Aplicativo auxilia no diagnóstico de depressão e na avaliação do risco de suicídio

Publicado em 27/04/17

noticia_aplicativo_adds_001_lft-03

A depressão é um transtorno mental muito frequente e a principal causa de incapacidade no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Cerca de 11,5 milhões de brasileiros convivem com a doença, que pode levar ao suicídio.

A Atenção Primária à Saúde (APS), como porta de entrada ao SUS, tem como papel fundamental identificar aspectos que caracterizem estados depressivos, bem como o risco de suicídio.

O TelessaúdeRS-UFRGS, com o objetivo de auxiliar a tomada de decisão clínica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), desenvolveu aplicativos para profissionais que trabalham na APS.  Entre eles está o ADDS – Apoio ao Diagnóstico de Depressão e na definição de risco de suicídio. O app visa auxiliar no diagnóstico de depressão e na definição de Risco de Suicídio, em situações clínicas onde transtornos depressivos são mais prevalentes: história pessoal ou familiar de depressão; estressor psicossocial importante; uso frequente dos serviços de saúde; doença crônica; gestação e período pós-parto; sintoma físico sem explicação aparente; dor crônica; fadiga, insônia, ansiedade; abuso de substância; outro transtorno psiquiátrico.

O app está disponível gratuitamente para Android e IOS. Clique aqui e saiba mais

Os profissionais de saúde da APS que tiverem dúvidas em relação ao diagnóstico e manejo de pacientes podem entram em contato conosco pelo 0800 644 6543, disponível para enfermeiros e médicos das Unidades de Saúde do Brasil, ou pela Plataforma de Telessaúde, voltada para os outros profissionais de saúde da Atenção Primária Saúde (APS).

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Notícias Relacionadas