Lançamento protocolo planejamento familiar

Publicado em 02/04/18

anuncio_protocolo_planejamento_familiar_20180402_001-01

Muitas vezes as decisões tomadas sobre contracepção se tornam uma prática diária sem avaliar se elas realmente atendem as necessidades e os desejos de cada mulher. Essa prática pode impedir as mulheres de conhecer e dispor de métodos mais adequados ao seu perfil, à sua idade e aos seus planos reprodutivos.

O planejamento familiar é direito de todo cidadão, sendo parte integrante do conjunto de ações da atenção à mulher, ao homem e ao casal, dentro de uma visão de atendimento integral à saúde. É papel da equipe multidisciplinar da Atenção Primária à Saúde orientar sobre métodos anticoncepcionais reversíveis existentes, riscos cirúrgicos e efeitos colaterais relacionados à vasectomia e à laqueadura tubária, bem como explicar a dificuldade de reversão desses procedimentos.

Pensando nisso, lançamos o protocolo de Planejamento Familiar. O objetivo é ampliar a discussão sobre contracepção, os métodos mais indicados para cada perfil e cada momento de vida dos pacientes. Além disso, o protocolo visa esclarecer os médicos sobre as reais indicações dos métodos definitivos e oportunizar uma discussão sobre as escolhas de anticoncepção que apenas uma análise detalhada e uma conversa com o médico pode definir.

A contracepção é uma escolha individual com responsabilidades compartilhadas, por isso o TelessaúdeRS-UFRGS propõe a discussão qualificada e convida para o debater o tema e a decisão compartilhada.

Para acessar o material, clique aqui

Para acessar protocolos de outras especialidades, clique aqui

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Notícias Relacionadas