neoplasia (câncer), lesões em glândula salivar e traumas/cirurgias de maior complexidade na região bucomaxilofacial.

O Protocolo enfatiza que pacientes nas seguintes condições clínicas devem ter preferência no encaminhamento ao cirurgião bucomaxilofacial, quando comparados com outras condições clínicas previstas no protocolo:

  • Contraindicação à realização de procedimento cirúrgico em nível ambulatorial (pacientes imunossuprimidos ou com comprometimento sistêmico grave); ou
  • Sequela de trauma causando limitações funcionais; ou
  • Pacientes que necessitam de exodontias múltiplas e/ou adequação do meio bucal em curto espaço de tempo (na ausência de Centro de Especialidades Odontológicas de referência).

Os protocolos desenvolvidos pelo TelessaúdeRS-UFRGS são produtos de uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. O material busca auxiliar médicos da APS/AB a determinarem se o paciente necessita do encaminhamento para o especialista e a definirem a prioridade deste encaminhamento.

Clique aqui para acessar

No site do TelessaúdeRS-UFRGS também podem ser encontrados protocolos de outras especialidades, clique aqui e acesse.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Novo app do TelessaúdeRS-UFRGS: Avaliação da Dor Lombar

A dor na lombar, também conhecida como lombalgia, é a segunda causa mais comum de consultas médicas gerais, perdendo apenas para o resfriado comum. Entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dor na coluna em alguma etapa da sua vida, mas na maioria dos casos há resolução espontânea, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia.

O aplicativo Avaliação da Dor Lombar é produzido pelo TelessaúdeRS-UFRGS e tem como objetivo auxiliar profissionais da saúde no diagnóstico e tratamento de dor na lombar. O app fornece orientações sobre os exames físicos e exames complementares sugeridos, além de apresentar situações relevantes no manejo da dor na lombar.

O app está disponível em Google Play (em breve App Store): https://goo.gl/yqcnZs

 

 

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Novo app do TelessaúdeRS-UFRGS: Sífilis

A Sífilis é uma infecção sistêmica causada pela bactéria Treponema pallidum e transmitida por via sexual. A DST é passível de transmissão vertical na gestação, por isso a realização de teste rápido faz parte da rotina pré-natal.

O aplicativo é produzido pelo TelessaúdeRS-UFRGS e tem como objetivo auxiliar profissionais da saúde no diagnóstico da Sífilis. O app contém informações sobre a sífilis adquirida e a sífilis congênita (de transmissão vertical). Também apresenta orientações para o tratamento de sífilis na gestação.

O app está disponível em Google Play (em breve App Store): https://goo.gl/opAxkZ

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Lançamento do Protocolo de Otorrinolaringologia

Já está disponível em nosso site mais um protocolo de encaminhamento da Atenção Básica para especialista focal. Desta vez, o lançamento é do Protocolo de Otorrinolaringologia!

O material contempla as principais condições clínicas que demandam atendimento na especialidade. Entre elas estão vertigem, obstrução nasal, rinossinusite, ronco e apneia obstrutiva do sono. O material contém tabelas com avaliações e tratamentos de doenças, suspeitas de doenças e orientações ilustradas de diagnósticos.

Os protocolos desenvolvidos pelo TelessaúdeRS-UFRGS são produtos de uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. O material busca auxiliar médicos da APS/AB a determinarem se o paciente necessita do encaminhamento para o especialista e a definirem a prioridade deste encaminhamento.

Clique aqui para acessar 

No site do TelessaúdeRS-UFRGS também podem ser encontrados protocolos de outras especialidades, clique aqui e acesse.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Lançamento do Protocolo de Andrologia

Já está disponível em nosso site mais um protocolo de encaminhamento da Atenção Básica para especialista focal. Desta vez, o lançamento é do Protocolo de Andrologia!

O material contempla as principais doenças que demandam atendimento na especialidade. São elas disfunção sexual masculina, varicocele e infertilidade masculina. O material contém tabelas com orientações para medicação e interpretação de exames.

O Protocolo enfatiza que pacientes com exame de esperma alterado que estejam tentando engravidar ou com história definida de infertilidade do casal devem ter preferência no encaminhamento ao andrologista quando comparados com outras condições clínicas previstas neste protocolo.

Os protocolos desenvolvidos pelo TelessaúdeRS-UFRGS são produtos de uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. O material busca auxiliar médicos da APS/AB a determinarem se o paciente necessita do encaminhamento para o especialista e a definirem a prioridade deste encaminhamento.

Clique aqui para acessar

No site do TelessaúdeRS-UFRGS também podem ser encontrados protocolos de outras especialidades, clique aqui e acesse.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Revisão do Protocolo de Estomatologia Adulto

Já está disponível em nosso site mais um protocolo de encaminhamento da Atenção Básica para especialista focal. Desta vez, o Protocolo de Estomatologia Adulto tem seu conteúdo revisado.

O material apresenta duas condições clínicas comuns da especialidade que requerem encaminhamento para um estomatologista. São eles lesões bucais e lesões em glândula salivar.

O Protocolo enfatiza que pacientes que apresentam lesão bucal com crescimento rápido (não associado a fatores irritativos) devem ter preferência no encaminhamento ao estomatologista, quando comparados com outras condições clínicas.

O documento contém quadros com exemplos de lesões, as suspeitas clínicas de cada tipo de lesão e suas respectivas descrições.

Os protocolos desenvolvidos pelo TelessaúdeRS-UFRGS são produtos de uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. O material busca auxiliar médicos da APS/AB a determinarem se o paciente necessita do encaminhamento para o especialista e a definirem a prioridade deste encaminhamento.

Clique aqui para acessar

No site do TelessaúdeRS-UFRGS também podem ser encontrados protocolos de outras especialidades, clique aqui e acesse.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo Seletivo para Bolsistas com Pós-Graduação

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para bolsista de Pós-Graduação com graduação concluída em: Farmácia, Educação Física, Fonoaudiologia, Serviço Social e Odontologia.

Interessados deverão enviar o Currículo Lattes (com telefone para contato) para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 03/06/2018, colocando no assunto Bolsista Pós-Graduação + nome da área.

Confira aqui o edital completo

 

Informações ligar 51 3308-2160 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Webpalestra – Abordagem do autismo na Atenção Primária à Saúde

Na próxima terça-feira (22/05), promoveremos a webpalestra Abordagem do autismo na Atenção Primária à Saúde. A proposta da palestra é discutir com profissionais da saúde e com demais interessados as características dos diferentes tipos de transtorno do espectro autista, a correta identificação do autismo e seu manejo na Atenção Primária à Saúde (APS).

A transmismissão ocorre ao vivo às 19h no canal do Youtube e na página do Facebook do TelessaúdeRS-UFRGS.

Palestrantes:

Dr. Josemar Marchezan –  Neurologista e doutorando em Saúde da Criança e do Adolescente na UFRGS com ênfase em Autismo

Público-alvo: População e profissionais de saúde

Os participantes que responderem a pesquisa de satisfação após as transmissões, receberão certificado em até quinze dias.

 

Para assistir no Youtube, clique aqui.

Para assistir no Facebook, clique aqui.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Webpalestra – Transtornos alimentares: visão interdisciplinar e abordagem na atenção primária à saúde

Na próxima segunda-feira (21/05), promoveremos a webpalestra Transtornos alimentares: visão interdisciplinar e abordagem na atenção primária à saúde. A proposta da palestra é discutir com profissionais da saúde e com demais interessados as características dos transtornos alimentares mais prevalentes e cuidado para se ter com pessoas que têm esse tipo de transtorno.

A transmismissão ocorre ao vivo às 18h30 no canal do Youtube e na página do Facebook do TelessaúdeRS-UFRGS.

 

Palestrantes:

Andressa Behenck – enfermeira psiquiátrica no Ambulatório de Psiquiatria e Saúde Pública no Hospital de Clínicas de Porto Alegre – HCPA.

Claudine Lacerda de Oliveira Abrahão – nutricionista no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), atua na Unidade de Terapia Intensiva.

Miriam Garcia Brunstein – médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, coordenadora do Programa de Atendimento e Pesquisa em Transtornos do Comportamento Alimentar em Adultos.

Thiago Pianca –  médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, atua no Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência.

Público-alvo: População e profissionais de saúde

Os participantes que responderem a pesquisa de satisfação após as transmissões, receberão certificado em até quinze dias.

 

Para assistir no Youtube, clique aqui.

Para assistir no Facebook, clique aqui.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Ministério da Saúde volta a oferecer serviço 0800 para toda a Atenção Básica do Brasil

O que é o serviço de Teleconsultoria por 0800?

O 0800 644 6543 é um serviço que oferece consultorias clínicas por telefone, esclarecendo dúvidas sobre diagnóstico e tratamento, baseadas nas melhores evidências científicas. O objetivo é ajudar a resolver os problemas de saúde dos pacientes de maneira mais rápida com o objetivo de ampliar o cuidado realizado na Atenção básica. As dúvidas são respondidas em tempo real, sem a necessidade de agendamento prévio.

Quando retornará?

No próximo dia 15 de maio (terça-feira), o TelessaúdeRS-UFRGS retomará com o atendimento do 0800 644 6543 para todo o país. Além da expansão geográfica, o serviço foi ampliado para todos profissionais de saúde de nível superior que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do Brasil. Uma iniciativa de financiamento do Ministério da Saúde possibilitou a retomada integral do serviço.

Como funciona?

O profissional da Atenção Básica, em qualquer lugar do Brasil, que tiver alguma dúvida sobre algum caso clínico, pode entrar em contato conosco pelo 0800 644 6543  e tirar suas dúvidas com os especialistas do projeto.

Quem pode ligar?

Médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e psicólogos. Sejam eles, de Equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal, Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF), Melhor em Casa, Consultório na Rua, Equipe de Atenção Básica Prisional, Equipes de Atenção Básica, das Unidades Básicas Fluviais ou  Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas da região Amazônica ou do Pantanal que fazem parte da Atenção Básica brasileira.

Horários de atendimento?

A partir do dia 15 de maio (terça-feira), de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h30 (horário de Brasília).

Quem irá responder as dúvidas clínicas?

As teleconsultorias são respondidas por uma equipe de profissionais de saúde de diferentes especialidades, com experiência em Atenção Básica.

  • Enfermeiros;
  • Nutricionistas;
  • Fisioterapeutas;
  • Dentistas;
  • Farmacêuticos;
  • Psicólogos.

E médicos de diversas especialidades:

  • Medicina de Família e Comunidade;
  • Cardiologia;
  • Clínica Médica;
  • Dermatologia;
  • Endocrinologia;
  • Gastroenterologia;
  • Ginecologia e obstetrícia;
  • Hematologia;
  • Neurologia;
  • Oftalmologia;
  • Pneumologia;
  • Psiquiatria;
  • Proctologia;
  • Reumatologia;
  • Urologia;
  • Oncologia Clínica.

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo Seletivo para Teleconsultores de Medicina

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para Teleconsultores de Medicina com especialização em Oftalmologia, Medicina de Família e Comunidade e Pneumologia.

O período de inscrição vai até dia 23 de maio. Os interessados podem consultar os requisitos de formação, os prazos e as orientações gerais de inscrição no Edital abaixo.

 

Edital 

ANEXO I

ANEXO II

ANEXO III

ANEXO IV

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Lançamento do Protocolo de Hematologia Pediátrica

Já está disponível em nosso site mais um protocolo de encaminhamento da Atenção Básica para especialistas focais. Desta vez, o lançamento é do Protocolo de Hematologia Pediátrica.

O material apresenta algumas das doenças mais comuns que necessitam de encaminhamento para serviços de Hematologia Pediátrica. Entre elas estão anemia, hemoglobinopatias, trombocitopenias e distúrbios hemorrágicos.

O protocolo contém quadros com situações de urgências e critério de gravidade em doenças, além de tabelas com interpretações de exames. Abrange também fluxogramas com causas e investigações de doenças.

Os protocolos desenvolvidos pelo TelessaúdeRS-UFRGS são produtos de uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. O material busca auxiliar médicos da APS/AB a determinarem se o paciente necessita do encaminhamento para o especialista e a definirem a prioridade deste encaminhamento.

Clique aqui para acessar.

No site do TelessaúdeRS-UFRGS também podem ser encontrados protocolos de outras especialidades, clique aqui e acesse.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Telecondutas – toxoplasmose na gestação

Já está disponível em nosso site o Telecondutas de Toxoplasmose na Gestação.

A toxoplasmose, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, apresenta complicações graves quando adquirida durante a gestação. No Brasil, a incidência de toxoplasmose congênita varia entre 4 a 10 casos para cada 10 mil nascidos vivos. A doença manifesta-se de diferentes formas no feto, incluindo alterações oculares (como coriorretinite), neurológicas (como microcefalia), sistêmicas (hepatomegalia, icterícia) ou até óbito fetal/neonatal.

A taxa de transmissão da toxoplasmose congênita varia entre 50 a 60% em mães não tratadas a 25 a 30% nas que receberam tratamento durante a gestação. Por isso, a prevenção da infecção, rastreamento e diagnóstico precoce são fundamentais para evitar as complicações da toxoplasmose congênita.

O Telecondutas é um produto em texto produzido pela equipe de teleconsultores do canal 0800 644 6543 do TelessaúdeRS-UFRGS. O material pretende orientar de modo rápido e dinâmico os médicos da Atenção Primária a realizar o diagnóstico e tratamento dos pacientes com essa condição.

Confira o material aqui

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo Seletivo para Bolsista na Equipe de Tecnologia de Informação

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para 02 vagas e cadastro de reserva para bolsista na Equipe de Tecnologia da Informação.

Interessados deverão preencher o Requerimento de Inscrição disponível no site do TelessaúdeRS-UFRGS (www.telessauders.ufrgs.br) e enviar para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 10/05/2018, colocando no assunto Processo Seletivo 15/2018-Bolsista TIC.

Informações ligar 51 3333-7025 / 3308-2160 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).

Edital

Requeirmento de Inscrição_PS_15_2018

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Maio Vermelho – Evento de combate ao câncer bucal no Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Cirurgião-dentista Marco Antonio Trevizani Martins falou dos preparos bucais com pacientes.

 

Texto: Samira Rodrigues
Fotos: Rafael Krug

 

Evento que dá início às ações do mês de Combate ao Câncer Bucal, o Maio Vermelho, aconteceu na terça-feira (25) no Anfiteatro Carlos Cesar Albuquerque, nas dependências do Hospital de Clinicas de Porto Alegre (HCPA).

Apontando os desafios dos profissionais da Estomatologia no combate ao câncer bucal, a presidente da comissão Promoção Saúde CRO/RS, Juliana Romanini, abriu a série de palestras. “Porto Alegre é uma das capitais com o maior número de fumantes no Brasil”, afirmou a cirurgiã-dentista, destacando o papel das campanhas de conscientização para a redução da taxa de mortalidade do câncer de boca.

O tabagismo é o maior fator de risco para o câncer bucal. Segundo um estudo divulgado em 2017 pela revista The Lancet, o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de número absoluto de fumantes no mundo (7,1 milhões de mulheres e 11,1 milhões de homens). Contudo, uma redução que ocorreu ao longo de 25 anos (de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres) coloca o Brasil entre os campeões de quedas do número de fumantes.

O segundo palestrante foi o cirurgião-dentista e doutor em Patologia Bucal pela UFRGS Vinícius Coelho Carrard, que abordou a importância do diagnóstico precoce do câncer bucal. Especialista focal da área de Estomatologia do TelessaúdeRS-UFRGS, Vinícius apresentou o projeto, ressaltando os resultados que obtivemos com o serviço de telediagnóstico EstomatoNet e com programa RegulaSUS.

 

A fila de espera do SUS no Rio Grande do Sul em março de 2018 para atendimento de Estomatologia geral teve uma redução de 79,5% em relação à fila de janeiro de 2014. Em janeiro de 2014, havia 373 pacientes na fila da especialidade. Atualmente, a fila conta com 76 pessoas. A mediana do tempo de espera na fila para esse serviço diminuiu de 4 meses e meio em janeiro de 2016 para 1 mês em março de 2018.

 

(1) -

Cirurgião-dentista Vinícius Coelho fala dos desafios e resultados do TelessaúdeRS

 

Na sequência do evento, o cirurgião-dentista da Faculdade de Odontologia da UFRGS Marco Antonio Trevizani Martins salientou os preparos bucais que os dentistas devem ter com seus pacientes para a prevenção ou o pré-tratamento do câncer bucal. Já o Dr. Virgílio Zanella, cirurgião de cabeça e pescoço da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, tratou de sua especialidade de forma bastante ilustrativa na palestra, exibindo cases de vítimas do câncer de boca e vídeos de cirurgias de remoção de tumor.

A cirurgiã-dentista Adriana Corsetti, uma das únicas especialistas em prótese bucomaxilafacial* no Estado, abriu a sessão do evento dedicada à discussão da reabilitação dos pacientes que passam por tratamento de câncer bucal. A odontologista contou o caso de um paciente que, ao receber a prótese que lhe cobriu uma fissura no rosto decorrente da cirurgia, pôs-se a chorar e falou: “Há 40 anos eu tenho esta mutilação. E há 40 anos estive esperando pela minha reabilitação”.

A fonoaudióloga Vera Martins, do hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, encerrou a conferência tratando do papel da fonoaudiologia na recuperação da fala e da deglutição dos paciente operados. Explorou a perspectiva da retomada da autonomia para as pessoas que ficaram com sequelas após a cirurgia na boca. Vera contou que o uso de próteses facilita muito a reabilitação das vítimas.

 

*O projeto Prótese Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia da UFRGS, coordenado pela Profa. Adriana Corsetti, funciona há 8 meses prestando atendimento gratuito de próteses que substituem áreas perdidas da face.
Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Instabilidade canal 0800 644 6543

Informamos que temporariamente o canal 0800 644 6543 está instável, no entanto os atendimentos seguem normalmente.

Estamos trabalhando para que o problema seja resolvido.

Agradecemos a compreensão de todos.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Canal de Teleconsultoria 0800 644 6543 volta a atender todo o Brasil

O serviço também foi ampliado para outros profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde

No próximo dia 15 de maio (terça-feira), nosso serviço de 0800 voltará a funcionar em todo o país. Além da expansão geográfica, o serviço será ampliado para profissionais de outras áreas da saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do Brasil. Uma iniciativa de financiamento do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde possibilitou essa retomada integral do serviço.

O 0800 644 6543 é um serviço que oferece consultorias clínicas gratuitas por telefone, esclarecendo dúvidas sobre diagnóstico e tratamento, baseadas nas melhores evidências científicas. O objetivo é ajudar a resolver os problemas de saúde dos pacientes de maneira mais rápida. As dúvidas são respondidas em tempo real, sem a necessidade de agendamento prévio.

Quem pode ligar?

Médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e psicólogos da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica do Brasil.

Atendimento

A partir do dia 15 de maio (terça-feira), de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h30 (horário de Brasília).

Saiba mais sobre o serviço clicando aqui.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

0800 644 6543 fora do ar

Informamos que devido a problemas técnicos, a linha do canal 0800 644 6543 está indisponível. A previsão de retorno é ainda nesta manhã, a partir das 11h30min.
Agradecemos a compreensão
Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Nota de Esclarecimento

Devido às investigações que estão em curso sobre o município da Região Metropolitana de Porto Alegre envolvido em possível irregularidade nos encaminhamentos de pacientes para consultas especializadas em Porto Alegre, nos cabe esclarecer que:

Todos os atendimentos prestados pelo serviço de Teleconsultoria, RegulaSUS, são registrados eletronicamente e gravados. Toda informação fornecida pelos profissionais usuários do serviço tem prerrogativa de verdade e é utilizada visando o acesso equânime das pessoas aos serviços de saúde. Além disso, ressaltamos que o Projeto TelessaúdeRS-UFRGS não possui nenhum funcionário descentralizado nos municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

O RegulaSUS é um projeto desenvolvido pelo TelessaúdeRS, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo priorizar o atendimento para os pacientes mais graves, diminuir o tempo de espera para consulta especializada e resolver boa parte dos problemas de saúde das pessoas em seu próprio município de residência.

Para isso, foram desenvolvidos protocolos de encaminhamento para as condições de saúde mais comuns, tendo como objetivo definir os limites entre os cuidados prestados na Atenção Primária à Saúde e nos outros níveis de atenção. Cada protocolo contêm as condições clínicas daquele problema em saúde que necessariamente devem consultar em um serviço ambulatorial especializado e quais são as informações que o médico assistente deve fornecer para justificar o encaminhamento de seu paciente.

Além disso, uma equipe de médicos de diversas especialidades fica disponível para a discussão dos casos por telefone com médicos da Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde. Atualmente o serviço funciona das 8h às 12h de segunda a sexta-feira.

Por fim, nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos às autoridades competentes referente ao que estiver ao nosso alcance.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Webpalestra – Discussão de casos clínicos sobre lesões bucais – EstomatoNet

Na próxima sexta-feira, 27 de abril, às 18h, faremos uma webpalestra sobre casos clínicos do EstomatoNet. Selecionaremos alguns casos que foram destaque do serviço e discutiremos questões relacionadas ao diagnóstico e manejo de lesões bucais.

A transmissão será feita pela página do Facebook e pelo canal do Youtube do TelessaúdeRS-UFRGS, basta acessar as páginas no horário marcado.
Palestrante: Dr. Vinicius Carrard – Professor da Faculdade de Odontologia da UFRGS, Patologista Bucal e responsável pelo EstomatoNet.
Público-alvo: Médicos, Cirurgiões-dentistas, estudantes de medicina/odontologia e alunos du curso de Estomatologia do TelessaúdeRS-UFRGS.
Os participantes que responderem a pesquisa de satisfação após as transmissões, receberão certificado em até quinze dias.

Para assistir no Youtube, clique aqui.

Para assistir no Facebook, clique aqui.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

#Telecondutas Prostatite Crônica/ Síndrome da Dor Pélvica Crônica (PC/SDPC)

Já está disponível em nosso site, o Telecondutas sobre Prostatite Crônica.

 

Prostatite Crônica ou Síndrome da Dor Pélvica Crônica é uma síndrome caracterizada por dor pélvica crônica não causada por doenças identificáveis. Estima-se que 35% a 50% dos homens apresentarão sintomas de prostatite crônica em algum momento de sua vida.  Apesar do termo “prostatite”, parcela significativa dos casos não tem sinal de inflamação (“-ite”) da próstata.

 

O Telecondutas é um produto em texto produzido pela equipe de teleconsultores do canal 0800 644 6543 do TelessaúdeRS-UFRGS. O material pretende orientar de modo rápido e dinâmico os médicos da Atenção Primária a realizar o diagnóstico e tratamento dos pacientes com essa condição.

 

Confira o material aqui

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Revisão do Protocolo de Neurologia Adulto

Já está disponível em nosso site mais um protocolo de encaminhamento da Atenção Básica para especialista focal.

Os protocolos de encaminhamento são produtos de uma parceria do TelessaúdeRS-UFRGS com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. O material busca auxiliar médicos da APS/AB a determinarem se o paciente necessita do encaminhamento para o especialista e a definirem a prioridade deste encaminhamento.

Esta revisão do Protocolos de Encaminhamento para Neurologia Adulto apresenta algumas das doenças mais comuns que necessitam de encaminhamento para serviços de emergência em Neurologia. Entre elas estão a cefaleia, a demência, a convulsão/epilepsia e síncope ou perda transitória da consciência.

O material contém quadros com avaliações de condições médicas, características típicas e atípicas de diagnósticos e recomendações de medicamentos. Abrange também tabelas com sinais de alerta e orientações de diagnóstico e de avaliação de exames, além de ilustrações com instruções de diagnóstico.

Clique aqui para acessar

No site do TelessaúdeRS-UFRGS também podem ser encontrados protocolos de outras especialidades, clique aqui e acesse.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Lançamento do Protocolo de Cirurgia Vascular

Já está disponível em nosso site mais um protocolo de encaminhamento da Atenção Básica para especialista focal.

Os protocolos desenvolvidos pelo TelessaúdeRS-UFRGS são produtos de uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. O material busca auxiliar médicos da APS/AB a determinarem se o paciente necessita do encaminhamento para o especialista e a definirem a prioridade deste encaminhamento.

O Protocolo de Encaminhamento para Cirurgia Vascular contempla as principais doenças que demandam atendimento na especialidade. Dentre elas estão o tromboembolismo venoso (TEV), a insuficiência venosa crônica e a doença arterial periférica. O material contém tabelas com orientações para diagnóstico e acompanhamento de algumas enfermidades.

Clique aqui para acessar

No site do TelessaúdeRS-UFRGS também podem ser encontrados protocolos de outras especialidades, clique aqui e acesse.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Vagas para bolsistas de diversas áreas

Estamos com processo seletivo aberto para as seguintes áreas:

  • Graduação – Estatística: bolsistas com graduação em andamento nos seguintes cursos: Ser aluno regularmente matriculado a partir do 3º semestre no curso de graduação em Estatística, Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas; Engenharia de Produção, Física; ou a partir do 5º semestre no curso de graduação em Políticas Públicas.

    Os interessados deverão preencher o Requerimento de Inscrição e enviar, juntamente com o seu currículo e o seu histórico escolar (graduação vigente), para o e-mail selecaobolsa@yahoo.com até o dia 23/04/2018 (segunda-feira).Confira aqui o edital completo e o requerimento de inscrição 
  • Pesquisador servidor – Medicina:  bolsista pesquisador com vínculo empregatício no HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre com graduação em medicina e residência médica concluídas.Interessados deverão enviar o Currículo Lattes (com telefone para contato, CPF e nº SIAPE) para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 29/04/2018 (domingo), colocando no assunto: Bolsista Pesquisador.Confira aqui o edital completo aqui
  • Pós-graduação – Medicina: bolsista de Pós-graduação com graduação em medicina e residência médica concluída.Interessados deverão enviar o Currículo Lattes (com telefone para contato) para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 29/04/2018 (domingo), colocando no assunto: Bolsista Pós-Graduação – MedicinaConfira aqui o edital completo aqui
  • Graduação – Design: Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação em Design.Interessados deverão preencher o Requerimento de Inscrição de enviar para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 15/04/2018, colocando no assunto: Bolsista Graduação Design (TIC).Confira aqui o edital completo e o requerimento de inscrição
  • Graduação – TIC: Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação em Ciência da Computação, ou Sistemas de Informação, ou Engenharia da Computação ou correlato.Interessados deverão preencher o Requerimento de Inscrição disponível e enviar para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 15/04/2018, colocando no assunto: Bolsista Graduação (TIC).
  • Pós-graduação – TIC: bolsista de Pós-graduação com graduação concluída nas seguintes áreas: Ciência da Computação, ou Sistemas de Informação, ou Engenharia da Computação ou correlato.Interessados deverão enviar Currículo Lattes (com telefone para contato) ou preencher o Requerimento de Inscrição e enviar para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 15/04/2018, colocando no assunto: Bolsista PG+ nome cargoConfira aqui o edital completo e o requerimento de inscrição
Informações ligar para: 51 3308-2160 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).
Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Webpalestra Vigilância da influenza: cenário atual e perspectivas

Na próxima terça-feira (10/04), promoveremos a webpalestra Vigilância da influenza: cenário atual e perspectivas. A proposta da palestra é discutir com profissionais da saúde e com demais interessados a abordagem da campanha da gripe de 2018 e a importância da vacinação na população afetada.

A transmismissão ocorre ao vivo às 18h no canal do Youtube e na página do Facebook do TelessaúdeRS-UFRGS.

Palestrantes:

Leticia Garay Martins –  enfermeira especialista em Gestão de Emergências em Saúde Pública, responsável pela Vigilância da Influenza na Secretaria Estadual de Saúde

Tani Ranieri – enfermeira, chefe da Divisão Epidemiológica e do Núcleo de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde

Público-alvo: População e profissionais de saúde

Os participantes que responderem a pesquisa de satisfação após as transmissões, receberão certificado em até quinze dias.

Para assistir no Youtube, clique aqui.

Para assistir no Facebook, clique aqui.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Webpalestra sobre câncer bucal

Na próxima sexta-feira, 06/04, às 18h, faremos uma webpalestra sobre câncer bucal: abordagem odontológica. O objetivo da webpalestra informar o cirurgião-dentista e os estudantes de odontologia sobre os procedimento indicados e contraindicados no cuidado do paciente com diagnóstico de câncer bucal.
A transmissão será feita pela página do Facebook e pelo canal do Youtube do TelessaúdeRS-UFRGS, basta acessar as páginas no horário marcado.
Palestrantes/participantes:
Dra. Manoela Domingues Martins – Cirurgiã-dentista – professora de patologia/estomatologia da Faculdade de Odontologia UFRGS
Dra. Vivian Petersen Wagner – Cirurgiã-dentista – pós doutoranda – UNICAMP
Público-alvo: Cirurgião-dentista e estudantes de odontologia.
Os participantes que responderem a pesquisa de satisfação após as transmissões, receberão certificado.

Para assistir no Youtube, clique aqui.

Para assistir no Facebook, clique aqui.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Lançamento protocolo planejamento familiar

Muitas vezes as decisões tomadas sobre contracepção se tornam uma prática diária sem avaliar se elas realmente atendem as necessidades e os desejos de cada mulher. Essa prática pode impedir as mulheres de conhecer e dispor de métodos mais adequados ao seu perfil, à sua idade e aos seus planos reprodutivos.

O planejamento familiar é direito de todo cidadão, sendo parte integrante do conjunto de ações da atenção à mulher, ao homem e ao casal, dentro de uma visão de atendimento integral à saúde. É papel da equipe multidisciplinar da Atenção Primária à Saúde orientar sobre métodos anticoncepcionais reversíveis existentes, riscos cirúrgicos e efeitos colaterais relacionados à vasectomia e à laqueadura tubária, bem como explicar a dificuldade de reversão desses procedimentos.

Pensando nisso, lançamos o protocolo de Planejamento Familiar. O objetivo é ampliar a discussão sobre contracepção, os métodos mais indicados para cada perfil e cada momento de vida dos pacientes. Além disso, o protocolo visa esclarecer os médicos sobre as reais indicações dos métodos definitivos e oportunizar uma discussão sobre as escolhas de anticoncepção que apenas uma análise detalhada e uma conversa com o médico pode definir.

A contracepção é uma escolha individual com responsabilidades compartilhadas, por isso o TelessaúdeRS-UFRGS propõe a discussão qualificada e convida para o debater o tema e a decisão compartilhada.

Para acessar o material, clique aqui

Para acessar protocolos de outras especialidades, clique aqui

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

#Telecondutas Nódulo de Tireoide

Já está disponível em nosso site, o Telecondutas sobre Nódulo de Tireoide.

O Nódulo de Tireoide é uma condição comum e encontrada em 5% das mulheres e 1% dos homens.  A principal preocupação com nódulos de tireoide é a possibilidade de desenvolvimento de câncer.  Geralmente são identificados quando o paciente percebe aumento da região cervical.
O telecondutas é um material produzido pela equipe de Teleconsultores do canal 0800 644 6543 do TelessaúdeRS-UFRGS, pretende, de um modo rápido e dinâmico, orientar os médicos da Atenção Primária a realizar o diagnóstico e manejo dos pacientes com essa condição.
Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo de trabalho na APS é tema de curso do TelessaúdeRS-UFRGS

Estão abertas as inscrições para o curso a distância de Qualificação dos Processos de Trabalho e Gestão da Atenção Primária à Saúde (APS). O curso é uma iniciativa do TelessaúdeRS-UFRGS.
O objetivo  é oferecer subsídios para realização de análise do processo de trabalho das equipes e da gestão municipal da APS, com proposição de intervenções em aspectos-chave do funcionamento da APS aos municípios

No curso são abordados temas relevantes para o aumento da resolutividade da APS como a proposta do Acolhimento, o Acesso Avançado, o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), as Ofertas/Atividades da Equipe e a Gestão da Atenção Básica/APS.

Será totalmente ministrado na modalidade EAD através da plataforma de ensino e aprendizado a distância – Moodle TelessaúdeRS-UFRGS.

O certificado será emitido pelo Portal de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), somente de forma eletrônica, com valor único a ser pago de R$4,00.

O curso é gratuito e tem como público-alvo: Profissionais de nível superior e Gestores da Atenção Primária à Saúde (APS) que atuem em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias de Saúde da Família (ESF), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e/ou Secretaria de Saúde, bem como estudantes de graduação e pós-graduação.

Os interessados podem se inscrever até o dia 04/04/2018 ou até esgotarem as vagas.

Número de vagas: 2.000

Se inscreva aqui

Se você já tem cadastro na Palataforma Moodle – TelessaúdeRS-UFRGS clique aqui

Mais informações aqui

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Webpalestra: Atenção à Saúde da Pessoa Estomizada no SUS/RS

Na próxima quarta-feira, 28/03/2018,  às 18h, faremos uma webpalestra sobre Atenção à Saúde da Pessoa Estomizada no SUS/RS.

A palestra abordará questões relacionados aos cuidados com as estomias, aspectos legais, fluxo de trabalho e acesso e aquisição de materiais, situação epidemiológica e GUD- sistema de gerenciamento de usuários com deficiência.

Palestrantes/participantes:

Anacira Maria Gerelli – Enfermeira
Rosaura Soares Paczek – Enfermeira
Márcia Elaine Costa do Nascimento – Enfermeira

Público-alvo: Profissionais de saúde e estudantes.

A transmissão será feita pela página do Facebook e pelo canal do Youtube do TelessaúdeRS-UFRGS, basta acessar as páginas no horário marcado.

Os participantes que responderem a pesquisa de satisfação após as transmissões, receberão certificado.

Para assistir no Youtube, clique aqui.

Para assistir no Facebook, clique aqui.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo seletivo para equipe de Estatística

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para cadastro de reserva (CR) de bolsista na Equipe de Estatística.
Os interessados deverão encaminhar o seu currículo para o contato selecaobolsa@yahoo.com até o dia 04/04/2018 (quarta-feira), preenchendo o campo assunto com o texto “Bolsista Equipe Estatística”.
Informações ligar 51 3333-7025 / 3308-2160 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).
Mais informações aqui
Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo seletivo para TI e Design

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para bolsistas na Equipe TIC. Interessados deverão preencher o Requerimento de Inscrição  e enviar para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 15/04/2018, colocando no assunto: Bolsista Graduação Design (TIC)Bolsista Graduação (TIC) e Bolsista PG + nome cargo.

Informações ligar para: 51 3308-2160 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).

Confira os editais de cada cargo:

Bolsista Graduação Design (TIC)

Bolsista Graduação (TIC)

Bolsista Pós-graduação (TIC)

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo seletivo bolsista de Telessaúde

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para bolsista de graduação para as Equipes do projeto.

Interessados deverão preencher o Requerimento de Inscrição disponível aqui  e enviar para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 01/04/2018, colocando no assunto: Bolsista Graduação – TelessaúdeRS.

Informações ligar para: 51 3308-2160 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Inscrições abertas para o Curso Ead de Estomatologia

Estão abertas as inscrições para o curso a distância de Estomatologia, uma iniciativa da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Núcleo de Telessaúde Técnico-Científico do Rio Grande do Sul (TelessaúdeRS-UFRGS).

Será abordado aspectos gerais e lesões bucais mais frequentes na prática do cirurgião-dentista clínico geral. Ao final do curso o participante terá maior conhecimento sobre as diferentes lesões bucais, especificamente no que diz respeito ao seu diagnóstico e manejo.

Será totalmente ministrado na modalidade EAD através da plataforma de ensino e aprendizado a distância – Moodle TelessaúdeRS-UFRGS.

O certificado será emitido pelo Portal de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), somente de forma eletrônica, com valor único a ser pago de R$4,00.

O curso é gratuito e tem como público-alvo Cirurgiões-Dentistas e Médicos atuantes na Atenção Primária à Saúde do Brasil e estudantes de graduação dessas áreas.

Os interessados podem se inscrever até o dia 29/03/2018 ou até esgotarem as vagas.

Número de vagas: 2.000

Confira mais informações aqui

Se inscreva aqui

Se você já tem cadastro na Palataforma Moodle – TelessaúdeRS-UFRGS clique aqui

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo seletivo aberto para teleconsultores: Oftalmologia e Medicina de Família e Comunidade

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para teleconsultores em Oftalmologia e Medicina de Família e Comunidade.

Os interessados no cargo deverão entregar a documentação solicitada no edital até o dia 23/03 na sede do Projeto TelessaúdeRS-UFRGS (Rua Dona Laura, 320 – 11º andar, das 9hs às 12hs e das 14hs às 17hs). Só terão inscrições homologadas os candidatos que possuam obrigatoriamente todos os pré-requisitos (de formação, experiência e competência técnica) exigidos em cada cargo.

Confira o edital completo e os modelos de entrega de documentação: Clique aqui

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Agenda de Webpalestras da semana – 12/03 à 16/03

Confira a agenda de Webpalestras que serão realizadas na próxima semana (12/03 à 16/03).

Título: Situação alimentar e nutricional das famílias de baixa renda no Brasil: desafios e perspectivas

Data: 15/03/2018

Horário: 18h

Palestrante: Dra. Camila Borges –  Pós-doutoranda em Nutrição em Saúde Pública pela FSP-USP.

Público-alvo: Profissionais e estudantes da área da saúde e usuários do SUS

Objetivo: trazer informações sobre a realidade alimentar e nutricional da população de baixa renda da população brasileira, os desafios de se trabalhar com a temática alimentação saudável e as perspectivas para os próximos anos no Brasil.

Tópicos abordados:

  • Conhecer a situação nutricional da população brasileira
  • Conhecer a situação alimentar da população brasileira
  • Desafios da alimentação saudável para população de baixa renda: obstáculos e meios para superá-los
  • Perspectivas de programas e políticas de saúde para trabalhar a temática alimentação saudável no SUS e enfrentar os problemas relacionados à má alimentação.

 

 

Título: Por que é importante falar de gênero na saúde?

Data: 16/03/2018

Horário: 18h

Palestrante: Dra. Daniela Knauth – Doutora em Antropologia Social. Professora do departamento de Medicina Social e dos Programas de Pós-graduação em Epidemiologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Público-alvo: Profissionais e estudantes da área da saúde e público em geral

Objetivo: Compreender as implicações dos padrões e valores de gênero no processo saúde e doença e na prática dos profissionais da saúde.

Tópicos abordados:

  • O conceito de gênero
  • Identidade de gênero
  • Gênero e saúde
  • Gênero, ciência e políticas de saúde

 

A transmissão será feita pela página do Facebook e pelo canal do Youtube do TelessaúdeRS-UFRGS, basta acessar as páginas no horário marcado.

Os participantes que responderem a pesquisa de satisfação após as transmissões, receberão certificado.

Para assistir no Youtube, clique aqui.

Para assistir no Facebook, clique aqui.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Webpalestra sobre violência intrafamiliar

Dia 08/03 é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data importante para refletirmos sobre os direitos das mulheres.

Uma pesquisa feita pelo DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência aponta um grande aumento no percentual de mulheres que afirma ter sofrido violência doméstica. Os dados coletados entre 2015 e 2017 destacam que os casos passaram de 18% para 29%.

É muito importante que os profissionais de saúde saibam identificar indícios de violência doméstica, bem como agir nestes casos.

Por isso, na sexta-feira, 09/03, às 18h, faremos uma webpalestra com o tema, violência intrafamiliar: por que na minha casa?

O objetivo é abordar aspectos que envolvem as violências cotidianas com foco na violência doméstica contra a mulher, desde as violências impostas e aceitas até as violências não aceitas e criminais.

A transmissão será feita pela página do Facebook e pelo canal do Youtube do TelessaúdeRS-UFRGS, basta acessar as páginas no horário marcado.

Os participantes que responderem a pesquisa de satisfação após a transmissão, receberão certificado.

Data: 09/03/2018

Horário: 18h

Palestrantes: Denise dos Santos (Assistente Social) e Ana Paula Borngräber Corrêa (Psicóloga e coordenadora da Teleducação)

Público-alvo: Profissionais e estudantes da área da saúde e assistência social.

Tópicos abordados:

– Como os profissionais de saúde podem auxiliar na identificação da violência doméstica e quais orientações podem ser feitas às usuárias nesses contextos.

– Encaminhamentos, intervenções, notificações e articulação da rede de apoio.

– Articulação dos trabalhadores inseridos nas Políticas de Saúde (SUS) e assistência social (SUAS).

Para assistir no Youtube, clique aqui.

Para assistir no Facebook, clique aqui.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

#Telecondutas Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica ou DPOC é a quarta causa de morte no mundo e estima-se que até 2020 passe a ser a terceira causa. No Brasil, estima-se a prevalência em 15,8% na cidade de São Paulo.

A DPOC é uma doença causada pela exposição a fumaça ou gases tóxicos, sendo o tabagismo o principal fator desencadeante, o que torna a doença uma das principais formas de morte prevenível nos dias de hoje.

Os sintomas da doença são tosse, falta de ar e chiado no peito. Para a confirmação é necessário realizar o exame de espirometria.

O tratamento é feito com medicações inalatórias, podendo levar a internações nas crises e uso continuo de oxigênio nas crises.

O diagnóstico precoce e a interrupção do tabagismo são importantes para evitar internações, invalidez e mortes.

O telecondutas é um material produzido pela equipe de Teleconsultores do canal 0800 644 6543 do TelessaúdeRS-UFRGS, pretende, de um modo rápido e dinâmico, orientar os médicos da Atenção Primária a realizar o diagnóstico e manejo dos pacientes com essa condição.

Confira o material aqui

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Lançamento protocolo de endocrinologia pediátrica

Já está disponível em nosso site mais um protocolo de encaminhamento da Atenção Básica para especialista focal. A especialidade desta semana é endocrinologia pediátrica.

Os protocolos desenvolvidos pelo TelessaúdeRS-UFRGS, são produtos de  uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul e  buscam auxiliar médicos da APS/AB a determinarem se o paciente necessita do encaminhamento para o especialista e definir a prioridade deste encaminhamento.

O material aborda as doenças endócrinas mais frequentes que acometem crianças e adolescentes. Ele contempla tabelas com valores de referência de alguns exames, gráficos com curva de peso, altura, IMC, velocidade de crescimento de acordo com idade e sexo e a classificação do estadiamento puberal. Também orienta como iniciar a investigação de algumas doenças na atenção primária, incluindo os exames a serem solicitados.

Segundo Juliana Keller Brenner, Endocrionologista e Teleconsultora do TelessaúdeRS-UFRGS, esses dados facilitam a conduta médica e a decisão de encaminhamento para o endocrinologista durante o atendimento desse grupo de pacientes.

Clique aqui para acessar

No site do TelessaúdeRS-UFRGS também podem ser encontrados protocolos de outras especialidades, clique aqui e acesse.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Revisão do protocolo de Nefrologia disponível no site do TelessaúdeRS-UFRGS

Está disponível no site do projeto, a versão atualizada do protocolo de nefrologia. Nesta atualização, há uma maior integração com temas urológicos e inclusão de um novo protocolo de hematúria, que é um problema comum enfrentado por médicos da Atenção Primária à Saúde. Ele segue abordando as questões nefrológicas mais comuns de forma concisa, além de definir as indicações de avaliação especializada para situações comuns na prática clínica como doença renal crônica, nefropatia diabética, hipertensão refratária e proteinúria isolada, entre outros.

Os protocolos desenvolvidos pelo TelessaúdeRS-UFRGS, são produtos de  uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul e  buscam auxiliar médicos da APS/AB a determinarem se o paciente necessita do encaminhamento para o especialista e definir a prioridade deste encaminhamento.

Clique aqui para acessar a revisão

No site do TelessaúdeRS-UFRGS também podem ser encontrados protocolos de outras especialidades, clique aqui e acesse.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo Seletivo Bolsista 06/2018 – Pós-Graduação- Medicina

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para bolsista de Pós-Graduação com graduação

em medicina e residência médica concluída.

Interessados deverão enviar o Currículo Lattes (com telefone para contato) para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até o dia 23/02/2018, colocando no assunto

Bolsista Pós-Graduação-Medicina
Informações ligar 51 3308-2160 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).

Clique aqui para acessar o edital

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Protocolo de Urologia atualizado no site do TelessaúdeRS-UFRGS

Já está atualizado em nosso site, o protocolo de Urologia para pacientes adultos.

O material foi revisado e conta com ajustes nas evidências científicas, como os valores de PSA para indicar biópsia de próstata. Além disso, foram incluídos um protocolo específico e mais completo para hematúria e orientações sobre incontinência urinária complicada em homens.

Segundo Guilherme Behend, Teleconsultor em Urologia do TelessaúdeRS-UFRGS e um dos responsáveis pela produção do material,  “com essas mudanças, esperamos qualificar ainda mais os encaminhamentos para Urologia, otimizando a lista de encaminhamentos para a especialidade”.

Os protocolos desenvolvidos pelo TelessaúdeRS-UFRGS, são produtos de  uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul e  buscam auxiliar médicos da APS/AB a determinarem se o paciente necessita do encaminhamento para o especialista e definir a prioridade deste encaminhamento.

No site do TelessaúdeRS-UFRGS também podem ser encontrados protocolos de outras especialidades, como:

  • Cardiologia
  • Cirurgia torácica
  • Dermatologia
  • Endocrinologia
  • Estomatologia
  • Gastroenterologia
  • Genética
  • Ginecologia
  • Hematologia
  • Infectologia
  • Mastologia
  • Nefrologia
  • Neurogirugia
  • Neurologia
  • Obstetrícia
  • Oftalmologia
  • Ortopedia
  • Pneumologia
  • Proctologia
  • Psiquiatria
  • Reumatologia

Para ter acesso a eles, clique aqui

 

 

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo Seletivo Bolsista 05 /2018 – Pesquisador Servidor

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para bolsista pesquisador com vínculo empregatício no HCPA – Hospital de Clínicas de Porto Alegre
com graduação em medicina e residência médica nas seguintes áreas: Pneumologia, Dermatologia, Endocrinologia, Medicina de Família e Comunidade e Oftalmologia.
Interessados deverão enviar o Currículo Lattes (com telefone para contato, CPF e nº SIAPE) para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até o dia 25/02/2018, colocando no assunto Bolsista Pesquisador.
Informações ligar 51 3308-2160 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).

Clique aqui para acessar o edital

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

#Telecondutas hemorroidas

A presença de hemorroidas é queixa frequente. Não há dados exatos sobre sua prevalência no Brasil, mas nos Estados Unidos especula-se que leve 5% da população à procurar atendimento. A doença hemorroidária pode apresentar diferentes sintomas. Outros problemas orificiais são descritos pelos pacientes como hemorroidas, sendo de fundamental importância a avaliação clínica para diagnóstico diferencial.

O Telecondutas apresenta, de maneira simples e completa, uma visão sobre a doença hemorroidária, bem como tratamentos que podem ser feitos na Atenção Primária para melhora dos sintomas, já que grande parte dos pacientes tem alívio com medidas simples, como modificações do estilo de vida e de dieta.

Clique aqui e acesse o material

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Recesso carnaval

Informamos que nos dias 12/02/2018 e 13/02/2018, o TelessaúdeRS-UFRGS não fará expediente em razão do recesso de carnaval.

RECESSO DE CARNAVAL

Dia 12/02/2018 (segunda-feira): Não haverá expediente

Dia 13/02/2018 (terça-feira): Não haverá expediente

Dia 14/03/2018 (quarta-feira):  Expediente em horário normal de funcionamento.

As Teleconsultorias solicitadas via Plataforma de Telessaúde após as 18h do dia 09/02/2018 serão reguladas e respondidas a partir das 8h (horário de Brasília) do dia 14/02/2018.

O canal 0800 645 3308 retornará às 8h (horário de Brasília) do dia 14/02/2018.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Expediente – 02/02/2018 – feriado Nossa Senhora dos Navegantes

Informamos que no dia 02/02/2018, o TelessaúdeRS-UFRGS não fará expediente em razão do feriado municipal de Porto Alegre –  Nossa Senhora dos Navegantes.

As Teleconsultorias solicitadas via Plataforma de Telessaúde após as 18h do dia 01/02/2018 serão reguladas e respondidas a partir das 8h (horário de Brasília) do dia 05/02/2018.

O canal 0800 645 3308 retornará às 8h (horário de Brasília) do dia 05/02/2018.

 

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Mosquito Aedes aegypti e doenças transmitidas por ele são temas de Webpalestra no TelessaúdeRS-UFRGS

Nos dia 06, 14, 21 e 28 de fevereiro, às 18h (Horário de Brasília), o TelessaúdeRS-UFRGS transmitirá as webpalestras sobre Mosquito Aedes aegypti, Febre Amarela, Dengue, Zika e Chikungunya, ao vivo pelo canal do Youtube do projeto. A proposta das palestras é informar profissionais de saúde e a população em geral sobre o mosquito e as doenças que ele transmite.

A palestras serão ministradas por Cynthia Goulart Molina-Bastos, Médica de Família e Comunidade e Coordenadora de Telediagnóstico do TelessaúdeRS-UFRGS.

A transmissão será feita pelo canal do Youtube do projeto.

06/02/2018 – 18h – Mosquito Aedes aegypti

14/02/2018 – 18h – Febre Amarela

21/02/2018 – 18h – Dengue

28/02/2018 – 18h – Zika e Chikungunya

Evento gratuito com emissão de certificado!

Para assistir, basta acessar o link no horário marcado: http://www.youtube.com/telessauders (para falar no chat é necessário logar com sua conta do Youtube).

OBS: Palestra online, não presencial

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

TelessaúdeRS-UFRGS fará Webpalestra sobre alimentação vegetariana

No dia 08 de fevereiro, às 18h (Horário de Brasília), o TelessaúdeRS-UFRGS transmitirá o Webpalestra “Vegetarianismo e nutrição: é possível ser saudável?” ao vivo pelo canal do Youtube do projeto. A proposta da palestra é informar profissionais de saúde e a população em geral salimentação vegetariana no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).

A palestra contará com a participação de Sabrina Dalbosco Gadenz, nutricionista do TelessaúdeRS-UFRGS, de Cristiane Schulz Parizotti, nutricionista vegetariana e de Angélica Dias Pinheiro, estudante de nutrição e vegana.

Serão abordados os seguintes tópicos:

  • vegetarianismo nas fases da vida;
  • proteína na dieta vegetariana;
  • suplementação vit. B12;
  • leites vegetais.

A transmissão será feita pelo canal do Youtube do projeto.

Evento gratuito com emissão de certificado!

Para assistir, basta acessar o link no horário marcado: http://www.youtube.com/telessauders (para falar no chat é necessário logar com sua conta do Youtube).

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Homologação final e convocação de entrevistas – Processo Seletivo Simplificado 01/2018

Confira a homologação final de inscrições e a convocação das entrevistas  do Processo Seletivo Simplificado 01/2018, aqui

Os candidatos que solicitaram recursos em relação a homologação de inscrições ou pontuações de currículo ou títulos, poderão retirar as repostas dos
recursos durante o período das entrevistas na recepção do TelessaúdeRS- UFRGS (Rua Dona Laura, 320–11º andar–conjunto 1101, Bairro Rio Branco–Horário: 9h00 às 12h e das 14h às 17h00–Fone: (51) 3333-7025).

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Vagas abertas para estudantes de jornalismo

Estamos com processo seletivo aberta para atuar na equipe de Comunicação do TelessaúdeRS-UFRGS.

Interessados deverão preencher o Requerimento de Inscrição disponível aqui, ANEXAR LINKS OU ARQUIVOS DE TEXTOS PRODUZIDOS e enviar para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 04/02/2018, colocando no assunto Processo Seletivo Bolsista 04/2018-Comunicação.

Informações ligar 51 3308-2098 / 3308-2093 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).

 

Confira o edital completo aqui

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo seletivo para equipe de regulação e teleconsultoria

Estamos com processo seletivo aberto para bolsista na equipe de Regulação e Teleconsultoria.

Os interessados deverão preencher o Requerimento de Inscrição e enviar para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 30/01/2018, colocando no assunto Processo Seletivo Bolsista 03/2018-ERT.
Informações ligar 51 3308-2098 / 3308-2093 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às17h).
Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Homologação preliminar de inscrições – processo seletivo simplificado 01/2018

Confira a homologação preliminar de inscrições do Processo Seletivo Simplificado 01/2018, aqui

Conforme Cronograma do Processo Seletivo Simplificado 01/2018, o prazo para recebimento de recursos desta etapa é até 24 de janeiro de 2018,
exclusivamente na sede do TelessaúdeRS-UFRGS (Rua Dona Laura, 320 – 11º andar – conjunto 1101, Bairro Rio Branco – Horário: 9h as 12h e das 14h as 17h
Fones: 51 3333.7025–3308.2092). Para entrega por terceiros, o recurso deve conter procuração simples do candidato (Anexo III do Edital).
Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo seletivo bolsista pós-graduação: Medicina (dermatologia, pneumologia, reumatologia), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para bolsista pós-graduação com graduação  concluída  nas seguintes áreas:

  • Medicina (especialidades – Dermatologia, Pneumologia e Reumatologia)
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Nutrição

Interessados deverão enviar Currículo Lattes (com telefone para contato) para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 04/02/2018, colocando no assunto Bolsista Pós-Graduação +nome da área.

Informações ligar 51 3308-2098 / 3308-2093 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).

Confira o edital completo aqui

 

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Atualização calendário nacional de vacinação 2018

Começamos o ano de 2018 com algumas recomendações do Ministério da Saúde para a rotina de vacinação. Para que você se mantenha atualizado, sugerimos o download do Calendário Nacional de Vacinação, desenvolvido pelo TelessaúdeRS-UFRGS.

As mudanças divulgadas na Nota Informativa nº 135-SEI/2017-CGPNI/DEVIT/SVS/MS inclui a ampliação da vacina meningocócica C para adolescentes de 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), a ampliação das áreas com recomendação de vacina para febre amarela e a incorporação da vacina varicela para crianças de 4 até 6 anos de idade (6 anos, 11 meses e 29 dias). No mesmo documento, o Ministério da Saúde informa que que não ocorrerão mudanças em relação ao público alvo e os grupos etários para a vacinação contra o HPV.

Para acessar o documento na íntegra, acesse o link aqui

Para fazer o download do calendário desenvolvido pelo TelessaúdeRS-UFRGS clique aqui

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

#Telecondutas Fissura Anal

Confira o Telecondutas dessa semana com tema Fissura Anal.

A fissura anal é uma laceração do revestimento do canal anal inferior. É uma patologia comum e em muitos casos resolve-se espontaneamente. Sua prevalência é igual entre os sexos e é mais comum em adultos jovens.

O material, produzido pela equipe de Teleconsultores do canal 0800 644 6543 do TelessaúdeRS-UFRGS, pretende, de um modo rápido e dinâmico, orientar os médicos da Atenção Primária a realizar o diagnóstico e manejo dos pacientes com essa condição.

Confira o material: Clique Aqui

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo Seletivo TelessaúdeRS-UFRGS – Edital 01/2018

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para:
  • Teleconsultor Medicina – Especialidade Medicina de Família e Comunidade
  • Teleconsultor Medicina – Especialidade Medicina Interna
  • Teleconsultor Medicina – Especialidade Neurologia
  • Teleconsultor Medicina – Clínico Geral
  • Analista Técnico de Gestão e Tecnologia em Saúde
  • Analista Técnico TI
  • Assistente Técnico Comunicação
  • Assistente Técnico Estatística
  • Assistente de Projetos
  • Assistente Técnico TI

Os interessados no cargo deverão entregar a documentação solicitada no edital até o dia 17/01 na sede do Projeto TelessaúdeRS-UFRGS (Rua Dona Laura, 320 – 11º andar, das 9hs às 12hs e das 14hs às 17hs). Só terão inscrições homologadas os candidatos que possuam obrigatoriamente todos os pré-requisitos (de formação, experiência e competência técnica) exigidos em cada cargo.

Confira o edital completo e os modelos de entrega de documentação: Clique aqui

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

#Telecondutas sobre Sangramento Uterino Anormal (SUA)

Confira o Telecondutas dessa semana com tema Sangramento Uterino Anormal (SUA).

O SUA é caracterizado por diferentes padrões de sangramento menstrual que variam de alteração no volume, irregularidades na duração e no ciclo menstrual. Segundo Milena Rodrigues Agostinho, médica da família e comunidade e teleconsultora do TelessaúdeRS-UFRGS, a condição costuma impactar na qualidade de vida das mulheres, sendo um problema de saúde frequente no atendimento da Atenção Primária à Saúde, acometendo cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva.  As principais causas do sangramento uterino anormal são disfunções ovulatórias, gravidez, anormalidades estruturais, distúrbios de coagulação e causas iatrogênicas.

O material, produzido pela equipe de Teleconsultores do canal 0800 644 6543 do TelessaúdeRS-UFRGS, pretende, de um modo rápido e dinâmico, orientar os médicos da Atenção Primária a realizar o diagnóstico e manejo dos pacientes com essa condição.

Confira o material: https://goo.gl/BckBef

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Protocolo de Encaminhamento para dermatologia está disponível no site do TelessaúdeRS-UFRGS

O TelessaúdeRS-UFRGS, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, desenvolveu protocolos de encaminhamento para a especialidade dermatologia. Os protocolos buscam auxiliar médicos a determinarem se o paciente necessita do encaminhamento para o especialista e definir a prioridade deste encaminhamento, auxiliando a qualificar a fila de espera para dermatologia.

Segundo Kelli Wagner Gomes, médica dermatologista e teleconsultora do TelessaúdeRS-UFRGS, o protocolo veio ao encontro das necessidades da população e dos médicos, já que a lista de espera para consultar com dermatologista no nosso estado é bastante extensa. A partir da análise dessa lista foi possível estabelecer os principais motivos de encaminhamento e as condutas prioritárias. O protocolo atinge grande parte das patologias de pele e vem com o objetivo de otimizar o encaminhamento dos pacientes para a dermatologia.

Esse e outros protocolos produzidos pela equipe do TelesssaúdeRS-UFRGS estão disponíveis em nosso site. Faça o download em: https://www.ufrgs.br/telessauders/nossos-servicos/teleconsultoria/regulasus/

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo Seletivo Bolsista 01/2018 – Equipe de Comunicação

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para bolsista na Equipe de Comunicação. Interessados deverão preencher o Requerimento de Inscrição disponível aqui e enviar para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 14/01/2018 (prorrogado 21/01/2018), colocando no assunto Processo Seletivo Bolsista 01/2018-Comunicação.

Informações ligar 51 3308-2098 / 3308-2093 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).

 

Confira o edital completo aqui

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

#Telecondutas Acidente Vascular Cerebral

Confira o Telecondutas dessa semana com tema Acidente Vascular Cerebral (AVC).

É estimado que 1 em 6 pessoas terão Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante a vida. A doença é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Pode causar sequelas permanentes o que gera grande incapacidade, levando a piora importante na qualidade de vida, estrutura familiar e demandas constantes de serviços de saúde. É fundamental o rápido atendimento nos casos agudos, pois existem tratamentos que podem diminuir a chance de sequelas. Além disso, o controle de fatores de risco é fundamental para evitar o AVC. O objetivo deste Telecondutas,  produzido pela equipe de Teleconsultores do canal 0800 644 6543 do TelessaúdeRS-UFRGS, é auxiliar os profissionais, de um modo rápido e dinâmico, a reconhecer casos de AVC e ajudar na tomada de decisões para diminuir o risco da doença.

Clique aqui e acesse

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

TelessaúdeRS-UFRGS lança e-book “Alimentação & Nutrição na Atenção Primária à Saúde”

Já está disponível para download o livro “Alimentação & Nutrição na Atenção Primária à Saúde”, organizado pela equipe do TelessaúdeRS-UFRGS, composta por Roberto Nunes Umpierre, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Médico da Família e Comunidade e Vice-coordenador do projeto, Marcelo Rodrigues Gonçalves, também professor da Faculdade de Medicina da UFRGS, Médico da Família e Comunidade e Coordenador do TelessaúdeRS-UFRGS, Sabrina Dalbosco Gadenz, Nutricionista e Assessora Operacional do Telediagnóstico TeleOftalmo, e Cynthia Goulart Molina-Bastos, Médica da Família e Comunidade e Coordenadora do Telediagnóstico.

O e-book é uma compilação dos materiais de leitura disponibilizados no curso “Nutrição da APS” desenvolvido pelo TelessaúdeRS-UFRGS e ministrado na modalidade Educação a Distância (EaD) de setembro a dezembro de 2017. Cerca de cinco mil alunos de todo o Brasil, profissionais e estudantes da área de Saúde, participaram do curso EaD.

O livro é composto por dez capítulos e traz recomendações sobre alimentação adequada e saudável na Atenção Primária para diversos tipos de públicos. Conforme o professor Umpierre, a obra foi elaborada com o objetivo de capacitar os profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre alimentação saudável. “É uma estratégia para enfrentar a epidemia de doenças crônicas não-transmissíveis, através de orientações adequadas, estímulo às hortas comunitárias, ao consumo de alimentos in natura e orgânicos”.

O e-book está disponível para download gratuito no site do TelessaúdeRS-UFRGS: clique aqui e baixe o seu.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Fornecimento de óculos para pacientes do Teleoftalmo

Informamos que o fornecimento de óculos de grau para os pacientes do projeto de Telediagnóstico em oftalmologia, Teleoftalmo, foi suspenso temporariamente.  A interrupção da distribuição dos mesmos se dá em função do período de renovação do contrato com a ótica responsável.

Assim que o fornecimento for restabelecido, divulgaremos nos canais de comunicação do TelessaúdeRS-UFRGS.

O agendamento e a realização dos exames do Teleoftalmo não sofreram alterações.

Agradecemos a compreensão.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo 51-33082089.         

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Telemedicina auxilia na diminuição da fila de espera para consulta com dermatologista em POA

Esta semana, a Prefeitura de Porto Alegre divulgou os resultados da lista de espera para consulta com dermatologista na cidade. Os dados apontam que o serviço oferecido pelo TelessaúdeRS-UFRGS, DermatoNet, contribuiu para que esse feito fosse alcançado.

Em janeiro deste ano, 5.830 pessoas aguardavam na fila de espera para especialista. Em novembro este número zerou.

Por meio do DermatoNet, lançado em fevereiro de 2017, os médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Rio Grande do Sul podem fotografar as lesões de pele dos pacientes quando tiverem dúvidas a respeito do diagnóstico ou tratamento. As fotos são enviadas para o TelessaúdeRS-UFRGS, via site ou app da Plataforma de Telessaúde, e avaliadas por dermatologistas do projeto. Em no máximo 72 horas, um laudo médico é emitido com orientações de tratamento na Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB) ou encaminhamento ao especialista.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Início do verão e o Aedes aegypti

Com a chegada do verão e o aumento da temperatura, a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti é intensificada. Por isso, o TelessaúdeRS-UFRGS lembra da importância da verificação dos criadouros semanalmente. Conheça as características do mosquito:
  • o Aedes aegypti é pequeno, preto ou marrom e com machas brancas nas patas e no corpo;
  • seu horário de maior atividade é pela manhã e no fim da tarde;
  • não costuma emitir zumbidos audíveis;
  • a picada frequentemente não dói (ou dói pouco) e causa pouca o nenhuma coceira;
  • a reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura dos ovos;
  • o tempo médio de vida do mosquito é de 30 dias;
  • um único mosquito pode gerar até 1.500 outros.

Vale destacar que as fêmeas utilizam o sangue humano para a maturação dos seus ovos. É nesse momento que doenças como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela podem ser transmitidas para os seres humanos.

ilustracao_texto_aedes_20171222_ipn_Prancheta 1 cópia 2

O TelessaúdeRS-UFRGS disponibiliza à população o aplicativo do RSContraAedes que possui um alerta que serve como lembrete para a verificação dos locais que podem se tornar possíveis focos de mosquito. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS. Além dessa ferramenta, está disponível para a população e para profissionais de saúde o site www.rscontraaedes.ufrgs.br, onde é possível consultar informações seguras, vídeos e fazer download gratuito de materiais informativos, como folders, guias e cartilhas.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo seletivo para bolsista na equipe de teleducação

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para bolsista na Equipe de Teleducação.

Interessados deverão preencher o Requerimento de Inscrição disponível aqui e enviar para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 21/12/2017, colocando no assunto Processo Seletivo Bolsista 25/2017-Teleducação.

Confira mais informações aqui

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Instabilidade na rede da UFRGS

Devido à forte chuva que acomete a cidade de Porto Alegre, nossa rede ficará instável entre hoje e amanhã. Os serviços e telefones do TelessaúdeRS-UFRGS podem ficar indisponíveis.

Assim que o problema for resolvido, informaremos.

Agradecemos a compreensão de todos.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Unidade remota do Teleoftalmo é inaugurada em Pelotas – RS

Foto: Gustavo Vara/Prefeitura Pelotas-RS

Nesta quarta-feira, 6 de dezembro,  mais uma unidade remota do Teleoftalmo-Olhar Gaúcho foi inaugurada no Rio Grande do Sul. Agora, os exames oftalmológicos  também poderão ser realizados em Pelotas, no Centro de Especialidades de Pelotas (Rua Voluntários da Pátria, 1428 –  Bairro Centro).

O município sediará uma das oito unidades no Estado. Duas unidades já estão instaladas em Porto Alegre e uma nas cidades de Farroupilha e Santa Rosa. Cada uma atenderá preferencialmente os pacientes de sua macrorregião de saúde.

O projeto Teleoftalmologia como Estratégia de Atenção Integral à Saúde Ocular é uma iniciativa  do TelessaúdeRS-UFRGS, do Hospital Moinhos de Vento, do Ministério da Saúde, pelo PROADI-SUS,  do Governo do Estado e da Prefeitura de Farroupilha.

O Teleoftalmo atenderá crianças a partir de 8 anos e adultos com dificuldades de visão. Conforme o diagnóstico, o paciente poderá ter seu problema resolvido na própria unidade básica de saúde. Além disso, os casos que necessitarem de avaliação com especialista, terão prioridade no encaminhamento ao oftalmologista.

06.12.2017 - Prefeita Paula Mascarenhas durante inauguração do Teleoftaalmo no Centro de Especialidades - Foto: Gustavo Vara

Foto: Gustavo Vara/Prefeitura Pelotas-RS

Como funciona o serviço

O médico do posto de saúde envia sua solicitação via Plataforma de Telessaúde (www.plataformatelessaude.ufrgs.br), e a equipe do TelessaúdeRS-UFRGS efetua o agendamento com o paciente. O exame é realizado remotamente pelos oftalmologistas do projeto, com apoio presencial do médico clínico e da equipe de enfermagem. O laudo é enviado pela Plataforma de Telessaúde/MS para o médico solicitante com recomendações de conduta. Diante da necessidade de lentes corretivas, os óculos poderão ser fornecidos sem custo ao paciente. Cada consultório terá capacidade de realizar mais de 500 atendimentos por mês.

A avaliação no TeleOftalmo inclui: aferição da acuidade visual e teste de refração para medida do grau de óculos; medida da pressão ocular; fotodocumentação para avaliação de córnea, catarata e fundo do olho; e testes de estrabismo.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Dez anos da primeira Teleconsultoria realizada pelo TelessaúdeRS-UFRGS

Em 21 de novembro de 2007, o TelessaúdeRS-UFRGS realizou sua primeira Teleconsultoria, hoje já contamos com mais de 120 mil.

Queremos agradecer a todos que fazem parte desta história e que nos ajudam diariamente, mesmo com todas as dificuldades, a construir um SUS melhor e uma Atenção Primária à Saúde de qualidade.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo Seletivo 24 /2017 – Bolsista TIC

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para bolsista na Equipe TIC.
Interessados deverão preencher o Requerimento de Inscrição e enviar para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 24/11/2017, colocando no assunto: Processo Seletivo 24/2017 -Bolsista TIC.
Informações ligar para: 51 3308-2160 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).
Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Webpalestra – Rastreamento de Câncer de Próstata: descortinando a controvérsia

No dia 23 de novembro, às 18h o TelessaúdeRS-UFRGS transmitirá o Webpalestra “Rastreamento do Câncer de Próstata: descortinando a controvérsia” ao vivo pelo canal do Youtube do projeto. A proposta da palestra é esclarecer profissionais de saúde sobre as principais questões que envolvem o rastreamento do câncer de próstata.

A Webpalestra será ministrada pelo Médico Urologista e teleconsultor do TelessaúdeRS-UFRGS, Guilherme Behrend Silva Ribeiro e terá como debatedores os médicos Olavo Amaral, Alexander Daudt, Marcos Mendonça e Ricardo Zordan que apresentarão pontos de vista diversos sobre o tema.

O evento é gratuito e possui emissão de certificado!

Para assistir, basta acessar o link no horário marcado: http://www.youtube.com/telessauders (para falar no chat é necessário logar com sua conta do Youtube).

Sobre o palestrante e debatedores:

Guilherme é graduado em medicina pela UFRGS e mestre em Ciências Cirúrgicas pela mesma universidade. Além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Urologia e da European Association of Urology.

Olavo Amaral é graduado em medicina pela UFRGS, doutor em Bioquímica também pela mesma universidade, especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e pesquisador em Neurociências. Além disso, também é escritor. Confira o artigo escrito por Olavo para a revista Piauí: http://piaui.folha.uol.com.br/materia/novembro-cinza/ (material exclusivo para assinantes).

Alexander Daudt é médico oncologista, graduado em medicina pela PUC-RS, especializado em oncologia clínica pela UFRGS, mestre e doutor em ciências pneumológicas, também pela mesma universidade e pós-doutor pela Johns Hopkins University.

Marcos Mendonça é médico de família e comunidade, graduado em medicina na UFCSPA, especializado em medicina de família e comunidade e em Administração em Saúde em Atenção Primária pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Ricardo Zordan é médico urologista, graduado em medicina pela UFCSPA e mestre em patologia pela mesma universidade.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Seleção para bolsistas – equipe administrativa

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para bolsista na Equipe Administrativa.
Interessados deverão preencher o Requerimento de Inscrição e enviar para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 17/11/2017, colocando no assunto: Bolsista Administrativo.
Informações ligar para: 51 3308-2160 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).
Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Unidade remota do Teleoftalmo é inaugurada em Farroupilha

A partir de hoje a saúde pública de Farroupilha receberá um novo projeto de telemedicina que buscará agilizar o acesso da população ao diagnóstico de oftalmologia e reduzir a fila de espera por consultas especializadas. A unidade remota do Teleoftalmo – Olhar Gaúcho no município foi inaugurada hoje,  27 de outubro,  na Unidade Básica de Saúde do Bairro América.  O município sediará uma das oito unidades no Estado.

Duas unidades estão instaladas em Porto Alegre e uma nas cidades de Farroupilha e Santa Rosa. Cada uma atenderá preferencialmente os pacientes de sua macrorregião de saúde.

O projeto Teleoftalmologia como Estratégia de Atenção Integral à Saúde Ocular é uma iniciativa  do TelessaúdeRS-UFRGS, do Hospital Moinhos de Vento, do Ministério da Saúde, pelo PROADI-SUS,  do Governo do Estado e da Prefeitura de Farroupilha.

O Teleoftalmo atende crianças a partir de 8 anos e adultos com dificuldades de visão. Conforme o diagnóstico, o paciente poderá ter seu problema resolvido na própria unidade básica de saúde. Além disso, os casos que necessitarem de avaliação com especialista, terão prioridade no encaminhamento ao oftalmologista.

 

tel

Como funciona o serviço

O médico do posto de saúde envia sua solicitação via Plataforma de Telessaúde (www.plataformatelessaude.ufrgs.br), e a equipe do TelessaúdeRS-UFRGS efetua o agendamento com o paciente. O exame é realizado remotamente pelos oftalmologistas do projeto, com apoio presencial do médico clínico e da equipe de enfermagem. O laudo é enviado pela Plataforma de Telessaúde/MS para o médico solicitante com recomendações de conduta. Diante da necessidade de lentes corretivas, os óculos poderão ser fornecidos sem custo ao paciente. Cada consultório terá capacidade de realizar mais de 500 atendimentos por mês.

A avaliação no TeleOftalmo inclui: aferição da acuidade visual e teste de refração para medida do grau de óculos; medida da pressão ocular; fotodocumentação para avaliação de córnea, catarata e fundo do olho; e testes de estrabismo.

 

Saiba mais sobre o projeto aqui

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo seletivo 22/2017 – bolsista de Estatística

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para cadastro de reserva (CR) de bolsista na Equipe de Estatística.

Os interessados deverão encaminhar o seu currículo para o contato selecaobolsa@yahoo.com até o dia 08/11/2017 (quarta-feira), preenchendo o campo assunto com o texto “Bolsista Equipe Estatística”.

Informações ligar 51 3333-7025 / 3308-2160 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).

Confira o edital completo aqui

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Processo seletivo 21/2017 – bolsista pós-graduação dermatologia

O TelessaúdeRS-UFRGS está com processo seletivo aberto para bolsista de Pós-Graduação com graduação concluída em Medicina e residência/especialização em Dermatologia. Interessados deverão enviar o Currículo Lattes (com telefone para contato) para o e-mail selecao@telessauders.ufrgs.br até dia 30/10/2017, colocando no assunto Bolsista Pós-Graduação + nome da área.

Informações ligar 51 3308-2160 / 3333-7025 (08h30min às 12h e das 14h às 17h).

Confira o edital aqui

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos: