Qual o intervalo máximo para aplicação de enantato de noretisterona + valerato de estradiol injetável mensal (Mesigyna®, Noregyna®)?

Publicado em 14/09/2017

Pergunta-da-Semana

A combinação injetável de enantato de noretisterona 50 mg/mL + valerato de estradiol 5 mg/mL deve ser administrada a cada 30 dias, com intervalo máximo de até 33 dias, independente da menstruação.

O injetável combinado mensal induz sangramento a partir do 22o dia, porém podem ocorrer irregularidades menstruais e amenorreia com o seu uso, por isso não se deve esperar o próximo ciclo (menstruação) para administração do anticoncepcional injetável.

Quando o intervalo entre as doses exceder 33 dias, é necessário excluir a hipótese de gestação com um teste de gravidez e um método contraceptivo adicional deverá ser utilizado durante 7 dias após a administração do anticoncepcional. Se ocorrer suspeita de gravidez, mesmo com um teste de gravidez negativo, o teste deve ser repetido em uma semana.

 

Referências:

BRASIL. Ministério da Saúde. Formulário Terapêutico Nacional 2010: RENAME 2010. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde sexual e saúde reprodutiva. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. p. 161. (Cadernos de Atenção Básica, n. 26). Disponível em:<http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/cab26>. Acesso em: 13 set. 2017.

MESIGYNA®: solução injetável. Orizaba: Bayer de México, 2013. Bula de remédio. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=10926102013&pIdAnexo=1919347>. Acesso em: 13 set. 2017.

PASSOS, E. P. et al. Rotinas em ginecologia. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

 

Teleconsultoria respondida por: Elise Botteselle de Oliveira, Teleconsultora Auditora do TelessaúdeRS-UFRGS, Médica de Família e Comunidade, Mestre em Epidemiologia pela UFRGS e Graduada em Medicina pela UFCSPA e por Laura Ferraz,  Enfermeira e Teleconsultora do TelessaúdeRS-UFRGS, especializada em Saúde da Família pela UNIJUI, graduada em Enfermagem pela UNISC.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Notícias Relacionadas