Lançamento do Protocolo de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Publicado em 04/06/18

anuncio_protocolo_bucomaxilo_noticia

Já está disponível em nosso site mais um protocolo de encaminhamento da Atenção Básica para especialista focal. Desta vez, o lançamento é do Protocolo de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial!

O material contempla as principais causas de atendimento em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Entre elas estão lesão de região bucomaxilofacial suspeita de neoplasia (câncer), lesões em glândula salivar e traumas/cirurgias de maior complexidade na região bucomaxilofacial.

O Protocolo enfatiza que pacientes nas seguintes condições clínicas devem ter preferência no encaminhamento ao cirurgião bucomaxilofacial, quando comparados com outras condições clínicas previstas no protocolo:

  • Contraindicação à realização de procedimento cirúrgico em nível ambulatorial (pacientes imunossuprimidos ou com comprometimento sistêmico grave); ou
  • Sequela de trauma causando limitações funcionais; ou
  • Pacientes que necessitam de exodontias múltiplas e/ou adequação do meio bucal em curto espaço de tempo (na ausência de Centro de Especialidades Odontológicas de referência).

Os protocolos desenvolvidos pelo TelessaúdeRS-UFRGS são produtos de uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. O material busca auxiliar médicos da APS/AB a determinarem se o paciente necessita do encaminhamento para o especialista e a definirem a prioridade deste encaminhamento.

Clique aqui para acessar

No site do TelessaúdeRS-UFRGS também podem ser encontrados protocolos de outras especialidades, clique aqui e acesse.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Notícias Relacionadas