Dia Mundial da Asma: dúvidas no diagnóstico e no tratamento da asma?

20170502

Hoje é Dia Mundial da Asma!

Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas (brônquios e pulmão) que dificulta a passagem do ar. Partículas pequenas como poeira, odores, e até mesmo emoções fortes podem produzir alterações nos brônquios que dificultam a passagem do ar, causando chiados no peito, falta de ar e tosse. Outros sintomas como respiração curta, sensação de pressão no peito e cansaço podem ser sinais da presença da asma.

Muitas dúvidas surgem na hora de diagnosticar e tratar pacientes com sintomas da doença. Entre elas estão:

  • Como diagnosticar e manejar a asma?

O diagnóstico de asma é clínico, no entanto, há o exame de espirometria, que auxilia no manejo e tratamento da doença.  No Rio Grande do Sul, o exame é disponibilizado gratuitamente para pacientes de postos de saúde.

Médicos que trabalham em postos podem solicitar o exame ao serviço RespiraNet do TelessaúdeRS-UFRGS. O serviço está disponível em sete cidades do Estado: Alegrete, Santa Rosa, Passo Fundo, Santa Cruz, Porto Alegre, Gravataí e Pelotas. Após a realização do exame, médicos do setor de Pneumologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre fazem a interpretação e os resultados são enviados ao médico solicitante.  Saiba mais sobre o RespiraNet

O TelessaúdeRS-UFRGS também disponibiliza um aplicativo que auxilia no diagnóstico e classificação da asma através de parâmetros clínicos e espirométricos. O tratamento é sugerido de acordo com a classificação da gravidade da patologia. Ele está disponível para Android e IOS.

Os enfermeiros e médicos dos postos de saúde do Brasil que têm dúvidas sobre diagnóstico e manejo de pacientes podem entrar em contato com o TelessaúdeRS-UFRGS pelo fone 0800 644 6543. Outros profissionais de saúde podem solicitar teleconsultoria pela Plataforma de Telessaúde.

Outras Notícias

Processo seletivo aberto para coordenador de campo e monitor social

5 min leitura ler mais

Agenda de palestras online – 22/07 até 26/07

3 min leitura ler mais

Agenda de palestras online – 15/07 até 19/07

2 min leitura ler mais