O TelessaúdeRS-UFRGS e as Eleições 2018: convite aos candidatos!

Publicado em 09/08/18

convite_eleicoes_noticia

O TelessaúdeRS-UFRGS, Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é defensor intransigente de um sistema universal de saúde financiado com recursos públicos que tenha como base uma forte e estruturante Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB). Para isso, utilizamos todos os recursos tecnológicos de efetividade comprovada que aumentem o acesso e a qualidade dos serviços de saúde e que permitam maior sustentabilidade ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Até o momento, já discutimos com colegas profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB) mais de 139 mil casos clínicos em todo o país, evitando cerca de 70% de encaminhamentos a outro profissional médico. Nossa intervenção em parceira com o Complexo Regulador Estadual do Rio Grande do Sul tem diminuído o número de pessoas em lista de espera por consultas especializadas em torno de 50%. Apresentamos mais de 100 mil alunos inscritos em nossas atividades de educação continuada; mais de 470 mil pessoas já baixaram nossos aplicativos de apoio à tomada de decisão médica em seus smartphones; e mais de 20 mil pessoas tiveram acesso a melhor diagnóstico ou manejo de doenças respiratórias crônicas por meio da realização de espirometrias ofertadas pelo TelessaúdeRS-UFRGS. Com o a criação do Telediagnóstico em Dermatologia, conseguimos zerar a fila de espera para consulta com dermatologista em Porto Alegre.
Em parceria com o Ministério da Saúde, ampliamos a todos os profissionais de ensino superior da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB) do SUS o serviço de consultoria clínica via canal 0800. Por esse número de telefone, os profissionais podem solicitar uma segunda opinião sobre os casos de seus pacientes, sendo possível evitar encaminhamentos desnecessários e agilizar a resolução dos problemas de saúde dos pacientes. Diversas outras ações de qualificação do SUS no RS e no Brasil foram e são realizadas por nossa equipe qualificada. No entanto, todas elas só foram realizadas com parceria, apoio, decisão conjunta e financiamento do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde do RS. O TelessaúdeRS-UFRGS é apartidário, laico e só tem um lado: o lado da defesa da saúde para toda a população brasileira. Para isso é parceiro dos munícipios, dos estados e da federação.
Usamos fortemente a técnica, a ciência, mas sabemos que a construção de um SUS mais inclusivo e com maior qualidade só é possível em uma construção política. Para isso, estamos à disposição de todos os partidos políticos para discutir alternativas que objetivem o fortalecimento do SUS e da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB). Nosso objetivo é contribuir no debate das próximas eleições e nas ações a serem implementadas nas futuras gestões do Brasil.
Venha conversar conosco: o diálogo entre academia, gestão e população tem muito a contribuir para a saúde.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Notícias Relacionadas