Higiene bucal

Publicado em 31/10/2017

anuncio_site_video_escovacao_20171031_v001_Selecao_bolsista_estatistica_20170709_noticia_ver003

A perda dentária é causada por cáries e doença periodontal em 90% dos casos, então você precisa evitá-los (Yoshii et al, 2017).

A placa dentária é uma causa de cáries e doença periodontal (Yoshii et al, 2017).

Escovar os dentes é de extrema importância para evitar doenças nas gengivas, cárie e mau hálito.

Precisamos limpar os dentes não só para remover restos alimentares e sim para remover o biofilme bacteriano que forma sobre a superfície de nossos dentes.

Mas o que é o biofilme bacteriano?

Todos nós temos bactérias na boca, estas bactérias se alimentam de substâncias como açúcares, carboidratos (inclusive medicações adocicadas) e se proliferam e se aderem a superfície dos dentes. Assim se forma uma placa bacteriana sobre a superfície dos dentes que chamamos de biofilme.

O biofilme dentário, quando não removido, causa doenças como a cárie, inflamação nas gengivas (sangramento, mal hálito) e estas doenças pode levar até a perda dentária.

Para remover o biofilme bacteriano que forma sobre os nossos dentes e evitar doenças é simples: basta remove-lo com escovação e fio dental. A correta remoção mecânica do biofilme é de extrema importância, só assim você não terá cárie e doença periodontal (doença nas gengivas)

Como higienizar seus dentes e remover o biofilme bacteriano de forma eficaz para não ter doenças?

Você precisará contar com:

Uma ESCOVA MACIA e de cabeça PEQUENA. A escovação removerá o biofilme das superfícies mais externas dos dentes. E a placa que se forma entre o dente e o contorno da gengiva.

E fio dental. Fio dental é um item importantíssimo na remoção da placa bacterina, pois ele remove as bactérias e restos alimentares onde a escova não chega, que é na lateral do dente em que chamamos de área proximal dos dentes.

Existe também escovas especiais para auxiliar na limpeza dos dentes. São elas:

– Interdental: quando há espaços maiores entre os dentes em que o fio dental não fica justinho. A interdental entrará em melhor contato na superfície lateral do dente em que a escova dental comum não alcança

– unitufo: importante para alcançar regiões que a escova comum não alcança como um dente bem de trás ou um dente que não tem o dente vizinho coladinho nele (fica difícil acessar com a escova comum virando ela para as cerdas alcançarem).

Técnicas de escovação

Existem várias técnicas de escovação, porém a mais indicada é a de Bass, na qual a escova é aplicada com um ângulo de 45º em relação ao longo eixo do dente, pressionada contra a gengiva marginal penetrando no sulco gengival.

Passo a passo:

Crie uma ordem de começo ao fim, utilize sempre esta mesma ordem para não esquecer de escovar nenhuma face dos dentes. Dica: Na arcada superior inicie pela parte superior direita pela frente dos dentes, volte limpando por dentro da esquerda para a direita. E por fim a parte de cima. Depois vá para arcada inferior direita, limpando a superfície externa, volte limpando por dentro da esquerda para a direita e por fim a parte de cima dos molares e pré-molares.

1- Incline a escova em 45 º de modo que acesse o dente e o começo da gengiva 2-Realize movimentos curtos para frente e para trás, cerca de 20 movimentos.

3-percorra toda a superfície externas dos dentes (face vestibular)

4- posteriormente faça os movimentos na superfície interna (face lingual ou palatina dos dentes)

5- Escove também a parte de cima dos dentes, que chamamos de superfície oclusal.

6- Coloque a escova verticalmente para limpar a superfície interna dos dentes anteriores, inferiores e superiores.

7-Escove também a língua, pois os restos alimentares e células mortas que ficam sobre a língua casam mau hálito .

Lembrar: a troca da escova deve ser realizada de 4 a 6 meses ou nos primeiros sinais de deformação.

Fio Dental

Corte aproximadamente 40 cm de fio dental, enrole-o nos dedos indicadores, deixando aproximadamente 5 cm de distancia de fio entre m dedo e outro.

Insira entre os dentes deslizando até abaixo da gengiva.

Curve o fio dental em “C” e deslize verticalmente para baixo entre os dentes. Imagine que está lustrando um sapato, os pequenos movimentos de vai e vem ajudam a remover o alimento, e juntamente a este movimento vá trazendo o fio dental para a superfície externa em m movimento de varredura de forma a remover a placa dentária. Repita este processo curvando o fio em “C” no mesmo espaço interdental mas para o lado do dente vizinho.

Utilize partes do fio que não foram usadas. Prossiga realizando estes movimentos entre todos os dentes.

SILVA, S. C.; A. H. S. D., LINS; TOSCANO, D. A. Prevenção periodontal: controle mecânico de placa. Revista Periodontia, Rio de Janeiro, v. 6, p. 43-47, Supl., 1997. Disponível em: <http://www.revistasobrape.com.br/arquivos/1997/PERIODONTIA%20-%20VOLUME%2006%20-%20SUPLEMENTO%20-%201997%20ok.pdf>. Acesso em: 31 out. 2017.

DALY, C. G.; CHAPPLE, C. C.; CAMERON, A. C. Effect of toothbrush wear on plaque control. Journal of Clinical Periodontology, Malden, MA, v. 23, n. 1, p. 45-49, 1996. Disponível mediante login e senha em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1600-051X.1996.tb00503.x/epdf>. Acesso em: 31 out. 2017.

TUNES, U. R.; RAPP, G. E. Atualização em periodontia e implantodontia.  Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1999. p. 3-13.

YOSHII, H. et al. Effects of an educational intervention on oral hygiene and self-care among people with mental illness in Japan: a longitudinal study [Internet]. BMC Oral Health. London, v. 17, p. 81, 2017. Doi:  10.1186/s12903-017-0372-7. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5408366/?report=reader>. Acesso em: 31 out. 2017.

 

Texto: Hanin Mohammed e Clarissa Simioni

Revisão: Otávio Pereira D’Avila – CRO RS: 17387 e Vinicius Carrard – RS-CD-12394.

Sprites animação:  Iasmine Silva

Apoio: Pâmela de Souza Kargwanski

Animação: Carolyne Cabral

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Notícias Relacionadas