O que são e como orientar os exercícios da musculatura pélvica (Kegel)?

27/07/2017

Atualizado em: 21/08/2018

Os exercícios da musculatura pélvica também são conhecidos como exercícios de Kegel, são exercícios que fortalecem os músculos que controlam o fluxo de urina e fezes, auxiliando no controle de doenças como incontinência urinária e distúrbios da estática pélvica.

Situações em que os exercícios de Kegel possuem benefícios:

  • incontinência de esforço;
  • incontinência de urgência;
  • prolapso genital;
  • pós-cirurgia de câncer de próstata ou hiperplasia prostática benigna.

Tanto os homens como as mulheres podem aprender a fazer os exercícios de Kegel ao parar e reiniciar o fluxo de urina. Esse exercício permite conhecer quais são os músculos corretos que devem ser contraídos, porém o exercício não deve ser realizado continuamente em todas as micções.

As mulheres também podem aprender a fazer os exercícios de Kegel:

  • colocar um dedo dentro do canal vaginal, apertar os músculos ao redor do dedo; ou
  • simular estar sentada sobre um objeto e tentar “pegar” o objeto utilizando a vagina.

Os homens podem aprender a fazer exercícios de Kegel apertando os glúteos, como se estivessem segurando flatos.

O paciente pode fazer os exercícios em qualquer posição (sentado em uma cadeira ou deitado), não necessita realizá-los somente quando estiver no banheiro.

Orientar o paciente a realizar 8 a 12 exercícios de contração dos músculos do assoalho pélvico 3 vezes ao dia em 3-4 dias da semana (idealmente, todos os dias). Durante a contração dos músculos do assoalho pélvico, mantê-los contraídos por 6 a 10 segundos.

Os resultados podem ser observados a partir do primeiro mês, porém recomenda-se continuar o exercício por pelo menos 3 meses para avaliar a resposta.

REFERÊNCIAS

BRUBAKER, L. Patient education: Pelvic floor muscle exercises (Beyond the Basics). Waltham (MA): UpToDate, 2016. Disponível em: <http://www.uptodate.com/contents/pelvic-floor-muscle-exercises-beyond-the-basics>. Acesso em: 15 ago. 2018.

BRUBAKER, L. Patient education: Pelvic muscle (Kegel) exercises (The Basics). Waltham (MA): UpToDate, 2016. Disponível em: <https://www.uptodate.com/contents/pelvic-floor-muscle-exercises-beyond-the-basics?source=related_link#H1>. Acesso em: 15 ago. 2018.

PASSOS, E. et al. Rotinas em ginecologia. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

Teleconsultoria respondida por: Guilherme Behrend Silva Ribeiro, Médico Urologista, Teleconsultor Médico do TelessaúdeRS-UFRGS, Gaduação em Medicina pela UFRGS, Mestrado em andamento no Programa de Pós-graduação em Ciências Cirúrgicas da UFRGS, Especialização em Urologia concedido pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Urologia e Residência médica nas áreas de Cirurgia Geral, Urologia e Transplante Renal  no HCP

 

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