Recomendações para armazenamento da insulina

Publicado em 15/12/2017

recomendacoes_insulina_capa_20171215_v001_lck-14

A insulina é utilizada para controlar a glicose no sangue. Para manter as propriedades adequadas do , o TelessaúdeRS-UFRGS elenca algumas recomendações para o seu armazenamento.

  • Frascos lacrados de insulina devem permanecer armazenados entre 2°C e 8°C.
  • Frasco, caneta ou refil em uso (aberto), podem ser mantidos em temperatura ambiente, desde que a temperatura não ultrapasse 30°C e que não fiquem expostos diretamente à luz solar. Quando abertos, também podem permanecer na geladeira entre 2°C e 8°C.
  • Se for conservada em refrigeração, a insulina em uso deverá ser retirada da geladeira entre 15 a 30 minutos antes da aplicação, para prevenir dor e irritação no local de aplicação.

Importante: abaixo de 2°C, a insulina congela e perde seu efeito, portanto, não deve ser armazenada próxima ao freezer. Também não deve ser conservada na porta da geladeira, pois há maior variação da temperatura e excessiva mobilidade do frasco a cada abertura de porta, o que poderá modificar as características físico-químicas das insulinas.

Texto adaptado da pergunta da semana “Quais as recomendações para armazenamento da insulina?”*, publicada em 04/09/2015 e disponível em

 Texto: Vitória Oliveira Pacheco

Revisão: Rosely Andrade, Camila Hofstetter Camini e Carlos André Aita Schmitz  – CRM RS: 25631

Arte: Iasmine Nique

Gostou do Nosso Conteúdo? Compartilhe com seus contatos:

Notícias Relacionadas