Lançamento do Curso de Saúde Planetária para a Atenção Básica em parceria com o WONCA

29/04/2021

Depois do sucesso do Curso EAD de Saúde Planetária, a Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA) e o TelessaúdeRS-UFRGS irão lançar o Curso de Saúde Planetária para a Atenção Básica. Com foco na prática clínica e na realidade dos profissionais de saúde, o curso tem como objetivo apresentar aos médicos de família e demais profissionais da Atenção Primária à Saúde o tema Saúde Planetária; e para inspirar e guiá-los a educar outras pessoas ou se tornarem defensores do tema de várias maneiras.

O curso foi feito em colaboração entre médicos de família comprometidos com a saúde planetária e outros profissionais de diversas regiões do mundo. Dentre os tópicos que serão abordados ao longo de 7 módulos, incluem-se: saúde planetária e mudanças climáticas, poluição do ar, calor, doenças infecciosas, alimentação, etc. Cada módulo começa com casos clínicos relacionados ao tema proposto e você encontrará as respostas para esses casos conforme avança no curso. Para trazer uma perspectiva internacional, os casos foram retirados de diferentes partes do mundo. Além disso, os módulos contam com links para vídeos e artigos para aqueles que desejam se aprofundar nos tópicos. Confira o manual do curso para saber mais sobre sua estrutura.

Segundo Jacqueline Ponzo, presidente da Confederação Ibero-americana de Medicina de Família (WONCA Iberoamericana-CIMF), saúde planetária é entender que a vida humana está ligada à vida na Terra. Sobre o curso, ela afirma: “o Curso de Saúde Planetária para a Atenção Básica nos permite explorar o conhecimento e aprofundar a reflexão necessária para caminharmos em direção a uma prática médica que leve em consideração a biologia molecular de nossas células e também a biodiversidade do planeta. Tudo está unido”.

Dessa forma, o objetivo do curso é oferecer estratégias para identificar e lidar com as questões globais de saúde. Após a conclusão, espera-se que os participantes sejam capazes de compreender e identificar os conceitos de saúde planetária e as interseções entre ação cidadã e governo, saúde humana e planeta saudável. O curso também visa identificar políticas baseadas em evidências para a gestão, mitigação e adaptação às mudanças climáticas e ao meio ambiente.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir do dia 3 de maio de 2021 até o dia 19 de dezembro de 2021.

Confira o Manual do Curso aqui  e saiba como se inscrever aqui

+ Lidas

acessar todas

Tudo que você precisa saber sobre queimaduras solares

Avaliação das Evidências Científicas sobre o uso de Hidroxicloroquina/Cloroquina como terapia específica para COVID-19

Cursos ead com inscrições abertas no Moodle do TelessaúdeRS