2003 I UFRGSMUN
FAÇA SUA DIFERENÇA:
CUIDE DO NOSSO MUNDO!
A primeira edição do UFRGSMUN, em 2003, simulou cinco órgãos das Nações Unidas, passando uma mensagem clara a todos os seus participantes: "Faça a sua diferença: cuide do nosso mundo". Durante as sessões, os delegados imergiram no sistema das Nações Unidas, e debateram questões significativas e desafios relativos à Sociedade Internacional.
O Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP) focou em "Compartilhamento Transfronteiriços de Recursos de Água Doce", e a "Implementação de Reduções Emissão Certificada". A Corte Internacional de Justiça (CIJ) apresentou dois casos: o "caso referente Plataformas de Petróleo (República Islâmica do Irã v Estados Unidos da América)", e o "processo relativo a Avena e Outros Nacionais Mexicanos (México v Estados Unidos da América)". Os delegados na Comissão das Nações Unidas para os Direitos Humanos (UNCHR) abordaram "Organizações Econômicas Mundiais e Promoção dos Direitos Humanos", e "Universalidade dos Direitos Humanos".
O Comitê Jurídico da Assembleia Geral debateu "A legalização de alimentos geneticamente modificados: a solução para a fome no mundo?", e a "Convenção Internacional contra a clonagem reprodutiva dos seres humanos". E, finalmente, o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) tratou de duas questões internacionais importantes: "O terrorismo e a guerrilha: Como lidar com essas ameaças", e “A situação na Serra Leoa".