Em 2019, o UFRGSMUNDI encontra-se em sua oitava edição, contando com uma equipe de mais de 80 estudantes de graduação da UFRGS, sendo cinco deles os membros do Secretariado, e os demais distribuídos nas equipes Acadêmica – compondo 13 comitês – e Administrativa – dividida entre Comunicação, Captação de Recursos e Logística. Todas essas áreas trabalham em conjunto para a realização desse Projeto de Extensão (um dos 3 pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão). 

A gestão do projeto ocorre durante 12 meses, de outubro a outubro, incluindo a realização de 3 grandes eventos: o Ciclo de Palestras, em maio, a Aula Preparatória, em setembro, e o evento de simulação, em outubro. O público alvo são estudantes de Ensino Médio da rede pública e privada do estado, os quais vêm aderindo e comparecendo, cada vez mais, ao nosso querido Mundi ao longo das últimas edições. 

O que, no início, era um projeto que contava com menos de 100 estudantes, hoje é um evento que recebe uma demanda acima inclusive das vagas ofertadas, que serão 400 na edição de 2019. O sucesso do projeto depende tanto do empenho da equipe, quanto da participação dos professores e alunos, e a expectativa para esse ano é que possamos enfrentar a realidade em que vivemos, compartilhando conhecimento e estimulando o pensamento crítico, para que possamos, assim, ser parte da mudança que queremos ver no mundo.”

 

Natascha Klein – Secretária Geral