INFOS

POLÍTICAS DO EVENTO

Todo participante do UFRGSMUN deve ler estas políticas e segui-las durante o evento. Espera-se que os delegados e delegadas sigam as regras locais e específicas do local da conferência durante o UFRGSMUN 2017.

POLÍTICAS DO EVENTO
ANTES DO UFRGSMUN
DELEGAÇÕES

As delegações devem ser compostas de 1 (um) a 20 (vinte) membros. O número de representantes em uma delegação deve ser equivalente ao número de lugares solicitados no ato da inscrição. NOTA: as inscrições para Corte Internacional de Justiça, Gabinete da MONUSCO e Comitê de Imprensa Internacional serão realizadas separadamente. Os(as) representantes da Corte e do Gabinete apresentam uma posição pessoal acerca dos tópicos em discussão, enquanto que os(as) participantes do Comitê de Imprensa Internacional devem escolher uma linha editorial (jornal) no momento da inscrição.

CHEFES DE DELEGAÇÃO

Cada delegação requer um(a) chefe de delegação, que é um(a) estudante membro dessa mesma delegação (no entanto, isso não se aplica para quem se inscrever individualmente, que atua automaticamente como chefe de delegação). O(A) chefe de delegação será a principal ligação entre o Secretariado e os membros da delegação, no caso de eventuais atualizações sobre o UFRGSMUN e e-mails administrativos da organização do evento. Chefes de delegação também participarão do Encontro dos Chefes de Delegação durante a conferência, em que o Secretariado fornecerá informações gerais sobre o evento e discutirá com os(as) presentes o andamento das atividades, permanecendo aberto a críticas, sugestões e demais comentários.

DESIGNAÇÃO DE PAÍSES

A designação de países irá ocorrer após o encerramento da primeira fase das inscrições (Formulário A) no dia 17 de Setembro. O valor das inscrições não será reembolsado caso a delegação não aceite os países designados. As delegações, especialmente, os(as) chefes de delegação, devem prestar atenção à Matriz de Países - lista de países disponíveis para representação em cada comitê.

Delegados(as) de universidades diferentes que representam o mesmo país em diferentes comitês não precisam conferir, entre si, as políticas nacionais quando estiverem representando-as durante o evento, mas são aconselhados a fazê-lo. O Secretariado do UFRGSMUN reserva o direito de remover vagas de um país já designado no evento se a delegação falha em preencher os espaços de designação. Delegações são requeridas a designar pelo menos um membro para todos os comitês. (i.e.: se um(a) delegado(a) não puder comparecer à conferência, outra pessoa da mesma faculdade deverá preencher o lugar). Em casos extraordinários, o Secretariado também se reserva o direito de designar às delegações representações de países não previamente listados na Matriz de Países.
NOTA: A submissão de uma preferência de país, na inscrição, não é garantia de recebê-la para representação; assim como todas as decisões do Secretariado do UFRGSMUN em relação à designação de países são finais.

VALOR DA INSCRIÇÃO

O valor da inscrição por pessoa é de R$ 150, em valor total, ou de R$ 170, caso a escolha for por dividir o pagamento em duas vezes. Chefes de delegação têm a chance de escolher, na inscrição, se irão pagar suas inscrições em valor total ou em duas vezes. O método de pagamento se aplica a todos os membros da delegação. São os(as) chefes de delegação responsáveis por reunir o montante correspondente à inscrição dos membros e enviar o pagamento para o UFRGSMUN.O UFRGSMUN confere isenção de inscrição para aqueles que se enquadrarem nos requerimentos do

Edital de Benefícios. Se aplicável, durante o preenchimento do Formulário B, o(a) Chefe de Delegação deve avisar o Secretariado que há alguém da delegação que é beneficiário.

ACOMODAÇÃO OFICIAL

Participantes são responsáveis por sua hospedagem em Porto Alegre. O UFRGSMUN não é responsável por nenhuma reserva ou compromisso acertado entre o(a) participante e algum hostel ou hotel. As vagas no hotel oficial são limitadas e serão ocupadas por ordem de pedidos de reserva. Caso não seja do interesse dos(as) participantes ficarem hospedados(as) nos hoteis oficiais ou parceiros, é de sua inteira responsabilidade encontrar um local para se alojar nos dias de evento. Os custos podem ser mais elevados, porém o UFRGSMUN não é responsável por custos adicionais, nem por reembolso em caso de desistência.
Além disso, nós oferecemos a oportunidade de se hospedar na casa de um de nossos membros da equipe. A hospedagem solidária é limitada e não é garantida para todos(as), principalmente, porque é prioridade para quem se inscreveu no Edital de Benefícios. No entanto, faremos nosso melhor para alocar os(as) interessados(as).

REEMBOLSO

O valor da inscrição não é reembolsável.

CIRCUNSTÂNCIAS ESPECIAIS

Caso os requerimentos do pagamentos sejam impossibilitados por algum motivo, pedimos a gentileza de contatar o Secretariado assim que se tornar evidente que as exigências não serão cumpridas. O Secretariado encontra-se disponível para discutir qualquer problema com as delegações.

POLÍTICAS DO EVENTO
DURANTE O UFRGSMUN
VESTIMENTAS

Assim como em conferências da ONU, a fim de manter a integridade do evento, os(as) participantes são requeridos(as) a vestir um traje formal de negócios ou o equivalente ao nacional do país representado. Não é permitido itens como chinelos e bermudas. No entanto, as vestimentas não precisam seguir um padrão masculino e feminino. Queremos que você expresse sua identidade sem ser contido pelos estereótipos da sociedade.

TRANSPORTE

O transporte oficial do UFRGSMUN possui um cronograma apertado. Portanto, espera-se dos participantes pontualidade a fim de fazer uso do mesmo. Os motoristas não irão esperar por muito tempo nem retornar caso alguém tenha se atrasado. Neste caso, a pessoa terá que comparecer ao evento por sua própria conta.

POLÍTICA DE SUSPENSÃO

A fim de manter a ordem na conferência, bem como a nossa boa relação com os locais que sediam a conferência e os eventos sociais, a nossa política exige que qualquer delegado(a) que violar as seguintes regras estará sujeito à suspensão imediata do UFRGSMUN 2017.

POLÍTICA DE ÁLCOOL E DROGAS

Somente participantes acima de 18 anos podem consumir bebidas alcoólicas no Brasil. Recipientes de álcool não podem ser levados para o local da conferência. Além disso, participantes encontrados possuindo ou fazendo uso de drogas ilícitas, conforme definido por lei federal local, além de serem imediatamente suspenso do UFRGSMUN 2017, podem ser responsabilizados criminalmente.

POLÍTICA DE FUMANTES

As normas locais de Porto Alegre proíbem fumar em ambientes fechados e em espaços públicos. Não será permitido aos(às) participantes fumar dentro do centro de conferência ou em locais de eventos sociais.

PERTENCES

O UFRGSMUN 2017, o local da conferência e de eventos sociais não são responsáveis por pertences deixados nas salas dos comitês, locais de eventos sociais ou ônibus. No entanto, se houver qualquer objeto perdido, a equipe do UFRGSMUN irá auxiliar de qualquer maneira possível. Além disso, se um(a) delegado(a) precisar de ajuda para guardar algum objeto de modo seguro, os membros da equipe administrativa terão o prazer de ajudar.

POLÍTICA SESSAÕ DO COMITÊ

É esperada a presença dos(as) participantes em suas respectivas salas de comitês durante as sessões. Caso o(a) participante deixe a sala do comitê por um período prolongado de tempo, tanto o(a) Chefe de Delegação quanto o Bureau devem ser informados antes. Caso contrário, o(a) participante será considerada em falta na sessão.

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

O certificado de participação será emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS (PROREXT), estando ele disponível em até um mês após o término do evento no Portal de Extensão (https://www1.ufrgs.br/extensao/portal/index.php). Os(as) participantes devem possuir presença em pelo menos 75% das sessões dos comitês para recebê-lo. Se necessário, pode-se solicitar um atestado de participação.

POLÍTICAS DO EVENTO
OUTROS
POLÍTICA DE COMPORTAMENTO

O Secretariado reserva-se no direito de banir delegados(as) do local da conferência e do evento por comportamento inaceitável. Sérias infrações podem levar a expulsão do evento sem o valor da inscrição ser reembolsado. Ao Secretariado reserva-se o direito de definir o comportamento inadequado, sendo particularmente sensível com questões de desrespeito, discriminação e violência, durante o evento, com outros(as) participantes, com a equipe, e com funcionários(as) do local de conferência e dos eventos sociais.

EXCEÇÕES

A Secretária Geral, Amabilly Bonacina, a Secretária Administrativa, Joana Lopes Cordeiro, e o Secretário Administrativo, Sérgio Minuzzi Tessuto, são as únicas pessoas da equipe habilitadas a conceder exceções a quaisquer políticas de conferência ou outras práticas gerais do UFRGSMUN.
As delegações não estarão inscritas na conferência até que tenham pago o valor da inscrição ao UFRGSMUN. Se um(a) delegado(a) ou delegação se retirar da conferência, a respectiva faculdade/universidade é responsável por todas as taxas cobradas até a data de retirada. Os pedidos de exceções devem ser apresentados por escrito ao endereço: ufrgsmun@gmail.com.
NOTA: O UFRGSMUN não se responsabiliza por quaisquer declarações errôneas feitas por outros membros da equipe em relação à exceção de taxas ou políticas.

CRONOGRAMA
  • QUARTA-FEIRA
    (1o NOVEMBRO)

    10:00 — 12:00 Tour Cultural

    10:30 — 14:00 Credenciamento Plaza

    14:00 — 16:30 Revisão de Regras

    17:00 — 19:30 Cerimônia de abertura

    19:30 — 20:30 Coquetel

    20:30 — 23:00 Happy Hour

  • QUINTA-FEIRA
    (2o NOVEMBRO)

    09:00 — 12:30
    1a sessão

    14:00 — 16:30
    2a sessão

    16:30 — 17:00 Coffee Break

    17:00 — 19:00
    3a sessão

    19:30 — 21:45 Jantar dos Comitês

    22:00 — 00:30 Show de Talentos

  • SEXTA-FEIRA
    (3o NOVEMBRO)

    08:30 — 09:30 Reunião de Chefes de Delegação

    09:30 — 12:30
    4a sessão

    14:00 — 16:30
    5a sessão

    16:30 — 17:00 Coffee Break

    17:00 — 19:30
    6a sessão

    22:30 — 04:00 Festa à Fantasia

  • SÁBADO
    (4o NOVEMBRO)

    13:30 — 16:00
    7a sessão

    16:00 — 16:30 Coffee Break

    16:30 — 18:45
    8a sessão

    19:30 — 00:30 Churrasco

  • DOMINGO
    (5o NOVEMBRO)

    09:30 — 10:30 Reunião de Chefes de Delegação

    10:30 — 12:30
    9a sessão

    14:00 — 16:00
    10a sessão

    17:30 — 19:00 Cerimônia de Encerramento

    20:00 — 01:30 Farewell Party

    EVENTOS SOCIAIS

    O UFRGSMUN orgulhosamente apresenta seu pacote social 2017! Nem só de reuniões diplomáticas se fazem as negociações, muito do que se resolve no comitê é fruto de intensas negociações informais. Onde elas acontecem? isso mesmo, nos agitos sociais do UFRGSMUN!
    O pacote social do UFRGSMUN terá o custo de R$ 75,00 para delegados que o comprarem antecipadamente. Durante o evento, o pacote poderá ser adquirido junto à Help Desk pelo valor de R$ 80,00.

    Festa Open

    Neste ano o UFRGSMUN convida todos a revisitar os últimos 15 anos da história do Mun(do). O que mais marcou você? Seria o Saran presente em todos os Modelos? A eleição do Donald Trump? O Pirata de cabelo loiro incorporando a Hillary? As manifestações coreografadas para o impeachment da Dilma? Ou os incríveis memes da Modelândia?
    Esperamos todos na festa open do UFRGSMUN vestidos de personalidades, acontecimentos e memes que marcaram esses últimos 15 anos de história dos MUNs e do Mundo. Tudo isso, é claro, regado a muita cerveja do sul, vodca, suco louco e jelly shots, e ao som dos melhores hits, como uma boa open deve ser.

    Churrasco

    Não há UFRGSMUN sem o seu famoso churrasco e a edição de 15 anos do evento será inesquecível. Suculento e saboroso, o evento do dia 4 de Novembro servirá além de deliciosos cortes de carnes lentamente assadas, um apetitoso prato vegetariano para congregar todos os gostos culinários. Tudo isso degustando um geladíssimo chope direto do barril.
    Junto com o churrasco, acontece a tradicional copa de futebol e handebol do UFRGSMUN! Os delegados podem formar suas equipes e dar uma boa desestressada praticando esportes.
    Monte a sua equipe e prepare a sua caneca. Esperamos todos vocês lá.

    LOCAL DO EVENTO

    UFRGSMUN irá acontecer novamente no Hotel Plaza São Rafael. Um dos mais famosos hotéis de Porto Alegre, devido à alta qualidade dos serviços e diversidade de salas para eventos como exposições, conferências e casamentos, cuja infraestrutura oferece um ambiente apropriado para a realização do UFRGSMUN.
    O Plaza São Rafael está localizado no centro da cidade, estando a 20 minutos de distância do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a 5 minutos da Rodoviária de Porto Alegre. A partir do hotel, é possível ir caminhando para áreas comerciais como shoppings e restaurantes, o centro administrativo e financeiro da cidade e do Estado, para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e para vários pontos turísticos da cidade. A localização do Hotel permitirá aos participantes explorar Porto Alegre e descobrir o seu melhor. Além disso, por estar localizado no coração da cidade, o Plaza é conveniente para aqueles que residem em Porto Alegre.

    PORTO ALEGRE

    Juntando o ritmo intenso de Metrópole com os ares de cidade pequena, Porto Alegre é uma cidade multicultural que oferece diversas opções de passeios culturais, além das conhecidas rotas gastronômicas e de shoppings.
    Uma das atrações mais conhecidas em Porto Alegre é o Centro Histórico, no qual encontramos a Catedral Metropolitana, o Palácio do Piratini e o Teatro São Pedro; e o famoso pôr do sol no Lago Guaíba, o ponto mais romântico de Porto Alegre. Além disso, os(as) participantes do UFRGSMUN poderão aproveitar o momento de turbulência cultural proporcionada pela Feira do Livro de Porto Alegre, o maior feira do livro ao ar livre do continente Americano, a 63ª edição espera trazer mais de 2 milhões de visitantes à cidade em Novembro.
    Por tudo isso, Porto Alegre é uma ótima cidade para visitar, admirar e se apaixonar. Nós esperamos que vocês, UFRGSMUNers, sintam-se bem recebidos em nossa cidade e aproveitem o melhor que ela tem a oferecer.

    FAQ

    Quer tirar dúvidas rápidas sobre o UFRGSMUN? Confira aqui tudo o que você precisa saber para participar da edição desse ano!

    1) O que é UFRGSMUN?

    Criado em 2003, UFRGSMUN é um modelo das Nações Unidas que tem crescido e se consolida hoje como uma das mais conceituadas e tradicionais MUNs do Brasil, sendo conhecido como um evento que une a excelência acadêmica e administrativa. Ademais, em 2017 estaremos comemorando o aniversário de 15 anos do UFRGSMUN.

    2) Quem pode se candidatar?

    UFRGSMUN é um evento para estudantes de graduação e graduados de qualquer curso e Universidade do Brasil e do mundo.

    3) Como posso me inscrever?

    Primeiro de tudo, você precisa criar uma delegação, que é um grupo com 1 até 20 pessoas que querem participar do evento. Se você não tem uma delegação, você pode se registrar de qualquer forma e escolher um país com apenas uma vaga ou pedir para ser alocado a algum delegação.

    4) Como a minha delegação escolhe o comitê? E a representação?

    No formulário de inscrição, a delegação deve enviar as preferências dos comitês e países. O Secretariado estabelecerá um prazo para a alocação de países e enviar as representações às delegação até um mês antes da UFRGSMUN.

    5) Para quem a isenção da inscrição é válida?

    O UFRGSMUN concede 10 (dez) isenções de inscrições para estudantes com hipossuficiência financeira. O edital será lançado 07 de agosto. Aqueles que preencherem os requisitos, além da isenção da inscrição, possuem preferência na hospedagem solidária e pagam metade do valor do pacote social.

    6) O que eu devo vestir?

    Os/as participantes devem vestir um traje formal ocidental, ou equivalente nacional. No entanto, os/as participantes não precisam seguir um padrão masculino e feminino. Queremos que você expresse sua identidade sem ser contido pelos estereótipos da sociedade.

    7) Quando UFRGSMUN acontecer?

    Entre os dias 1 e 5 novembro de 2017

    8) Onde UFRGSMUN vai acontecer?

    O local do evento é o Hotel Plaza São Rafael, localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

    9) Quanto custa o evento?

    As inscrições custam R$ 150,00. Se pago em duas parcelas custa R$ 170,00. O pacote de eventos sociais sairá em breve.

    10) Existe algum reembolso?

    As taxas de inscrição e as entradas dos eventos sociais não são reembolsáveis

    11) Eu ganho um certificado?

    UFRGSMUN fornece um certificado de 60 horas complementares apenas para aqueles que possuírem 75% de presença na sessões.

    12) Existe um alojamento oficial?

    O UFRGSMUN fecha parcerias com hotéis localizados perto do local do evento. Além disso, podemos alocar alguns participantes em nossa hospedagem solidária. Mais informações sairão em breve!

    13) Eu ainda tenho dúvidas. Como posso obter mais informações?

    Contate-nos pela nossa página no Facebook (facebook.com/ufrgsmun) ou envie um e-mail para ufrgsmun@ufrgs.br ou ufrgsmun@gmail.com