Epidemiologista Cesar Victora é o primeiro pesquisador brasileiro a ganhar o Prêmio Saúde Global da Fundação Gairdner, do Canadá

Publicado em 30/03/17

premio-01

O professor e epidemiologista da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Cesar Victora tornou-se, na última terça-feira, o primeiro pesquisador brasileiro a receber o Prêmio Internacional Canadá Gairdner, concedido anualmente a pesquisadores de ciências médicas por contribuições excepcionais ao desenvolvimento da área. O anúncio da premiação foi realizado na última terça-feira pela Fundação Gairdner. Também foram contemplados seis outros pesquisadores, um do Japão, um da Itália, dois do Canadá e dos Estados Unidos.

Segundo a Fundação Gairdner, o professor Victora foi premiado pelas suas “contribuições excepcionais à saúde e nutrição materna e infantil em países de renda baixa ou média, com foco especial no impacto do aleitamento materno exclusivo na mortalidade infantil, e no impacto de longo prazo da nutrição no início da vida”. O pesquisador liderou diversas pesquisas sobre amamentação e nutrição materno-infantil que foram essenciais para definir o rumo de políticas e campanhas de saúde pública adotadas hoje internacionalmente.

Professor Emérito de Epidemiologia na UFPel desde 1977, Victora é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e PhD em Epidemiologia da Assistência Médica pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres. Ao longo de sua carreira, ele realizou extensas pesquisas em diversos estados brasileiros e atuou como pesquisador ou consultor em mais de 40 países do mundo. Entre outras atividades, assessorou a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a UNICEF. Suas pesquisas, que incluem as áreas de saúde e nutrição materno-infantil, amamentação, coortes de nascimento, desigualdades sociais e avaliação de serviços de saúde, já resultaram em mais de 600 publicações científicas.

A distinção concedida pela Fundação Gairdner – que foi fundada em 1957 com o objetivo principal de reconhecer e recompensar a excelência internacional em pesquisas relacionadas à saúde humana – é de grande importância porque os premiados são considerados potenciais candidatos ao prêmio Nobel. Desde 2012, cerca de 70 prêmios Nobel foram outorgados a ganhadores do prêmio Gairdner.

O TelessaúdeRS-UFRGS parabeniza o Professor Cesar Victora pela sua contribuição à saúde mundial.

Mais informações sobre o Prêmio Internacional Canadá Gairdner 2017 estão disponíveis no link: https://gairdner.org/2017-canada-gairdner-laureates-announced/

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Notícias Relacionadas