Nota de Esclarecimento

Publicado em 26/04/18

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Devido às investigações que estão em curso sobre o município da Região Metropolitana de Porto Alegre envolvido em possível irregularidade nos encaminhamentos de pacientes para consultas especializadas em Porto Alegre, nos cabe esclarecer que:

Todos os atendimentos prestados pelo serviço de Teleconsultoria, RegulaSUS, são registrados eletronicamente e gravados. Toda informação fornecida pelos profissionais usuários do serviço tem prerrogativa de verdade e é utilizada visando o acesso equânime das pessoas aos serviços de saúde. Além disso, ressaltamos que o Projeto TelessaúdeRS-UFRGS não possui nenhum funcionário descentralizado nos municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

O RegulaSUS é um projeto desenvolvido pelo TelessaúdeRS, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo priorizar o atendimento para os pacientes mais graves, diminuir o tempo de espera para consulta especializada e resolver boa parte dos problemas de saúde das pessoas em seu próprio município de residência.

Para isso, foram desenvolvidos protocolos de encaminhamento para as condições de saúde mais comuns, tendo como objetivo definir os limites entre os cuidados prestados na Atenção Primária à Saúde e nos outros níveis de atenção. Cada protocolo contêm as condições clínicas daquele problema em saúde que necessariamente devem consultar em um serviço ambulatorial especializado e quais são as informações que o médico assistente deve fornecer para justificar o encaminhamento de seu paciente.

Além disso, uma equipe de médicos de diversas especialidades fica disponível para a discussão dos casos por telefone com médicos da Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde. Atualmente o serviço funciona das 8h às 12h de segunda a sexta-feira.

Por fim, nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos às autoridades competentes referente ao que estiver ao nosso alcance.

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