Telecondutas – toxoplasmose na gestação

Publicado em 09/05/18

anuncio_teleconduta_toxoplasmose_20180507_v001

Já está disponível em nosso site o Telecondutas de Toxoplasmose na Gestação.

A toxoplasmose, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, apresenta complicações graves quando adquirida durante a gestação. No Brasil, a incidência de toxoplasmose congênita varia entre 4 a 10 casos para cada 10 mil nascidos vivos. A doença manifesta-se de diferentes formas no feto, incluindo alterações oculares (como coriorretinite), neurológicas (como microcefalia), sistêmicas (hepatomegalia, icterícia) ou até óbito fetal/neonatal.

A taxa de transmissão da toxoplasmose congênita varia entre 50 a 60% em mães não tratadas a 25 a 30% nas que receberam tratamento durante a gestação. Por isso, a prevenção da infecção, rastreamento e diagnóstico precoce são fundamentais para evitar as complicações da toxoplasmose congênita.

O Telecondutas é um produto em texto produzido pela equipe de teleconsultores do canal 0800 644 6543 do TelessaúdeRS-UFRGS. O material pretende orientar de modo rápido e dinâmico os médicos da Atenção Primária a realizar o diagnóstico e tratamento dos pacientes com essa condição.

Confira o material aqui

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Notícias Relacionadas