TelessaúdeRS-UFRGS lança site para orientar a população sobre o câncer de próstata

Publicado em 07/11/16

noticia_site_20161107_ver001

Nesta terça-feira, 01/11, o TelessaúdeRS-UFRGS lançou um site com o propósito de orientar a população sobre o câncer de próstata. A página faz parte da campanha #Novembroazul que visa conscientizar os homens sobre a necessidade de adotar hábitos de vida saudável e esclarecimentos sobre o diagnóstico e rastreamento do câncer de próstata.

O Câncer de Próstata é um dos cânceres mais comuns entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele.  Na maioria dos casos é um câncer de desenvolvimento lento, não produz sintomas e nem causa prejuízo para saúde.

No site você pode tirar dúvidas a respeito do câncer de próstata, sobre o exame de rastreamento, além de ter acesso a outras informações sobre a doença e sobre a campanha.  Para conferir, basta acessar www.telessauders.ufrgs.br/prostata.php

Além do site lançado pelo TelessaúdeRS-UFRGS, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, a Sociedade Brasileira de Urologia – RS, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e o TelessaúdeRS-UFRGS, lançaram, nesta mesma data, uma nota conjunta sobre o câncer de prostata.

Dentre as orientações da nota estão:

A contraindicação do rastreamento populacional para o Câncer de Próstata, ou seja, a realização do exame de PSA para homens sem sintomas sem a discussão dos riscos e benefícios.

A orientação que homens com 45 anos ou mais e fatores de risco (história familiar ou negros) ou 50 anos ou mais discutam com seu médico os riscos e benefícios da realização do PSA e decidam, de forma compartilhada, se devem prosseguir com o teste.

Confira a nota conjunta completa aqui assinada em novembro de 2016

 

 

 

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Notícias Relacionadas