Como é feito o uso de insulina em pacientes portadores de Diabetes Mellitus?

Publicado em 14/11/16

anuncio_noticia_diabetes_ver001

No dia 14/11 é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, uma doença muito comum, caracterizada por um aumento da glicose no sangue, resultado de graus diversos de resistência e/ou deficiência da insulina.

  1. O que pode causar quando não é tratada adequadamente?

Ela causa lesões em múltiplos órgãos. As complicações sérias mais comuns são infarto do coração, acidente vascular cerebral, amputação de extremidades (dedos, mãos, pés), cegueira, perda da função do rim e necessidade de diálise.

  1. Como tratar?

O tratamento do Diabetes Mellitus pode atrasar ou evitar boa parte das complicações. E ele pode ser feito perto da sua casa, nas unidades de saúde do seu município. Por isso é fundamental seguir o acompanhamento médico. Manter o peso adequado, praticar atividade física regular, comer uma alimentação saudável tem efeito importante para evitar o surgimento e melhorar o tratamento do Diabetes Mellitus

  1. Como o TelessaúdeRS-UFRGS pode ajudar?

O TelessaúdeRS-UFRGS por meio do projeto Regulasus tem auxiliado os médicos das unidades de saúde de todo o Rio Grande do Sul a melhorar o tratamento dos pacientes com Diabetes Mellitus. Além disso, pacientes encaminhados para acompanhamento com endocrinologista tem sua consulta marcada com agilidade quando isso é necessário.

A equipe do TelessaúdeRS-UFRGS  organizou um material que dá dicas de como aplicar a insulina. Também listou os sintomas de hipoglicemia (queda da glicose) e o que fazer quando isso ocorrer.

Baixe o arquivo clicando aqui e distribua para as pessoas com diabetes que você conhece!

Se você é profissional médico ou enfermeiro da Atenção Primária à Saúde e tiver alguma dúvida, ligue para 0800 644 6543. Outros profissionais que trabalham na APS podem utilizar a Plataforma de Telessaúde, disponível em https://www.ufrgs.br/telessauders/nossos-servicos/teleconsultoria/plataforma-de-telessaude/

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Notícias Relacionadas