Metronidazol sistêmico pode ser utilizado por mulher que está amamentando?

O uso de metronidazol é compatível com a amamentação, porém o leite pode adquirir gosto metálico, reduzindo sua aceitação pela criança. O medicamento não está associado a efeitos adversos até a dose de 1.200mg/dia. Deve-se evitar dose única de 2 gramas de metronidazol, porém se necessário adiar a amamentação por 12 a 24 horas.

Teleconsultoria respondida por: Rudi Roman, Médico de Família e Comunidade e Teleconsultor do TelessaúdeRS/UFRGS. Especializado em Medicina de Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Caso complexo na APS?

Discuta-o com nossos especialistas através do 0800 644 6543, o canal gratuito para profissionais da saúde de todo o Brasil

Resolva casos complexos junto com nossos especialistas através do 0800 644 6543,
o canal gratuito para profissionais da saúde de todo o Brasil

Referências:

1. Duncan BB, Schmidt MI, Giugliani ERJ, Duncan MS, Giugliani C. Medicina Ambulatorial – Condutas de atenção primária baseadas em evidências. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2013.

2. Ministério da Saúde (BR). Amamentação e uso de medicamentos e outras substâncias. Brasília: Ministério da Saúde; 2010. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

+ Lidas

acessar todas

Como é feito e como deve ser interpretado o resultado do teste de absorção da lactose?

Qual o tratamento para escabiose (sarna)?

Como deve ser feita a reposição de vitamina B12?