Ataque dos titãs
Maiara Vieira Souza;
Jéssica Lencine Von ANht.
Introdução
“Shingeki no Kyojin”, traduzido para o portugues como “Ataque dos Titãs” e é também muito conhecido pelo seu título em inglês “Attack on Titan”, é uma série de mangá escrita e ilustrada por Hajime Isayama. O mangá foi publicado pela primeira vez em setembro de 2009 pela revista Bessatsu Shōnen Magazine da editora Kodansha.
Uma adaptação do mangá em uma série de anime de televisão, as 3 primeiras temporadas foram produzidas pelo estúdio Wit Studio e o estúdio MAPPA produziu a temporada 4. A primeira temporada, composta por 25 episódios, foi exibida de abril a setembro de 2013. Isso foi seguido por uma segunda temporada de 12 episódios, transmitida de abril a junho de 2017. A terceira temporada, composta por 22 episódios, foi dividida em duas partes. Os primeiros 12 episódios foram transmitidos de julho a outubro de 2018, enquanto os últimos 10 foram exibidos de abril a julho de 2019. A primeira parte da quarta e última temporada foi transmitida entre dezembro de 2020 e março de 2021, com a segunda parte exibida em janeiro de 2022. Uma terceira e última parte também foi planejada, com a primeira parte sendo transmitida em março de 2023 e a segunda parte prevista para o final de 2023.
A trama se desenrola em um mundo onde a humanidade reside dentro de cidades protegidas por três imensas muralhas, que os defendem dos gigantescos humanoides devoradores de humanos conhecidos como Titãs.
Quase cem anos antes do início da série, uma raça misteriosa de gigantes humanóides devoradores de humanos, chamados Titãs, apareceu repentinamente e quase dizimou a humanidade. Para se proteger dessa ameaça, os poucos sobreviventes construíram três muralhas concêntricas, nomeadas Maria, Rose e Sina, e se confinaram dentro desses limites, esquecendo completamente o mundo exterior e a história prévia à construção das muralhas.
No início do mangá, um jovem chamado Eren Yaeger, sua irmã adotiva Mikasa Ackerman e seu amigo Armin Arlert sonham em ver o mundo além das muralhas um dia. No entanto, sua paz é abruptamente interrompida quando um Titã Colossal excepcionalmente grande de 60 metros de altura e um Titã Blindado rompem a muralha externa, resultando na morte da mãe de Eren. Isso leva Eren a jurar vingança contra os Titãs e, posteriormente, a se alistar nas forças armadas, acompanhado por Mikasa e Armin. Conforme a história avança, mais mistérios relacionados à verdadeira origem e natureza dos Titãs, bem como à história esquecida do mundo, são revelados. Gradualmente, fica claro que os Titãs podem não ser os inimigos verdadeiros. Eren e emergem como a última esperança para a civilização, lutando para desvendar segredos do passado e deter as forças que buscam a destruição da humanidade no presente e no futuro.
2 EQUIPE EXECUTORA
O trabalho foi realizado pelas alunas, estudantes do curso Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jéssica Lencine Von Anht e Maiara Vieira Souza. Foi desenvolvido ao longo da disciplina de Sistemas de Classificação III sob orientação e supervisão da professora Rita do Carmo Ferreira Laipelt.
3 OBJETIVO
Os objetivos a serem alcançados serão descritos a seguir em objetivo geral e objetivos específicos.
3.1 Objetivo geral
Apresentar um tesauro sobre a coleção de mangás de “Ataque dos Titãs", focando nos personagens principais e nos lugares descritos na obra, para facilitar a compreensão de pessoas que estão tendo o primeiro contato com a coleção.
3.2 Objetivos específicos
Os objetivos específicos são:
Coletar termos utilizando a obra na íntegra e páginas na internet;
Selecionar dentre os termos coletados, quais serão descritores e quais empregam o uso de termos variantes
elaborar um tesauro referentes aos termos e conceitos encontrados;
Desenvolver um mapa conceitual.
4 ÁREA DO CONHECIMENTO E DELIMITAÇÃO DO TEMA
A área do conhecimento abordada neste tesauro é a história em quadrinhos japonesa, também conhecido como mangá, “Ataque dos Titãs”. Por se tratar de uma obra ampla e extensa, o tema ficou delimitado entre os personagens principais e os lugares citados. Esta escolha foi feita majoritariamente pelo motivo de que muitos leitores interessados na obra, sentem dificuldade para compreender os termos estrangeiros apresentados e de se familiarizar com os personagens. Os termos escolhidos foram aqueles que aparecem com maior frequência e exercem mais impacto para o desenvolvimento da história.
5 LEVANTAMENTO DE OUTROS TESAUROS DA ÁREA
Não foram encontrados outros tesauros sobre o assunto.
Metodologia
A criação desse tesauro ocorreu através das seguintes fases:
6.1 Etapa preliminar
A etapa preliminar deste trabalho apresenta as fontes bibliográficas utilizadas para a construção do corpus textual do tesauro, dividindo-se em fontes metodológicas, fontes de garantia literária e fontes de garantia do especialista.
a) Fontes metodológicas
As fontes metodológicas que nos auxiliaram na construção do glossário, são listadas abaixo:
FUJITA, M. S. L.; MOREIRA, W. (orgs.). Manual do planejamento, construção e manutenção do Tesauro Unesp para bibliotecas: do conceitual a práxis. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021. p. 97-148.
Geração de glossários e dicionários especializados. In: Krieger, Maria da Graça; Finatto, Maria José Bocorny. Introdução à Terminologia; teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2004. p.127-144.
PEARSON, Jennifer; HUANG, Carolina(Trad.); LOGUERCIO, Sandra Dias (Trad.). Como ter acesso a elementos definitórios nos textos especializados?. Cadernos de Tradução (Porto Alegre), Porto Alegre: Instituto de Letras UFRGS, n. 17, p. 51-66, out./dez. 2004.
b) Fontes de garantia literária
Esse tesauro utilizou fontes primárias e secundárias como fontes de garantia literária. A principal fonte primária deste trabalho foi o mangá “Ataque dos Titãs", escrito por Hajime Isayama e publicado pela editora Panini Brasil Ltda em 2013. Essas fontes foram utilizadas principalmente para a coleta dos termos, composição das definições e referenciação das garantias literárias.
As fontes secundárias baseiam-se em wikis de fãs do mangá, sendo utilizadas com o propósito de verificação dos termos selecionados, para que o tesauro esteja de acordo com os termos usados pelo público-alvo.
A lista de referências completa segue abaixo:
ISAYAMA, Hajime. Ataque dos titãs. Tamboré, SP: Panini Brasil Ltda, 2013. 34 vols.
ATTACK ON TITAN WIKI. Ataque dos Titãs (Mangá). [S.l. 201-]. Disponível em: https://attackontitan.fandom.com/pt-br/wiki/Ataque_dos_Tit%C3%A3s_(Mang%C3%A1). Acesso em: 24 jul. 2024.
ATTACK ON TITAN WIKI. Lista de personagens/Anime. [S.l. 201-]. Disponível em: https://attackontitan.fandom.com/pt-br/wiki/Lista_de_personagens/Anime. Acesso em: 24 jul. 2024.
ATTACK ON TITAN WIKI. Lugares (Anime). [S.l. 201-]. Disponível em: https://attackontitan.fandom.com/pt-br/wiki/Categoria:Lugares_(Anime). Acesso em: 16 jul. 2024.
c) Fontes de garantia do especialista
Não foram encontradas fontes de garantia do especialista devido à escolha do tema. Entretanto, as integrantes do grupo foram consideradas especialistas, tendo em vista o vasto conhecimento sobre a história do universo de “Ataque dos Titãs", onde todas realizaram a leitura das obras e assistiram ao anime, além de conhecerem outras referências relacionadas à temática abordada no trabalho.
6.2 Etapa de Elaboração
A etapa de elaboração do tesauro foi separada em duas partes, a construção do corpus textual e a coleta dos prováveis termos, que são apresentas a seguir.
a) Construção do Corpus Textual
Para a construção dos corpus textual, foram selecionados, a obra “Ataque dos Titãs” e fontes secundárias (fandoms, wikis, blogs de fãs), tendo como critério facilitar entendimento do conteúdo e a integridade das informações em conformidade com a obra original.
ISAYAMA, Hajime. Ataque dos titãs. Tamboré, SP: Panini Brasil Ltda, 2013. 34 vols..
ATTACK ON TITAN WIKI. Ataque dos Titãs (Mangá). [S.l. 201-]. Disponível em: https://attackontitan.fandom.com/pt-br/wiki/Ataque_dos_Tit%C3%A3s_(Mang%C3%A1). Acesso em: 24 jul. 2024.
SHINGEKI NO KYOJIN. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2023. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Shingeki_no_Kyojin&oldid=66033469. Acesso em: 24 jul. 2024.
b) Coleta dos Prováveis Termos
A coleta dos prováveis termos para compor o glossário foi realizada pela leitura da obra, por todas as integrantes do grupo, juntamente com a realização do fichamento de todos os termos considerados importantes. A coleta foi feita de forma individual e depois de realizada, as integrantes do grupo realizaram uma reunião e foi feita a seleção dos termos considerados mais relevantes para o andamento da narrativa, como os personagens principais, e os lugares onde mais se passava a história.
Após a coleta dos termos foram, estes foram organizados em quatro grandes categorias, sendo elas: Nação, Titãs, Poder dos Titãs e Humanos. Na categoria Nação foram criadas duas subcategorias, Eldia e Marley. Na categoria Titãs foram criadas duas subcategorias, Titãs Puros e Titãs Anômalos. Na categoria Poder dos Titãs foi criada uma subcategorias, Os Nove Titãs. E Por fim na categoria Humanos foram criadas duas subcategorias, Eldianos e Marleyanos.
6.3 Etapa de Editoração
A etapa de editoração contém a elaboração do glossário, elaboração do mapa conceitual, elaboração da apresentação alfabética e elaboração da apresentação sistemática
a) Elaboração do Glossário
A elaboração do glossário foi realizada manualmente em um documento editável (.doc) tendo como base as fichas terminológicas, utilizando os campos de: termo (descritor); definição do termo (conceito); garantia literária (com citações das fontes primárias ou secundárias); nota de citação (com a referência completa das fontes primárias e secundárias) e termos equivalentes (O. D. sendo outras denominações).
Por meio da leitura do mangá “Ataque dos Titãs”, foi realizada a identificação das quatro grandes categorias e subcategorias e assim começar o processo de construção do glossário por meio da coleta dos termos. A coleta dos termos teve como base o nível de importância para a história.
Buscamos no mangá os termos e quando não foi possível achar sua explicação detalhada, as fontes secundárias serviam como um esclarecimento mais aprofundado para os termos. Como por exemplo o termo “Muralhas” que conforme a delimitação do tema, não aparece uma explicação detalhada sobre elas, então foram utilizadas as fontes secundárias para uma explicação de fácil entendimento que não fosse prejudicial para o plot principal. Então os termos foram coletados da fonte primária e quando necessário foram adaptados conforme as fontes secundárias.
Após a coleta de todos os termos foi usado a fórmula de Pearson (2004) seguindo a definição formal simples, que é Levi = Personagem + característica específica, por exemplo:
Levi Ackerman- Levi Ackerman é um eldiano, nascido em uma cidade subterrânea dentro da Muralha Rose
b) Elaboração do Mapa Conceitual
Para se ter uma visão mais clara das relações hierárquicas entre os termos escolhidos, foi feito um esboço inicial no site canva com os termos, depois de ter os termos prontos e ter uma ideia geral da organização deles. No entanto, a construção final do mapa conceitual foi gerada automaticamente pelo Thesa. O mapa conceitual foi separado por termo geral, quatro grandes categorias organizadoras, subcategorias organizadoras e os demais termos.
“Esse tipo de esquema pretende apenas servir como uma organização possível para uma especialidade ou uma ciência, de modo que o pesquisador possa, baseado nele, compreender algumas de suas hierarquias básicas e também situar um recorte do reconhecimento terminológico para seu dicionário” (Krieger; Finatto, 2004, p.134).
c) Elaboração da Apresentação Alfabética
Na apresentação alfabética do presente Tesauro, a relação hierárquica entre os conceitos é representada pelos Termos Geral (TG) e Específicos (TE)
Relações hierárquicas: As relações hierárquicas se estabelecem “entre um par de conceitos quando o escopo de um deles cair completamente dentro do escopo do outro” (Fujita; Moreira; Campos, 2021, p. 138). Essa relação baseia-se em graus ou níveis de superordenação e subordinação, considerando que o superordenado representa uma classe/todo, e o subordinado representa seus membros/partes (Fujita; Moreira; Campos, 2021). Utilizam as expressões “TG” para denominar um Termo Geral e “TE” para o Termo Específico. Podemos utilizar como exemplo:
Ataque dos Titãs
TE Humanos
TE Titãs
TE Nação
TE Poder dos Titãs
Humanos
TE Eldianos
TE Marleyanos
Eldianos
TE Annie Leonhart
TE Armin Arlert
TE Bertholdt Hoover
Conforme o exemplo, o presente tesauro utiliza como Termo Geral o conceito de Ataque dos Titãs e separa os Termos Específicos em 4 categorias denominadas Humanos, Titãs, Nação e Poder dos Titãs. Essas quatro categorias apresentam-se como categorias organizadoras, isto é, são categorias criadas com o propósito de organizar a estrutura do tesauro, não sendo utilizadas como termos descritores para indexação. Dentro da categoria de Humanos também podemos encontrar duas subcategorias organizadoras, sendo Eldianos e Marleyanos. A subcategoria Eldianos, porém, serve como categoria organizadora e como termo descritor, podendo ser utilizada para indexação. No tesauro, podemos verificar essas informações nas notas através de Definição do conceito.
As relações associativas caracterizam-se como associações entre conceitos que não se relacionam hierarquicamente, somente semanticamente e conceitualmente, sendo necessário a explicação das ligações para o compreendimento delas no tesauro (Fujita; Moreira; Campos, 2021). Além disso, esse tipo de relação utiliza a sigla “TR” para determinar o termo relacionado. Este tesauro utilizou três tipos de relações associativas, apresentadas abaixo:
Relação de afinidade: Estabelece relações de amizade e grau de parentesco entre os personagens. Como por exemplo o termo Eren tem duas relações associativas por relação de afinidade, como podemos ver abaixo:
Eren Yeager TR (afinidade por amizade) Armin Arlert;
Eren Yeager TR (afinidade por grau de parentesco) Grisha Yeager.
Relação de ação/propriedade: Estabelece a relação de ação e posse, vinculado ao Poder dos Titãs com seus proprietários e utilizadores do poder, que são aqueles que possuem um ou mais dos Nove Titãs, podendo se transformar no respectivo titã, como por exemplo:
Pieck Finger TR (ação/propriedade) Titã Quadrúpede;
Eren Yeager TR (ação/propriedade) Titã de Ataque,
TR (ação/propriedade) Titã Fundador,
TR (ação/propriedade) Titã Martelo de Guerra.
Relações de equivalência: Esse tipo de relação ocorre entre um termo preferido e seu correspondente não preferido, sendo expressa por “UP”, remetendo à remissiva do termo preferido; e “USE”, remetendo ao termo descritor (Fujita; Moreira; Campos, 2021). Esse tipo de relação também foi usado para a tradução do “TG” Ataque dos Titãs, onde “UP” é o termo em portugues e “USE” é equivalente ao termo tanto em inglês quanto em japonês rōmaji. Temos como exemplo:
Levi Ackerman
UP Capitão Levi
Capitão Levi
USE Levi Ackerman;
ATAQUE DOS TITÃS
UP Shingeki no Kyojin
Shingeki no Kyojin
USE ATAQUE DOS TITÃS.
Licença de uso
Este trabalho está licenciado com uma Licença:
Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.