Aplicativo Dieta Dash auxilia na prevenção da hipertensão

20170426

No dia Nacional de Combate à Hipertensão o TelessaúdeRS-UFRGS faz um alerta sobre a doença e destaca a importância de uma alimentação saudável.

O ano de 2017 é marcado pelos 20 anos da criação da dieta Dietary Aproaches to Stop Hypertension, a Dieta DASH. Essa dieta tem mostrado grandes benefícios na redução da pressão arterial e é considerada um avanço importante na ciência nutricional. Ela prioriza as frutas, hortaliças, cereais integrais, laticínios com baixo teor de gordura, frango, peixes e oleaginosas procurando limitar o consumo de carne vermelha, doces, bebidas açucaradas e alimentos ricos em sódio.

O TelessaúdeRS-UFRGS, em parceria com o Ministério da Saúde, desenvolveu um aplicativo gratuito para apoiar o trabalho de profissionais de saúde e pacientes que necessitam de orientação nutricional. O “Dieta Dash” auxilia na manutenção de uma dieta saudável e na melhor escolha de alimentos para prevenir e controlar a hipertensão arterial sistêmica. As informações foram baseadas nas publicações do Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH) do DASH Collaborative Research Group.

O aplicativo avalia refeições com relação aos níveis de sódio, gordura saturada, colesterol e outros fatores que podem dificultar o controle da hipertensão e fornece outras opções para substituir o alimento. O profissional pode enviar a avaliação por email para seu paciente e também acessar e enviar pelo aplicativo dicas de refeições saúdáveis, receitas e outras orientações como:

  • Ranking de alimentos com alto teor de sódio
  • Alimentos ricos em potássio
  • Como interpretar melhor os rótulos de alimentos
  • Dez passos para a alimentação saudável e orientações para hipertensos

Confira esse e outros aplicativos nas lojas Google Play e App Store.

Google Play: https://play.google.com/store/apps/details…

App Store: https://itunes.apple.com/…/dieta-dash-telessa…/id1043700656…

Outras Notícias

Agenda de palestras online – 24/06 até 28/06

2 min leitura ler mais

Plataforma de Telessaúde indisponível temporariamente

1 min leitura ler mais

Agenda de cursos – segundo semestre de 2019

8 min leitura ler mais