Lançamento do Telessaúde em Moçambique

20180620

Representante do TelessaúdeRS-UFRGS Carlos André Aita Schmitz, Roberto Nunes Umpierre e Ana Paula Borngräber Corrêa

 

Nesta segunda-feira (18/06), ocorreu o evento de lançamento do Telesssaúde MZ. O núcleo de saúde de Moçambique, Telessaúde MZ, é um programa do Ministério da Saúde de Moçambique que fornece apoio à distância para profissionais de saúde em toda extensão do país africano. Sua finalidade é ajudar na prestação de serviços de saúde, priorizando os Cuidados de Saúde Primários.

Do Brasil, participaram do lançamento, via vídeo-conferência, representantes do TelessaúdeRS-UFRGS e da Unifesp – Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). De Moçambique, estavam presentes representantes do Centro de Saúde Ancuabe e dos Hospitais de Gurué, Xai Xai, Pemba e Nampula, além do Vice Ministro da Saúde de Moçambique, João Leopoldo da Costa.

Como o TelessaúdeRS-UFRGS, o Telessaúde MZ prestará serviços de Teleducação, Teleconsultoria e Telegestão de RHS. O núcleo contará com a produção de cursos, webpalestras e vídeos. As teleconsultorias serão feitas por telefone ou pela plataforma de Telessaúde.

WhatsApp Image 2018-06-20 at 16.19.08

Desde 2014, o TelessaúdeRS-UFRGS presta apoio técnico na estruturação do núcleo do país Africano e conta com a participação da Jhpiego Corporation, Organização Não-Governamental da Johns Hopkins University (EUA), do Center for Disease Control and Prevention (CDC – EUA) e do Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Sul (TelessaúdeRS-UFRGS).

A malária é o principal desafio para a saúde pública em Moçambique. Neste contexto, o programa Nacional de Controlo de Malária (PNCM) atua no controlo e redução de casos de malária, prestando serviços de pulverização, distribuição de redes mosquiteiras com insecticida de longa duração e tratamento intermitente preventivo.

Nos últimos anos, o país conheceu um aumento exponencial do acesso ao tratamento de HIV e AIDS. Nesse sentido, o Programa Nacional de Controlo de ITS-HIV/SIDA da Direção Nacional de Saúde Pública elaborou a Diretriz Nacional de Melhoria de Qualidade dos Cuidados e Tratamento para HIV (MQHIV), documento que orienta a implementação do tratamento a nível nacional.

Outras Notícias

Agenda de palestras online – 24/06 até 28/06

2 min leitura ler mais

Plataforma de Telessaúde indisponível temporariamente

1 min leitura ler mais

Agenda de cursos – segundo semestre de 2019

8 min leitura ler mais