Projeto realiza teleatendimento para pacientes com obesidade na Atenção Primária

29/12/2021

O projeto de intervenção nutricional a distância une nutrição e Atenção Primária à Saúde. É por meio do teleatendimento que o projeto atenderá a população com obesidade nas Unidades de Saúde. Os encontros serão semanais via WhatsApp e serão realizados por nutricionistas, baseados no Guia Alimentar para a População Brasileira. 

Além de promover a perda de peso, o objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida e o padrão do consumo alimentar dos participantes por meio da educação nutricional e da autonomia alimentar para que possam fazer escolhas mais saudáveis.

“O nosso trabalho é importante porque proporciona a melhora do cuidado com os pacientes ao mesmo tempo capacitamos as unidades de saúde para que isso também seja oferecido aos pacientes com obesidade na continuidade do tratamento”, explica Gabriela Grendene, nutricionista. 

O projeto é realizado pelo TelessaúdeRS-UFRGS, pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Podem participar pessoas com 18 anos ou mais e IMC maior ou igual a 30kg/m2. 

“É um projeto de tamanha importância porque se trata de uma abordagem simples por profissionais usualmente não disponíveis na Atenção Primária, como nutricionistas, com baixo custo, já que é feito de forma online e com um grande potencial de ser replicado e alcançar mais pessoas”, destaca Grendene. 

Para ter acesso ao projeto, os profissionais de saúde da APS do SUS de Porto Alegre podem indicar pacientes através deste link, pelo número de WhatsApp 51 989770192 ou pelo e-mail telenutricao.e.obesidade@gmail.com

Pessoas que também tenham interesse em participar, podem solicitar o atendimento pelo número de WhatsApp 51 989770192.

+ Lidas

acessar todas

Tudo que você precisa saber sobre queimaduras solares

Avaliação das Evidências Científicas sobre o uso de Hidroxicloroquina/Cloroquina como terapia específica para COVID-19

Cursos ead com inscrições abertas no Moodle do TelessaúdeRS