Sobre o TelessaúdeRS

O TelessaúdeRS é um projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

As ações do projeto são dirigidas à população, por meio de apoio aos profissionais da atenção primária à saúde e dos demais níveis assistenciais do Sistema Único de Saúde.

O TelessaúdeRS é uma estratégia para qualificação da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB). As ações de teleconsultoria, teleducação e telediagnóstico são voltadas a todos os profissionais que trabalham na APS/AB (médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem, técnicos e auxiliares em saúde bucal, agentes comunitários de saúde) e aos demais profissionais dos Núcleos de Apoio à  APS/AB.

Assista o vídeo institucional do TelessaúdeRS/UFRGS:

Nosso objetivo principal em todas estas ações é qualificar o trabalho das equipes de atenção primária à saúde, fortalecendo os atributos da APS: acesso de primeiro contato, longitudinalidade, coordenação, integralidade, orientação familiar, orientação comunitária e competência cultural.

Todas estas atividades são orientadas pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), pelos atributos da APS e pela melhor e mais atual evidência científica disponível adequada à prática da atenção primária.

Nossas ações só são possíveis devido ao apoio técnico, financeiro e político da Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Secretaria de Atenção à Saúde, via Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde (DAB/MS), assim como da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/Ministério de Ciência e Tecnologia). Tanto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Fundação Médica do Rio Grande do Sul apoiam e possibilitam a execução do TelessaúdeRS.