RBMFC publica artigo sobre o papel dos médicos de família e comunidade na defesa da saúde planetária

20190307

O artigo “Saúde planetária: conclamação para a ação dos médicos de família de todo o mundo”, publicado na recente edição da Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (RBMFC), discute “os efeitos das mudanças ambientais e a conclamação em relação ao papel do médico de família na perspectiva da saúde planetária”.

Em 2017, a Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA), em parceria com a Planetary Health Alliance, publicou a Declaração do WONCA sobre Saúde Planetária e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O documento é objeto de análise do artigo da RBMFC, de autoria de Mayara Floss e Enrique Falceto de Barros.  A declaração coloca o papel do médico de família e comunidade (MFC) “agindo próximo das suas comunidades como um ator essencial tanto na mitigação quanto na adaptação aos problemas ambientais, buscando potencializar a saúde de pacientes com medidas que promovem co-benefícios ao ambiente”.

Na opinião de Floss e Barros, “como generalistas ligados ao cotidiano das pessoas e acostumados a liderar questões de equidade em saúde”, os MFCs estão atualmente “liderando e soando o alarme global pelo imperativo por ações em saúde planetária e mudança climática”.

 

O que é a RBMFC?

A Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (RBMFC) é uma publicação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, disponível em sistema de livre acesso, que tem como missão contribuir para o desenvolvimento acadêmico da Atenção Primária à Saúde no Brasil, com ênfase na Medicina de Família e Comunidade.

Você pode acessar o artigo completo clicando aqui.

Para ter acesso ao texto completo da Declaração do WONCA sobre Saúde Planetária e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável clique aqui.

 

Outras Notícias

Agenda de lives – 20/05 até 24/05

4 min leitura ler mais

Agenda de lives – 13/05 até 17/05

4 min leitura ler mais

TelessaúdeRS lança primeira edição de Revista digital – Fonte

1 min leitura ler mais