Calendário Nacional de Vacinação TelessaúdeRS-UFRGS

Publicado em 04/10/2018

anuncio_atualizacao_tabela_vacinal_site

Atualizado em outubro de 2018.

Revisado em outubro de  2018.

Clique aqui para baixar o pdf

 

Seguem abaixo recomendações gerais do calendário de vacinação 2018:

 

  • BCG – Crianças que foram vacinadas com a vacina BCG e que não apresentem cicatriz vacinal após 6 meses, devem ser revacinadas apenas mais uma vez, mesmo que não apresentem cicatriz novamente. Acesse a Pergunta da Semana sobre BCG e saiba mais.
  • Febre amarela – Indicada às pessoas residentes ou viajantes para as áreas com recomendação de vacinação. Atentar às precauções e contraindicações para vacinação. Esta vacina está indicada para todos os povos indígenas independente da Área com Recomendação para Vacinação (ACRV). Acesse a Pergunta da Semana e saiba mais.
  • HPV – A vacina HPV também está disponível para as mulheres e homens de nove a 26 anos de idade vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos, sendo o esquema vacinal de três doses (0, 2 e 6 meses).
  • Hepatite A – Para crianças entre 2 e 4 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), que tenham perdido a oportunidade de se vacinar anteriormente, administrar uma dose da vacina hepatite A.
  • Sarampo – A vacina tríplice viral, que previne o sarampo, a caxumba e a rubéola, e a vacina tetra viral, que contém os componentes sarampo, caxumba, rubéola e varicela, são ofertadas pela rede pública e estão presentes na rotina do Calendário Nacional de Imunizações. Acesse a Pergunta da Semana sobre o tema e saiba mais.
  • Varicela – Maiores de 5 anos até 7 anos de idade incompletos, sem história prévia de vacinação, devem receber duas doses de varicela monovalente, respeitando o intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

 

Clique aqui e veja os calendários vacinais de acordo com o público-alvo disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Orientações e informes importantes referentes à algumas vacinas podem ser acessados aqui. Considerando que vacinas apresentam especificidades nas diversas regiões do Brasil, sugere-se que seja feito contato o núcleo de imunizações de cada estado para possíveis orientações não contempladas nos materiais disponibilizados.

 

 

1 – Brasil. Ministério da Saúde. Calendário Nacional de Vacinação 2018. Disponível em http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/julho/11/Calendario-de-Vacinacao-2018.pdf. Acesso em 24/09/2018.

2 – Brasil. Ministério da Saúde. Vacinação. Entenda porque a vacinação evita doenças e salva vidas. Disponível em http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/vacinacao/vacine-se#calendario. Acesso em 24/09/2018.

3 – Brasil. Ministério da Saúde. Vacinação. Orientações sobre Vacinação. Disponível em http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/vacinacao/orientacoes-sobre-vacinacao. Acesso em 24/09/2018.

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Notícias Relacionadas