Gripe ou Resfriado?

Publicado em 18/05/17

gripe_ou_resfriado

A gripe e o resfriado são doenças diferentes. Ambas atingem o sistema respiratório, mas são causadas por vírus diferentes. Elas apresentam quadros clínicos e riscos distintos para os indivíduos. O resfriado comum é uma infecção viral que pode causar febre baixa, tosse seca ou dor de garganta. O grupo de vírus que podem causar as conhecidas “viroses” causam sintomas mais brandos e por isso geram dores e desconforto em menor intensidade. O organismo costuma combater naturalmente a doença de três a quatro dias. Raramente esse tipo de doença gera complicações.

A grande diferença entre o resfriado e a gripe está na intensidade e duração dos sinais. A síndrome gripal (gripe) é uma infecção viral que causa febre alta (38°), tosse seca ou dor de garganta, frequentemente é acompanhada de dor no corpo, dor de cabeça ou dor articular. O indivíduo sente-se muito doente e não consegue realizar suas atividades diárias o as faz com muito esforço. A duração da doença é de cerca de 7 dias ou mais.

Segundo a Teleconsultora do TelessaúdeRS-UFRGS, Cynthia Goulart Molina-Bastos, as variações do vírus Influenza, causador da gripe são divididas em três grupos virais: A, B e C. O que os diferencia basicamente:

 

  • Influenza tipo A: grupo com alta circulação no Brasil nos últimos anos. Entre eles estão os vírus H5N3 e o H1N1, também chamado de gripe A. Na verdade, o H1N1é uma das muitas variações de gripe A, ele é mais difícil de ser combatido pelo organismo e pode levar a morte se não for tratado corretamente. O Influenza A H1N1 é considerado o vírus mais letal entre as variações de Influenza.
  • Influenza tipo B: grupo com uma circulação variável no Brasil, menos letal que o vírus A.
  • Influenza tipo C: esta é variação de vírus que é combatida com mais facilidade pelo organismo e acaba não tendo relevância epidemiológica

 

Lembre-se, a vacina da gripe imuniza apenas contra os vírus da gripe! Quem recebeu a vacina não está protegido contra resfriados.

Portanto mantenha os cuidados necessários para proteção e previna-se!

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Notícias Relacionadas