Gaúchos poderão avaliar saúde respiratória em evento na Redenção

Publicado em 14/06/16

respira_no_parque_logo_ministerio_ver001

No dia 19 de junho haverá no Brique da Redenção em Porto Alegre um evento que dará início a um ciclo de ações para incentivar o controle e tratamento adequado de doenças respiratórias crônicas (DRC) no estado. No Respira no Parque a população poderá esclarecer dúvidas sobre saúde e doenças respiratórias, realizar testes de função pulmonar, avaliar sua saúde respiratória e nos casos em que houver necessidade, agendar gratuitamente uma espirometria por meio do RespiraNet.

Para acessar a página do evento no Facebook clique aqui

O RespiraNet é o primeiro serviço público de telediagnóstico em espirometria do Brasil. Desde 2013, o serviço permite que a população do RS tenha acesso facilitado ao exame, podendo ser solicitado diretamente por médicos que trabalham em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A espirometria é um exame que avalia a capacidade respiratória e é essencial para as pessoas com queixas respiratórias crônicas.

Asma, Enfisema e Bronquite Crônica juntas são a 3ª causa de morte no RS, o exame de espirometria auxilia no diagnóstico e tratamento dessas doenças.

O evento será realizado pelo TelessaúdeRS/UFRGS em parceria  com o Instituto de Asma e Alergia do RS (IAAR-RS), instituição filantrópica multiprofissional que promove a saúde respiratória, por meio de ações relacionadas à alergia, asma e tabagismo.

Além da possibilidade de agendar o exame diretamente na Redenção, os gaúchos também terão acesso a materiais educativos sobre prevenção e cuidados com doenças respiratórias. Estas ações tem o apoio da Secretaria Estadual de Saúde do Estado (SES/RS).

Se você é médico em uma das Unidade Básica de Saúde do RS e possui pacientes portadores de DRC, solicite uma espirometria pelo RespiraNet! É fácil, ágil e seguro!

Fale sobre esse serviço com seu médico e compartilhe a hashtag #RespiraNoParque

Para saber mais sobre o RespiraNet. Clique aqui

 

Escrito por: Aline Possaura

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Notícias Relacionadas