Agenda de Cirurgia Geral Adulto é devolvida à regulação do estado

09/06/2020

Na última quarta-feira, a agenda de consultas especializadas em Cirurgia Geral do sistema GERCON foi devolvida para regulação pelo Estado. Desde maio do ano passado, a regulação e gestão da fila da especialidade era feita pelo TelessaúdeRS, por meio do convênio RegulaSUS, que presta apoio à regulação estadual.

A agenda chegou com 9.109 casos aguardando regulação. Desde então, 6.243 pessoas saíram da fila, numa redução de 69% da fila de espera pela especialidade, além de uma redução de 91% no tempo de espera para consultas em situação de alta prioridade (de 292 para 27 dias). Além disso, a agenda retorna ao estado sem casos aguardando regulação, ou seja, em dia. 

De acordo com o coordenador do serviço de Regulação do TelessaúdeRS, Rudi Roman, o diferencial é a avaliação dos casos em fila de espera em tempo real. “Quando assumimos uma nova agenda, há um esforço extra para colocar a fila em dia. A partir daí, trabalhamos com a regulação em tempo real”, afirma. 


Sobre o serviço

O RegulaSUS é um projeto desenvolvido em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul com o objetivo de  reduzir o tempo de espera para consulta com especialista. Assim, por meio de protocolos é possível priorizar o atendimento para os casos mais graves e resolver boa parte dos problemas de saúde das pessoas em seu próprio município de residência. Os protocolos de encaminhamento são materiais desenvolvidos para as condições de saúde mais comuns de cada especialidade a fim de definir os limites entre os cuidados prestados na Atenção Primária à Saúde e nos outros níveis de atenção. 

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I)

A equipe de TelessaúdeRS vem há 2 anos trabalhando em um algoritmo de machine learning que agrega o pioneirismo e a expertise da equipe construídos e sedimentados ao longo de mais de 6 anos de regulação e treinamento de outras equipes. Essa solução está em fase final de desenvolvimento, estando pronta para ser oferecida em novos convênios nacionais ou estaduais que enfoquem regulação de listas de espera.




Com dúvida clínica?

conheça nossa teleconsultoria

Essa resposta foi gerada a partir de uma da mais de 100 mil teleconsultorias realizadas por nós atráves do 0800 644 6543, canal gratuito para resolução de dúvidas de profissionais da saúde de todo o Brasil.

+ Lidas

acessar todas

Avaliação das Evidências Científicas sobre o uso de Hidroxicloroquina/Cloroquina como terapia específica para COVID-19