Lançamento Nacional da Operação Coleta de Informações PNS

01/10/2019

Foi lançada na segunda-feira, 26 de agosto, a etapa de coleta de informações da Pesquisa Nacional de Saúde na sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) é a pesquisa desenvolvida pelo (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, cujos principais objetivos são identificar as condições de saúde da população, aspectos referentes ao acesso aos serviços e ações de saúde, sua exposição a fatores de risco e proteção a doenças crônicas, bem como situações que caracterizam estilo de vida com repercussão sobre a saúde.

A PNS é realizada a partir de entrevistas em um conjunto de domicílios selecionados, e é constituída por questionário composto por duas partes: uma com informações do domicílio e seus respectivos moradores; e uma dirigida a apenas um dos moradores, de 15 anos ou mais, selecionado para responder informações específicas sobre sua saúde, e também, ter seus dados antropométricos coletados.

Uma das grandes apostas e novidades da edição atual da pesquisa é a possibilidade de identificar como vem se dando o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde do país a partir da utilização de versão compacta e estatisticamente validada do instrumento denominado PCATOOL-Primary Care Assessment Tool. O PCATOOL foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, situada nos Estados Unidos, e validado para o contexto brasileiro nos anos 2000.

Acesse aqui o Manual do instrumento de avaliação da atenção primária à saúde: primary care assessment tool pcatool – Brasil

A partir desse instrumento é possível – considerando-se a visão dos próprios usuários da APS – identificar a presença e extensão dos chamados atributos da Atenção Primária à Saúde. Os atributos da APS podem ser compreendidos como características que, quanto mais presentes nas ações e serviços operacionalizados pela APS, maior é a possibilidade do sistema de saúde ser melhor organizado, resolver a maior parte dos problemas de saúde e produzir melhores resultados na saúde da população. Os atributos essenciais da APS são o acesso de primeiro contato, a longitudinalidade, a coordenação e a integralidade; os blocos de perguntas referentes a cada um deles, ou seus respectivos desdobramentos, resultam em um score/pontuação geral para a qualidade da APS.

Com isso, além da possibilidade que a PNS traz de termos um retrato da APS brasileira a partir da visão de cada cidadão do país, será possível também, compararmos a APS brasileira com a atenção ofertada em outros lugares do mundo, tendo em vista que países como Canadá, Espanha e Estados Unidos já utilizaram o instrumento.

Portanto, a expectativa para os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde é bastante positiva, considerando-se a oportunidade que o Ministério da Saúde tem de ter um retrato da situação de saúde dos brasileiros e da oferta das ações e serviços do SUS, de modo que possam ser identificadas as potencialidades e fragilidades dos serviços, e possam ser subsidiadas as tomadas de decisão na direção de correção de percurso e reforço ao que vem dando certo nas políticas públicas de saúde.

Ressalta-se ainda, a oportunidade que cada um dos brasileiros tem, ao abrirem as portas aos agentes do IBGE, de vocalizarem como vêm se dando seu acesso aos serviços do sistema de saúde, e contribuírem para a obtenção de um panorama da situação de saúde do país.

Todos os agentes de pesquisa do IBGE estarão identificados com o crachá e usarão equipamento eletrônico de coleta de dados (computador de mão). Os moradores poderão confirmar a identidade do entrevistador em ligação telefônica gratuita para 0800-721-8181. Vale lembrar que os usuários que tiverem dúvidas sobre o processo da Pesquisa poderão acessar também a Ouvidoria do Ministério da Saúde, a partir do 136. É importante esclarecer também que, na ocasião da entrevista, diante de eventual necessidade, os cidadãos poderão receber orientações sobre os serviços de saúde a procurarem.

A coleta de informações iniciada agora tem previsão de término para fevereiro de 2020, e a participação de cada um dos usuários selecionados fará toda a diferença para a obtenção de um retrato da saúde do país todo.

Fonte: Secretaria de Atenção Primária Saúde (SAPS)

Leia aqui versão em inglês 

Outras Notícias

Agenda de palestras online – 21/10 até 25/10

4 min leitura ler mais

Processo seletivo para estágio na equipe de audiovisual do TeleRS

1 min leitura ler mais

Processo seletivo aberto para bolsa de pós-graduação e estágio em audiovisual

2 min leitura ler mais